Ministério da Saúde aprova protocolo médico da CBF e volta das competições nacionais fica à mercê de cada Estado

O futebol brasileiro estava paralisado há mais de 90 dias até que, na última quinta-feira (18), a bola voltou a rolar no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Carioca. Entretanto, competições à nível nacional ainda não retornaram. Todavia, segundo informações do jornalista Rodrigo Mattos, do Uol Esporte, o Ministério da Saúde aprovou o protocolo médico elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que a Copa do Brasil retorne e o Campeonato Brasileiro de 2020 comece a acontecer por todo o Brasil.

Em meio à pandemia da Covid-19, a única ressalva feita pela pasta é que as autoridades municipais e estaduais que devem decidir quando será permitida a realização de jogos. Segundo Mattos, com mais de 30 páginas, o documento foi publicado nesta semana, e enviado para análise do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde respondeu com um ofício dizendo que o guia está em conformidade com diretrizes da pasta e aponta algumas sugestões.

No entanto, o governo federal deixa claro que caberá aos Estados e municípios aprovarem as partidas em cada região: “Cabe ressaltar, que o retorno das atividades futebolísticas em cada localidade deverá ser pactuado com gestão local, levando-se em consideração seu cenário epidemiológico e as medidas que estão sendo aplicadas na localidade”, dizia um trecho do ofício em resposta à CBF.

O departamento médico da entidade já está ciente da necessidade de aprovações locais. Por isso, as competições ainda não têm data para acontecerem. O objetivo é aguardar o que será feito para a realização de cada campeonato estadual, porque a partir daí, pode ser que haja uma liberação simultânea em todos os Estados com times na Série A. Até que os torneios comecem, a CBF deve aprimorar ainda mais seu protocolo de segurança.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/06/ministerio-da-saude-aprova-protocolo-medico-da-cbf-e-volta-das-competicoes-nacionais-fica-a-merce-de-cada-estado/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ministerio-da-saude-aprova-protocolo-medico-da-cbf-e-volta-das-competicoes-nacionais-fica-a-merce-de-cada-estado