Em comunicado emitido nesta segunda-feira (11), o Ministério do Esporte da Itália autorizou o retorno dos treinamentos coletivos nos clubes a partir da próxima semana. De acordo com a nota, o ministro Vincenzo Spadafora afirmou que os protocolos adotados pela federação foram aprovados por um comitê de especialistas no assunto.
— A posição solicitada ao governo sobre o protocolo apresentado pela FIGC foi expressa pelo Comitê Técnico e Científico, confirmando a linha de prudência seguida até agora. As indicações do comitê, que serão consideradas rigorosas, serão enviadas à federação para os ajustes necessários, a fim de permitir a retomada segura dos treinos em equipe a partir de 18 de maio –, diz o comunicado.
Ainda no início do mês, alguns clubes italianos retornaram aos treinamentos nos CTs, porém, com os jogadores realizando trabalhos individuais, evitando contatos. A retomada das competições na Itália está prevista para a metade de junho, de acordo com a federação local. Entretanto, nem todos são favoráveis à essa hipótese. Torcedores do Torino, clube da primeira divisão, protestaram contra a volta do futebol neste momento.
— Milhares de mortos em cada cidade, mas vocês pensam em recomeçar a Série A. O vírus a ser erradicado são vocês que querem voltar a jogar -, estava escrito nas faixas expostas.
