Mobilização nas redes sociais quer indicar local para torcida do Flamengo na Baixada

Os torcedores do Atlético-PR estão se mobilizando nas redes sociais, para evitar confusões nas arquibancadas no jogo contra o Flamengo, às 11h (de Brasília) de domingo, na Arena da Baixada. Eles querem direcionar torcedores da equipe carioca para um setor do estádio, como resposta à decisão do clube e do Ministério Público do Paraná (MP-PR) de acabar com a área destinada a visitantes.

Apesar de não disponibilizar ingressos para visitantes e nem setor específico, além de proibir o uso de vestimentas que indiquem o time adversário, qualquer pessoa pode comprar um ingresso para assistir o jogo.

Na internet, os atleticanos estão utilizando a hashtag pelofimdatorcidaunica, em que pedem que os torcedores do Flamengo que comprarem ingressos, sejam encaminhados ao setor Coronel Dulcídio do estádio, local originalmente destinado à torcidas rivais.

– Vi muitos pais falando que não irão levar seus filhos ao estádio e eu realmente acho inseguro levar uma criança, sem saber o que pode acontecer. Resolvi criar essa campanha no Twitter para atingir o máximo número de pessoas e para que os flamenguistas saibam que estamos querendo direcioná-los para lá. Assim como nós, eles também têm o direito de torcer – disse a torcedora do Atlético-PR, Milene Szaikowski.

– Também queremos mostrar que nós, atleticanos, somos contrários a essa ideia de torcida única. Não queremos briga, nós queremos evitar confusão. Já que nem o clube ou o MP-PR toma atitudes e insistem nessa medida, pensei no que podemos fazer. A intenção é evitar confusão e que todos possam assistir ao jogo com segurança, cada um torcendo pelo seu time. O brilho de um jogo é cada torcida e as suas manifestações. Quem mora em Curitiba ou não tem o direito de torcer com tranquilidade.

Além das manifestações nas redes sociais, alguns atleticanos também recorreram ao MP-PR nos últimos dias com o objetivo de promover uma nova discussão sobre o tema. Os torcedores encaminharam emails pressionando a entidade para que a decisão sobre torcida única na Arena da Baixada seja revista.

Em contato com o GloboEsporte.com, a diretoria da torcida organizada Os Fanáticos disse que a organizada ficará posicionada, por conta própria, no setor Buenos Aires Inferior no próximo domingo, para evitar confusões. A torcida planeja protocolar um ofício às autoridades de segurança alegando os riscos de tumulto do jogo contra o Flamengo e para alertar sobre a situação.

Entenda o caso

Em maio, o MP-PR liderou a ação para que os jogos de futebol em Curitiba sejam realizados com torcida única. A medida teve aceitação do Atlético-PR, que adotou o sistema e tem apoio das polícias Militar e Civil. A intenção do projeto-piloto era ampliar a ideia também para o Couto Pereira e a Vila Capanema, de Coritiba e Paraná Clube, respectivamente, mas os clubes não aderiram ao projeto.

Fora da Baixada, o único jogo de torcida única foi realizado na Vila Capanema, mas somente para clássicos regionais e durante o Brasileiro. Na prática, serviu apenas para impedir que torcedores do Atlético-PR entrassem na Vila Capanema, na partida válida pela sétima rodada do Brasileiro.

A medida proposta extingue a venda de ingressos para os visitantes e também o setor destinado a eles no estádio. O impacto principal foi impedir que torcedores se deslocassem a Curitiba para assistir aos jogos, combatendo a violência de torcidas e a redução do uso de forças policiais.

O primeiro jogo com o novo formato foi entre Atlético-PR e Cruzeiro, pela Copa do Brasil. A diretoria da Raposa tentou evitar a implantação, considerando a medida ilegal e absurda por parte dos autoridades, mas teve o pedido negado pela Justiça. Durante a partida, os cruzeirenses entraram descaracterizados e driblaram as proibições para acompanhar e apoiar o time e se reuniram no Setor Brasílio Itiberê superior. Na ocasião, os torcedores que vieram de Belo Horizonte para Curitiba tinham comprado a passagem antes mesmo de o MP-PR determinar que o jogo seria com torcida única. Não houve brigas.

No jogo seguinte na Baixada, contra o Santos, o clube paulista chegou a entrar com uma ação pedindo que fosse aberta uma bilheteria separada para os torcedores santistas, espaço reservado dentro da Baixada e garantia de segurança antes, durante e após o jogo, além de multa de R$ 280 mil em caso de descumprimento. Todos os pedidos foram negados. Os santistas assistiram ao jogo do Setor Coronel Dulcídio superior e também. Não houve registro de brigas.

Contra o Internacional, cerca de 15 torcedores tiveram problemas no estádio do Atlético-PR. Descaracterizados e localizados no setor Brasílio Itiberê superior, alguns atleticanos discutiram com os colorados após terem se manifestado no primeiro gol do time gaúcho (o jogo terminou em 2 a 2) e precisaram ser retirados por seguranças para evitar brigas.

A exceção da torcida única na Arena da Baixada foi há cerca de duas semanas, no jogo contra o Peñarol, pela Sul-Americana, em razão do regulamento da Conmebol, que garante a presença da torcida visitante. O regulamento diz que os clubes são obrigados a vender até 2 mil ingressos para os jogos das primeiras fases. Com isso, cerca de mil torcedores do time uruguaio estiveram presentes no setor de visitantes do estádio no jogo de ida do torneio internacional.

Na última segunda-feira, o Atlético-PR iniciou a venda de ingressos para seus torcedores, primeiramente pela internet. A venda de ingressos nas bilheterias e nos demais pontos físicos terá início na quinta-feira, às 10h.

No comunicado, o clube também sinalizou que a circulação interna no anel inferior do estádio estará liberada – também será possível transitar internamente entre os setores Buenos Aires inferior e superior, e entre os setres Getúlio Vargas superior e Buenos Aires superior, o que poderá, portanto, facilitar a circulação de torcedores do Flamengo.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/noticia/mobilizacao-nas-redes-sociais-quer-indicar-local-para-torcida-do-flamengo-na-baixada.ghtml

Share this content: