A escolha do técnico Paulo César Carpegiani, por modificar o esquema de jogo ao utilizar os reservas, não surtiu o efeito esperado. Enquanto o time titular vinha atuando num 4-1-4-1 e uma linha de quatro ofensiva composta porEverton, Paquetá, Éverton Ribeiro e Diego, o time do clássico foi formado apenas porRômulo, Ronaldo e Cuéllar no meio.

Com isso, asúnicas jogadas de perigo surgiram em lances isolados, de suspiros individuais dos atacantes Vinícius Júnior e Marlos Moreno. Muito pouco para o clube que almeja ter um elenco pronto a brigar por todos os títulos que for disputar. O banco, inclusive, também era carente de opções de criatividade:Lincoln, Geuvânio, Pepê, Jajá, Jean Lucas, Patrick e o goleiro César eram as alternativas do treinador para tentar mudar o panorama.

​​

A esperança da torcida é de que o resultado sirva de alerta para os próximos compromissos do Flamengo.​Na próxima quarta-feira, no Rio, os titulares estarão de volta para estreia na Libertadores, diante do River Plate.