Mudança gera mais agilidade para análise de impedimentos pelo VAR no Br

​O programa utilizado em jogos do Campeonato Brasileiros pelos operadores e árbitros de vídeo na cabine do VAR ganhou uma atualização, o que garantiu mais agilidade para a checagem de lances de impedimento. Por isso, nas duas últimas rodadas da competição, houve um ganho de até 20 segundos na análise desses lances, algo bastante relevante levando-se em conta que, para reiniciar a partida após um gol, é preciso aguardar a revisão.

aqui e siga o 90min no Instagram!

Segundo Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, a mudança foi simples, mas de grande valia. Antes, era preciso que o operador colocasse na mão as linhas horizontal e vertical para a análise na tela. A horizontal vinha na base do jogador que, supostamente, estaria em posição irregular, e a vertical, na localização mais próxima da linha de fundo, para caracterizar ou não a infração. “Agora essas linhas entram juntas. Você só encaixa a base. É bem mais rápido, já notamos diferença nas duas últimas rodadas”, disse o ex-árbitro ao ​blog do Marcel Rizzo.

O impedimento é um lance objetivo (está ou não está), ou seja, conforme o protocolo do VAR, não requer que o árbitro de campo vá até a tela para analisar o lance. Ele deve confiar na análise dos colegas que se encontram em cabine. Na Copa do Brasil, justamente para garantir agilidade na observação, a CBF colocou um operador a mais na cabine a partir das quartas de final. Assim, a montagem das linhas passou a se dar de forma mais rápida, com um monitor e um assistente exclusivos para isso. Também se pensou em fazer isso no Brasileirão, mas o custo de R$ 20 mil por jogo inviabilizou a investida. Agora, com a atualização do programa, isso não deve mais se fazer necessário.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6454874-mudanca-gera-mais-agilidade-para-analise-de-impedimentos-pelo-var-no-br?utm_source=RSS

Share this content: