Na Europa, Filipe Luís era considerado um lateral defensivo. Simeone, treinador do Atlético de Madrid, sempre utilizou o discurso “o jogo se vence na defesa”. Contudo, Filipe já demonstrava ser um defensor com qualidade técnica para atacar. Foi assim na seleção, e está sendo assim no Flamengo.
Na entrevista coletiva desta sexta feira (27), o lateral-esquerdo comentou sobre a sua passagem na Europa, tendo que se adaptar ao esquema de jogo de Simeone e na sua volta ao futebol brasileiro.
– É uma coisa que sempre achei engraçado. Sempre comentei na Europa. Aqui eu era o lateral defensivo, na Seleção, e lá era o ofensivo. Com o Simeone, tinha jogos que ele nem queria que eu passasse do meio de campo. Talvez eu não seja tão ofensivo como outros laterais brasileiros, chegando oito, nove vezes na linha de fundo, mas talvez seja mais dinâmico. Meu técnico quer que ataque. É importante entender o momento do jogo para atacar. Tem jogos que é preciso atacar mais, tem jogos que é preciso atacar menos.
Ao longo de toda a sua carreira, Filipe Luís teve que se readaptar em funções. A seleção brasileira joga de modo bonito, charmoso e ofensivo. Já o Atlético de Madrid, um jogo forte fisicamente e defensivo. No Flamengo, o jogador tem total liberdade para atacar, mas sem esquecer de suas prioridades táticas.
Flamengo entrará em campo nesse sábado, contra o São Paulo, às 19 horas, no Maracanã. Jorge Jesus deverá manter o time titular.