Mundial de LoL 2019: de Flamengo a SKT, saiba tudo sobre os 24 times que participam do …

Com tantos times de tantas regiões diferentes competindo no Mundial de LoL de 2019, pode ser difícil saber quais todos são, de onde vieram e qual a história por trás de cada um. Uma parte das equipes iniciam o Worlds no dia 2 de outubro, pela Fase de Entrada, caso do Flamengo. Outras, como a poderosa SKT, estão garantidos na Fase de Grupos. O E-SporTV elaborou um guia para explicar melhor como cada organização chegou até o Mundial de League of Legends na Europa.

O SporTV.com transmite ao vivo todas os jogos do Mundial de LoL 2019.

+ Mundial de LoL 2019: veja tabela com datas, horários dos jogos e classificados além do Flamengo

Times da Fase de Entrada

A Fase de Entrada do Mundial de League of Legends é formada por 12 equipes divididas em quatro grupos de três times, em que cada time representa um pool, que é definido por critérios referentes a participação e desempenho de cada região ao longo das competições mundiais. Representante do Brasil, o Flamengo (pool 3) caiu no grupo D, ao lado dos coreanos da DAMWON Gaming (pool 1) e dos turcos da Royal Youth (pool 2).

Grupo A

Clutch Gaming (Estados Unidos)

Representante americana da Fase de Entrada, a Clutch Gaming sempre esteve a sombra de outras grandes organizações na LCS como por exemplo as classificadas Team Liquid e Cloud9, e até mesmo da Counter Logic Gaming e da Team SoloMid. Com um projeto ambicioso para 2019, a organização reformulou quase todo o elenco principal após o segundo split de 2018 e colheu os frutos no segundo semestre de 2019.

Vencedora do quadrangular da LCS após desbancar a CLG, a Fly Quest e a TSM na final, o time que manteve somente o caçador Lira enfim se pagou. Na rota inferior, CodySun e Vulcan chegaram após o bom desempenho na Clutch Gaming Academy, mas é no topo que a Clutch Gaming tem sua maior arma. Contratado em novembro de 2018, o sul-coreano Huni finalmente provou toda sua experiência adquirida ao longo dos seus seis anos de League of Legends, com passagens pela Samsung Galaxy, Fnatic, Immortals, SK Telecom T1 e Echo Fox.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Heo "Huni" Topo Coreia do Sul
Nam "Lira" Caçador Coreia do Sul
Tanner "Damonte" Meio Estados Unidos
Sun "Cody Sun" Atirador China
Philippe "Vulcan" Suporte Canadá
Thomas "Thinkcard" Treinador Estados Unidos

Unicorns of Love (Rússia)

Representante da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), a Unicorns of Love chegou ao servidor CIS há pouquíssimo tempo após não ser aceita durante a reformulação da liga europeia – que passou a ter apenas dez equipes, em sistema de franquias. Sem poder atuar na região em que começou, lá em 2014, a Unicorns of Love se mudou para a LCL em maio de 2019 após adquirir a vaga da Team Just.

Com alto investimento para a região, a organização de origem alemã contratou três dos cinco membros da Vega Squadron, que haviam disputado o MSI ainda em 2019. Com grande elenco, a equipe chegou a Fase de Entrada após vencer os playoffs da LCL em uma final cheia de reviravoltas diante da mesma Vega Squadron, com destaques para a dupla top-jungle, BOSS e AHaHaCiK.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Vladislav "BOSS" Topo Rússia
Kirill "AHaHaCiK" Caçador Rússia
Lev "Nomanz Meio Rússia
Nihat "Innaxe" Atirador Bulgária
Edward "Edward" Suporte Armênia
Fabian "Sheepy" Treinador Alemanha

MAMMOTH (Oceania)

Único representante da Oceania no Mundial, a MAMMOTH foi criada em 2018 após a organização adquirir os direitos de vaga da Sin Gaming. A organização manteve a lineup da então Sin Gaming em 2018, mas reformulou todo o quinteto para 2019, ano em que chegou aos playoffs em ambos os splits – no primeiro caiu cedo para a ORDER, organização que foi derrotada pela Chiefs Esports na final daquele split.

Já na segunda etapa, decisiva para o Mundial, a equipe promoveu a chegada de Fudge, topo do time Academy da MAMMOTH, para disputar vaga com o sul-coreano Topoon e o resultado foi melhor que o esperado. Em sintonia, a equipe ficou em segundo na fase regular da OPL e desbancou na semifinal a mesma ORDER, que havia eliminado a equipe no primeiro split, e venceu a Chiefs Esports em um sonoro 3-0.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Ibrahim "Fudge" Topo Austrália
Leo "Babip" Caçador Austrália
Stephen "Triple" Meio Austrália
Calvin "k1ng" Atirador Austrália
Mitchell "Destiny" Suporte Austrália
Kim "Topoon" Reserva/Topo Coreia do Sul
Richard "Phantiks" Treinador Austrália

Grupo B

Splyce (Europa)

A Splyce, representante europeia na Fase de Entrada, está desde 2016 no cenário competitivo de League of Legends e logo no ano de sua estreia chegou ao Mundial. Naquele ano a equipe venceu a série de promoção no primeiro split e cravou o segundo lugar da então EU LCS, atrás apenas da G2 Esports. De lá para cá, a Splyce teve resultados razoáveis na liga europeia, mas nada com grande destaque – assim como naquele Mundial, em que caiu ainda na Fase de Entrada junto ao exódia da INTZ.

Classificada para o Mundial de 2019 após um terceiro lugar na fase de pontos, a equipe passou perto de se classificar já para a fase de grupos ao perder para a Fnatic por 3-0 na final do quadrangular europeu, que definiu a última vaga para o evento principal e a vaga para a fase de entrada. Entre os destaques da equipe está o meio Humanoid de apenas 19 anos e já demonstrou qualidade e protagonismo – na comissão técnica está Peter Dun, ex-técnico da INTZ.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Tamás "Vizicsacsi" Topo Hungria
Andrei "Xerxe" Caçador Romênia
Marek "Humanoid" Meio República Tcheca
Kasper "Kobbe" Atirador Dinamarca
Tore "Norskeren" Suporte Noruega
Andrei "Orome" Reserva/Topo Romênia
Hadrien "Duke" Treinador França

Isurus Gaming (América Latina)

A Isurus está desde 2013 no cenário competitivo de League of Legends e é uma das equipes mais tradicionais da América do Sul. Em 2019 a equipe conquistou o primeiro e o segundo split da LLA e esteve presente na Fase de Entrada do MSI, bem como faz parte, hoje, da Fase de Entrada do Mundial após o título da segunda etapa em cima da All Knights, do Chile.

Com uma lineup de nomes conhecidos no Brasil, a organização de origem argentina tem na rota do meio um dos principais jogadores da sua região. Aos 23 anos o mexicano Édgar “Seiya” coleciona 12 títulos regionais em seu currículo e recentemente foi indicado ao “Eliot Awards 2019” na categoria “jogador de esports do ano”. Na selva, outro jogador bastante conhecido da comunidade sul-americana é o peruano Sebastián “Oddie”, também destaque da equipe.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Mateo "Buggax" Topo Uruguai
Sebástian "Oddie" Caçador Peru
Édgar "Seiya" Meio México
Fabián "Warangelus" Atirador Chile
Eduardo "Slow" Suporte Chile
Nicolás "KouZZe" Reserva/Rota Inferior Chile
Rodrigo "Yeti" Treinador México

DetonatioN FocusMe (Japão)

Criada em 2013 após a fusão entre a organização DetonatioN e a equipe FocusMe, a representante japonesa na Fase de Entrada é a principal vencedora da LJL, a liga japonesa de LoL, com 9 títulos em 14 disputados. A equipe chegou ao Mundial após uma fase de pontos sem sustos no segundo split da LJL e garantiu a vaga em um 3-1 diante da V3 Esports na final da competição.

A DFM foi a organização responsável por eliminar a KaBuM no último Mundial, lá em 2018, e também foi adversária da INTZ no MSI do meio desse ano. Entre os destaques da equipe, a forte presença de alguns picks como Gnar e Syndra, recorrentes durante todo o split da equipe na rota do topo e do meio.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Shunsuke "Evi" Topo Japão
Mun "Steal" Caçador Coreia do Sul
Kyohei "Ceros" Meio Japão
Yuta "Yutapon" Atirador Japão
Yang "Gaeng" Suporte Coreia do Sul
Osamu "Ramune" Reserva/Meio China
Kazuta "Kazu" Treinador Japão

Grupo C

Hong Kong Attitude (Hong Kong)

Outra equipe bastante antiga no cenário de League of Legends, a Hong Kong Attitude foi criada em 2013, mas nunca teve desempenhos fantásticos ou que chamassem grande atenção. Sempre à sombra da Flash Wolves, dominante no cenário da LMS, a Hong Kong Attitude garantiu vaga após se classificar para os playoffs da LMS em terceiro lugar e desbancar a Flash Wolves e a G-Rex no quadrangular que decidiu a vaga da região para a Fase de Entrada – J Team se classificou direto para a fase de grupos.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Chen “3z” Topo Taiwan
Lee "Crash" Caçador Coreia do Sul
Chen “M1ssion” Meio Taiwan
Wong “Unified” Atirador Hong Kong
Ling “Kaiwing” Suporte Hong Kong
Wong “MnM” Reserva/Atirador Hong Kong
Wong “Chawy” Treinador Singapura

Lowkey (Vietnã)

A organização de origem norte americana é recém-chegada no servidor vietnamita. A Lowkey adquiriu a lineup da antiga Friends Forever Gaming, que já existia desde 2016, mas que nunca obteve grandes conquistas além de um segundo lugar na fase de pontos em 2018 na VCS, a liga do Vietnã. Com novo nome para o segundo split da VCS, a Lowkey se classificou para os playoffs da região em terceiro lugar e garantiu a vaga na fase de entrada do Mundial após o vice-campeonato para a GAM Esports, que se classificou para a fase principal.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Nguyễn "Hani" Topo Vietnã
Đỗ "DNK" Caçador Vietnã
Nguyễn "Artifact" Meio Vietnã
Nguyễn Phước "Celebrity" Atirador Vietnã
Bùi Nguyễn "Venus" Suporte Vietnã
Lê Võ "KingJ" Reserva/Caçador Vietnã
Mai "Nixwater" Treinador Vietnã

MEGA (Sudeste Asiático)

Desde 2016 na LST, a liga tailandesa de LoL, a MEGA é uma das principais equipes da região e é recorrente em competições internacionais, mas sempre em fases de entrada e sem grandes desempenhos – a equipe também esteve presente no grupo da INTZ no MSI deste ano. Campeã dos dois splits da LST, a MEGA chegou a esse Mundial depois de bater a novata Axis Empire por 3-0. Do MSI para cá, a organização contratou o sul-coreano DeuL como atirador e moveu o antigo atirador, Lloyd, para a selva – a mudança no fim deu certo para a equipe.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Atit "Rockky" Topo Tailândia
Juckkirsts "Lloyd" Caçador Tailândia
Nuttapong "G4" Meio Tailândia
Kim "DeuL" Atirador Coreia do Sul
Ha "PoP" Suporte Coreia do Sul
Niratai "HammocK" Reserva/Topo Tailândia
Pawat "WarLocK" Treinador Tailândia

Grupo D

DAMWON Gaming (Coreia do Sul)

Primeira representante sul-coreana em uma Fase de Entrada, a DAMWON Gaming foi criada em maio de 2017 e só chegou à elite da LCK em 2019. Após um segundo split exemplar em 2018, a organização venceu a extinta Team BattleComics na série de promoção e já no seu primeiro ano de LCK cravou os playoffs nas duas etapas. Na primeira um quarto lugar e na última garantiu vaga no Mundial.

Apontada como a equipe mais perigosa de toda a Fase de Entrada, a organização bateu a Kingzone DragonX na final do quadrangular que deu a terceira e última vaga sul-coreana para o Mundial deste ano – Afreeca Freecs e SANDBOX Gaming também ficaram pelo caminho. A DAMWON é considerada uma das equipes em ascensão no cenário coreano de LoL, principalmente pela qualidade dos jovens que fazem parte do elenco – média de idade é de 20 anos, com destaque para o topo Nuguri e o meio ShowMaker, além do jungler Canyon de apenas 18 anos.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Jang "Nuguri" Topo Coreia do Sul
Kim "Canyon" Caçador Coreia do Sul
Heo "ShowMaker" Meio Coreia do Sul
Sin "Nuclear" Atirador Coreia do Sul
Cho "BeryL" Suporte Coreia do Sul
Lee "Flame" Reserva/Topo Coreia do Sul
Kim "Micro" Treinador Coreia do Sul

Royal Youth (Turquia)

Representante de uma das regiões em ascensão no cenário internacional de League of Legends, a Royal Youth surpreendeu ao vencer a tetracampeã SuperMassive na TCL, liga turca de League of Legends, e assim com o Flamengo desentalou o grito de campeão nacional. Com o nome recém alterado, a antes Royal Bandits foi vice-campeã duas vezes consecutivas em 2018 e nesse mesmo ano faturou o Rift Rivals da sua região.

Em 2019 mudou seu nome, reformulou parte do elenco e o resultado? Semifinal no primeiro split da TCL e campeão no segundo com direito a revanche contra a rival SuperMassive – equipe que havia derrotado a Royal nas duas finais em 2018 e que eliminou a equipe nas semis no primeiro split de 2019. O destaque da equipe fica por conta do caçador Can “Closer”, eleito o melhor jogador do segundo split da TCL.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
İrfan "Armut" Topo Turquia
Can "Closer" Caçador Turquia
Yu "cyeol" Meio Coreia do Sul
Na "Pilot" Atirador Coreia do Sul
Barış "Tolerant" Suporte Alemanha
Ilias "Enatron" Treinador Grécia

Flamengo (Brasil)

Único representante brasileiro na competição, o Flamengo finalmente chegou ao Mundial após vencer a INTZ por 3-2 com direito a virada e revanche. O time do astro Felipe “brTT” e companhia defende um dos mais conhecidos clubes de futebol do mundo, mas apesar de toda a estrutura e da qualidade do elenco reconhecida no Brasil, a equipe de LoL demorou a ser campeã – o time bateu na trave por três etapas consecutivas, nas duas etapas de 2018 e na primeira de 2019.

Com um estilo de jogo característico desde sua criação, voltado para a rota inferior e para a acumulação de recursos em brTT e em Shrimp, o Flamengo decidiu mudar seu estilo de jogo para o segundo semestre. Com mais repertório, a equipe hoje consegue jogar tanto para a rota inferior quanto para Robo, na rota do topo. No meio, Goku é como um “porto seguro”. Versátil, o meio rubro-negro pode jogar com campeões carregadores e até mesmo de utilidade.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Leonardo "Robo" Topo Brasil
Lee "Shrimp" Caçador Coreia do Sul
Bruno "Goku" Meio Brasil
Felipe "brTT" Atirador Brasil
Han "Luci" Suporte Coreia do Sul
Seong "Reven" Reserva/Rota Inferior Coreia do Sul
Gabriel "Von" Treinador Brasil

Fase de Grupos

Também com 12 equipes, a fase de grupos é composta pelos campeões e vices das regiões com o melhor ranqueamento e é dividido em quatro grupos com quatro times – ou seja, até então cada grupo possui três equipes e há quatro vagas disponíveis, uma em cada grupo, para os times que passarem da Fase de Entrada.

Grupo A

G2 (Europa)

Atual campeã do Mid Season Invitational 2019, figurinha carimbada em campeonatos mundiais e a segunda maior campeã da região europeia, a G2 é uma das principais favoritas ao título deste Mundial. Desde 2014 no cenário competitivo de League of Legends a equipe europeia nasceu da antiga Gamers2, mas foi sob a patente de G2 que a equipe começou a ganhar relevância logo em seu primeiro ano.

Em 2019 a G2 não teve problemas para vencer a LEC. Tanto nas fases de pontos quanto nos playoffs do primeiro e do segundo split a equipe terminou na primeira colocação, e na segunda etapa, que dá vaga ao Mundial, desbancou a rival Fnatic e diminuiu para um a diferença de títulos entre as organizações – a G2 possui seis e Fnatic possui sete.

Principal destaque de um time com cinco estrelas, Caps rivaliza com o astro coreano Faker pelo “título” de melhor meio do mundo – entretanto, toda a equipe merece atenção. Com um estilo de jogo voltado mais para o lado debaixo do mapa, Perkz e Mikyx formam uma das melhores botlanes do mundo auxiliados pelo caçador Jankos, no topo Wunder é um dos melhores da posição.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Martin "Wunder" Topo Dinamarca
Marcin "Jankos" Caçador Polônia
Rasmus "Caps" Meio Dinamarca
Luka "Perkz" Atirador Croácia
Mihael "Mikyx" Suporte Eslovênia
Hampus "promisq" Reserva/Suporte Suécia
Fabian "GrabbZ" Treinador Alemanha

Griffin (Coreia do Sul)

No cenário de League of Legends desde 2016 quando ainda detinha o nome de NOT BAD, a organização passou a se chamar Griffin em janeiro de 2017, logo no primeiro split. Assim como a Cloud9 no servidor norte-americano, a Griffin bateu na trave por vezes e até hoje não conquistou um título nacional – nos últimos três splits foram três vice-campeonatos um para a KT Rolster e um para a SK Telecom T1, ambos em 2019.

Expoente no cenário sul-coreano, a Griffin chegou ao Mundial após liderar a fase de pontos da LCK, mas não conseguir manter o ritmo para os playoffs. Derrotada por 3-1 na final diante da SK Telecom T1 de Faker e companhia, a Griffin ficou com a segunda vaga da região. Conhecido pelo seu estilo agressivo, o caçador Tarzan é um dos pilares e é quem dita o ritmo da equipe sul coreana. A surpresa fica pela saída do técnico Kim “cvMax” as vésperas do início da competição – segundo o treinador, a saída se deu após uma divergência com um dos diretores da equipe, Cho Gyu-nam.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Choi "Sword" Topo Coreia do Sul
Lee "Tarzan" Caçador Coreia do Sul
Jeong "Chovy" Meio Coreia do Sul
Park "Viper" Atirador Coreia do Sul
Son "Lehends" Suporte Coreia do Sul
Choi "Doran" Reserva/Topo Coreia do Sul
Byun "Chaos" Treinador Coreia do Sul

Cloud9 (Estados Unidos)

Uma das maiores organizações de esports do mundo, a equipe norte-americana marca sua força também no League of Legends. Desde 2013 no cenário de LoL, a Cloud9 já venceu a LCS por duas vezes, em 2013 e 2014, mas tem histórico de decepcionar seus fãs em playoffs – desde 2014 a equipe “conquista” um vice-campeonato por ano, derrotada duas vezes pela Team Liquid e quatro pela Team SoloMid.

Em 2019 não foi diferente, a organização conquistou a segunda vaga disponível para a região norte-americana – a primeira vaga ficou com a Team Liquid, que venceu essa mesma Cloud9 por 3-2. Os destaques da equipe ficam por conta do topo Licorice, mas principalmente pela forte rota inferior, formada pela dupla Sneaky e Zeyzal.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Eric "Licorice" Topo Canadá
Dennis "Svenskeren" Caçador Dinamarca
Yasin "Nisqy" Meio Bélgica
Zachary "Sneaky" Atirador Estados Unidos
Tristan "Zeyzal" Suporte Estados Unidos
Robert "Blaber" Reserva/Caçador Estados Unidos
Bok "Reapered" Treinador Coreia do Sul

Grupo B

FunPlus Phoenix (China)

Campeã da região com o maior número de vagas diretas para o Mundial, a FunPlus Phoenix, ou FPX, foi criada em dezembro de 2017 para disputar a LPL, a primeira divisão da China, a partir de 2018. Recente no cenário de League of Legends, a FPX teve resultados de medianos para ruins no seu primeiro ano, mas com a adição do meio sul-coreano Doinb a equipe terminou os dois splits de 2019 na primeira colocação – entretanto, só foi campeão de fato do segundo.

Com um histórico 14-1 na fase regular da LPL, a FunPlus Phoenix deixou para trás organizações tradicionais no cenário, como a EDG e a Invictus, atual campeã mundial – na final, bateu a Royal Never Give Up. Entre os destaques da equipe, além do já reconhecido meio sul-coreano Doinb, estão GimGoon e Tian, topo e selva da equipe, respectivamente. Na rota inferior, Lwx e Crisp provaram que podem suportar a pressão de grandes nomes da botlane, visto que se saíram bem diante de Uzi e Ming na final da LPL.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Kim "GimGoon" Topo Coreia do Sul
Gao "Tian" Caçador China
Kim "Doinb" Meio Coreia do Sul
Lin "Lwx" Atirador China
Liu "Crisp" Suporte China
Chang "Xinyi" Reserva/Caçador China
Chen "WarHorse" Treinador Taiwan

J Team (Taiwan)

Campeã da LMS, a J Team foi criada em 2016 e, assim como a ahq e-Sports (grupo D) sempre esteve à sombra da soberana Flash Wolves, heptacampeã da LMS. Entretanto, apesar de só ter um título da LMS e um vice-campeonato, a J Team é recorrente nos playoffs da região – desde a sua criação, a equipe só deixou de se classificar para playoffs do segundo split de 2018.

No segundo split desse ano, que garantiu a vaga da equipe de Taiwan para o Mundial, a organização dominou a etapa e acabou a fase regular invicta, com 12 vitórias em 12 jogos – a critério de comparação, a segunda colocada, a ahq e-Sports terminou 7-5. Uma das surpresas para esse mundial, a J Team tem como principal jogador o meio FoFo, dono de oito MVPs ao longo de toda a temporada da LMS.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Hsu "Rest" Topo Taiwan
Chen "Hana" Caçador Taiwan
Chu "FoFo" Meio Taiwan
Chen "Lilv" Atirador Taiwan
Lin "Koala" Suporte Taiwan
Chen "REFRA1N" Reserva/Caçador Taiwan
Yu "Coldicee" Treinador Taiwan

GAM Marines (Vietnã)

Única equipe vietnamita na fase de grupos do Mundial, a GAM Marines é a “herdeira” da GIGABYTE Marines, bicampeã da VCS em 2017 e vice-campeã em 2018. Acostumada com o pódio e as finais regionais, a organização venceu o segundo split da VCS deste ano de forma sólida, se sagrou tricampeã nacional e se isolou como a equipe que possui mais títulos na região, superando a Phong Vu Buffalo e a Saigon Jockers. A equipe já participou do Mundial de 2017 e ficou em nono lugar, mesma posição de G2 e TSM.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Phạm "Zeros" Topo Vietnã
Đỗ "Levi" Caçador Vietnã
Trần "Kiaya" Meio Vietnã
Nguyễn "Zin" Atirador Vietnã
Nguyễn "Slay" Suporte Vietnã
Ngô "Hieu3" Reserva/Suporte Vietnã
Huỳnh "Yuna" Treinador Vietnã

Grupo C

SK Telecom T1 (Coreia do Sul)

Uma das grandes favoritas a conquistar o Mundial de 2019, a SK Telecom é a principal organização de League of Legends do mundo, e dona de nada mais nada menos que três campeonatos mundiais, além de dois Mid Season Invitational – o que torna a equipe mais vitoriosa de todos os tempos da modalidade. A equipe chegou ao Mundial após conquistar seu oitavo título nacional.

Apesar do título, o segundo split de 2019 da SKT começou conturbado e a equipe demorou a embalar e garantir a vaga nos playoffs e terminou na quarta colocação. Entretanto, não é atoa que a equipe é considerada uma das melhores do mundo e uma das favoritas ao Mundial. Embalada pela força do caçador Clid e do meio Faker, a SKT dominou a então líder da LCK Griffin e venceu sem dificuldades a final regional por 3-1.

Assim como a G2, a SKT é uma das equipes que possui cinco jogadores altamente capacitados e com status de estrela. O mais famoso deles, Faker é considerado o melhor jogador de LoL de todos os tempos, mas foi Clid quem mais se destacou durante toda a fase regular e nos playoffs do 2º Split da LCK 2019. Incansável, o caçador sul-coreano parece estar em todos os cantos do mapa para ganhar vantagem para si ou auxiliar seus companheiros.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Kim "Khan" Topo Coreia do Sul
Kim "Clid" Caçador Coreia do Sul
Lee "Faker" Meio Coreia do Sul
Park "Teddy" Atirador Coreia do Sul
Lee "Effort" Suporte Coreia do Sul
Cho "Mata" Reserva/Suporte Coreia do Sul
Kim "kkOma" Treinador Coreia do Sul

Fnatic (Europa)

A Fnatic é uma das organizações mais tradicionais do cenário de esportes eletrônicos, principalmente no Counter Strike, desde o 1.6 até o CS:GO, e também no League of Legends. No MOBA, a equipe é a maior vencedora da região europeia com sete títulos em sete anos e marca presença constantemente nos mundiais – os europeus foram campeões lá em 2011, na primeira edição do Mundial e vice no último para a equipe chinesa da Invictus Gaming.

Marcada pela versatilidade de picks na última LEC, a Fnatic gosta de inovar e chegou a jogar de Garen e Yuumi na rota inferior durante a competição, por exemplo. Classificada para o Mundial após vencer o quadrangular envolvendo Splyce, Schalke e Origen. Com um elenco recheado de ótimos jogadores, os maiores destaques ficam por conta da dupla da rota inferior Rekkles e Hylissang.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Gabriël "Bwipo" Topo Bélgica
Mads "Broxah" Caçador Dinamarca
Tim "Nemesis" Meio Eslovênia
Martin "Rekkles" Atirador Suécia
Zdravets "Hylissang" Suporte Bulgária
Felix "MagiFelix" Reserva/Meio Suécia
Joey "YoungBuck" Treinador Holanda

Royal Never Give Up (China)

Desde 2016 em finais da LPL, torneio do servidor chinês, a Royal Never Give Up é tricampeã nacional, campeã do MSI 2018 em cima da Kingzone DragonX e principal rival da Edward Gaming, pentacampeã chinesa – são quatro finais entre as duas equipes desde 2016. Figurinha carimbada no Mundial desde então, a RNG chega a fase de grupos desse Mundial após um terceiro lugar na fase de pontos da LPL e um segundo lugar na classificação geral do torneio.

O destaque da equipe fica a cargo da dupla da rota inferior, formada por Uzi e Ming, que é, de longe, a melhor botlane da região chinesa e provaram com o título do MSI 2018 que podem fazer frente internacionalmente.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Xie "Langx" Topo China
Hung "Karsa" Caçador Taiwan
Li "Xiaohu" Meio China
Jian "Uzi" Atirador China
Shi "Ming" Suporte China
Xiao "LoveZrr" Reserva/Topo China
Chou "Steak" Treinador Taiwan

Grupo D

Team Liquid (Estados Unidos)

A Team Liquid é a maior vencedora recente da LCS, são quatro títulos em quatro etapas, as duas de 2018 e as duas de 2019 – vale lembrar que a TSM é quem detém o maior número de títulos totais (seis), mas a Team Liquid é quem teve a maior sequência recentemente. Dominante nos últimos dois anos, a organização de origem norte-americana é uma das principais do mundo e, juntando todas as modalidades que possui times, foi quem mais arrecadou com premiação no primeiro semestre de 2019.

No LoL, em 2019, a equipe se sagrou campeã após uma fase de pontos tranquila (14-4) e carimbou a vaga para a fase de grupos do Mundial após um 3-2 sobre a rival Cloud9. Grande conhecido do público brasileiro por conta das brincadeiras com o atirador rubro-negro brTT, o atirador estado-unidense Doublelift e seu parceiro de rota CoreJJ são duas das principais armas da Team Liquid – Jensen é outro que merece atenção.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Jung "Impact" Topo Coreia do Sul
Jake Kevin "Xmithie" Caçador Filipinas
Nicolaj "Jensen" Meio Dinamarca
Yiliang "Doublelift" Atirador Estados Unidos
Jo "CoreJJ" Suporte Coreia do Sul
Ashkan "TF Blade" Reserva/Topo Irã
Jang "Cain" Treinador Coreia do Sul

ahq (Taiwan)

Uma das equipes mais recorrentes em finais da LMS, a ahq e-Sports surgiu em 2013 e figurava entre as principais equipes da sua região. Entretanto, desde a criação da LMS em 2015, a equipe sucumbiu a força da rival Flash Woves, heptacampeã consecutiva da LMS de 2016 até 2019 – nesse tempo a equipe de Taiwan chegou a disputar o Mundial por conta da quantidade de vagas para a região, mas não teve destaque.

No segundo split de 2019, a ahq e-Sports terminou a fase regular na segunda colocação e viu a rival Flash Wolves despencar na tabela e terminar em sexto lugar. Com o “caminho livre” para outras equipes, a ahq e-Sports se classificou diretamente para a fase de grupos do Mundial após garantir a segunda colocação geral da LMS. Principal peça da ahq e-Sports durante toda a fase regular da LMS, o caçador Alex colecionou oito MVPs ao logo do split.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Chen "Ziv" Topo Taiwan
Chen "Alex" Caçador Taiwan
Hsieh "Apex" Meio Taiwan
Tsou "Wako" Atirador Taiwan
Wang "Ysera" Suporte Taiwan
Huang "HuSha" Reserva/Caçador Taiwan
Chiu "NeXAbc" Treinador Taiwan

Invictus Gaming (China)

Atual campeã do Mundial de League of Legends, a Invictus Gaming é a terceira equipe chinesa classificada diretamente para a fase de grupos. Desde 2011 no cenário de League of Legends, a organização ganhou notoriedade após o Mundial disputado na Coreia do Sul em 2018 quando desbancou 100 Thieves e G-Rex na fase de grupos e KT Rolster, G2 e Fnatic na caminhada até o tão sonhado título.

Com grande elenco, a equipe chinesa se classificou para esse Mundial após vencer o quadrangular final de sua região que dava a última vaga direta para a competição. O quinteto extremamente habilidoso e já provado em palcos internacionais conta com nomes como o topo TheShy, o meio Rookie e a dupla JackeyLove e Baolan – todos considerados referências em suas posições.

Elenco

Jogador Posição Nacionalidade
Kang "TheShy" Topo Coreia do Sul
Lu "Leyan" Caçador China
Song "Rookie" Meio Coreia do Sul
Yu "JackeyLove" Atirador China
Wang "Baolan" Suporte China
Gao "Ning" Reserva/Caçador China
Won "Mafa" Treinador Coreia do Sul

Fonte: https://sportv.globo.com/site/e-sportv/lol/noticia/mundial-de-lol-2019-de-flamengo-a-skt-saiba-tudo-sobre-os-24-times-que-participam-do-campeonato.ghtml