Na conta de Jesus: treinador do Flamengo pecou ao inovar na hora errada

​Na noite da última quarta-feira (24), o Flamengo esteve irreconhecível em campo e saiu do Equador com um lamentado revés de 2 a 0, placar que deixou o clube carioca em situação complicada nas oitavas da ​Libertadores. Em que se pese os inúmeros desfalques de peso, a péssima atuação rubro-negra passou especialmente pelas escolhas de seu comandante, Jorge Jesus, na reposição dessas baixas. 

Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Como aponta o ​Blog do Rodrigo Mattos, as ausências de Arrascaeta, Vitinho e Everton Ribeiro naturalmente exigiriam algum tipo de novidade/alternativa por parte do treinador para a partida, afinal, era a primeira vez no ano em que o Flamengo lidaria com três baixas de peso em um mesmo setor. Ainda assim, Jorge Jesus parece ter optado pelo caminho mais complexo, barrando Cuéllar no meio de campo e improvisando Rafinha como um ponta.

Rafinha,Dixon Arroyo

A utilização do camisa 18 em uma função que não lhe é corriqueira praticamente ‘matou’ suas potencialidades por 45 minutos. Era nítido o desconforto de Rafinha em campo, tanto no combate inicial/pressão, quanto na movimentação. O resultado geral do improviso foi uma grande dificuldade rubro-negra em reter a bola no ataque, além de maior exposição defensiva.

Se errou na escolha por um sistema tático inédito com uma adaptação de grandes proporções, Jesus também pecou nas substituições, promovendo Lucas Silva e Cuéllar nos lugares de Gerson e Arão, modificações que desmantelaram o meio de campo rubro-negro. A situação só piorou com a perda de Diego por grave lesão, em momento da segunda etapa em que o Flamengo já não tinha mais possibilidade de fazer mexidas. Nada funcionou no Equador, e a hora é de reflexão na Gávea.

Pelo tamanho do clube, força de sua torcida e qualidade de seu elenco – alguns nomes devem retornar até a próxima quarta-feira (31) -, o ​Flamengo tem totais condições de reverter a desvantagem no Maracanã. Para tal, precisará controlar a afobação e saber medir a hora certa para inovações, conselho que se aplica especialmente ao seu novo treinador.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6418811-na-conta-de-jesus-treinador-do-flamengo-pecou-ao-inovar-na-hora-errada?utm_source=RSS