Nada mais justo

Tinha certeza que a diretoria do Flamengo cederia à pressão e demitiria injustamente o treinador Zé Ricardo. Mas não, os caras seguraram a onda, e mantiveram o Zé no cargo

É muito mais fácil jogar tudo na conta do jovem comandante rubro-negro, essa prática na moda, e a galera gosta de fazer coro com a maioria. Seria difícil identificar a série de fatores que fizeram o time do Flamengo cair de produção nos últimos meses?

Estamos desfalcados, alguns jogadores ainda estão no departamento médico como o Rômulo. Quando não, estão em suas respectivas seleções como o Guerrero. Quando não, estão sem ritmo como o Diego, ou mesmo podem estar suspensos.

Enfim, na partida contra o Campeão da Série B de 1987 na última quarta, eu não vi nenhum erro do Zé Ricardo. O cara escalou o que tinha, mexeu nos momentos corretos, mas infelizmente, como diria o poeta: ‘A bola pune’, e não perdoa falhas grotescas como a do péssimo goleiro Alex.

É óbvio que Todos nós temos preferência por jogador A ou B, por esquema tático X ou Y, são mais de 40 milhões de treinadores vestidos de vermelho e preto espalhados pelo Mundo. Um desses é o Zé, que também tem a sua personalidade, confia nas suas convicções, mas é ele quem manda, nosso papel é torcer.

Os reais culpados dessa derrota, a primeira do Flamengo no Campeonato Brasileiro 2017, foram alguns jogadores. É injusto colocar na conta do treinador, afinal de contas, ele não chuta, não cabeceia, e não comete pixotadas debaixo das traves.

Entendo a frustração da galera, a ferida que foi aberta na Libertadores da América ainda não fechou, mas precisamos virar a página e confiar no trabalho que está sendo feito. Temos que, pelo menos, esperar todo o plantel ficar a disposição, e os reforços estrearem.

Repito, se não temos paciência com um treinador que veio da base, será que teremos paciência com pérolas como o Vinícius Jr.? Bom, se você que está lendo isso tem ou não, eu não sei, mas pelo visto a alta cúpula rubro-negra tem de sobra.

Claro que também não é assim de qualquer jeito, não sou fã boy do Zé Ricardo não, sou fã boy do Flamengo, é óbvio que todos no clube estão passíveis de críticas, Zé Ricardo precisa abrir o olho e melhorar urgentemente os resultados, se eles não melhorarem, infelizmente, ele terá que sair.

Mas temos que ter muita calma nessa hora, entendo que um novo treinador seria um bom fato novo, ainda que eu não veja nenhuma unanimidade no mercado brasileiro, e tenha os dois pés atrás quando o assunto é um técnico estrangeiro, pois tirando o Modesto Bria, isso jamais deu certo no Flamengo.

O que sempre deu certo no comando do time do Flamengo foi um treinador prata-da-casa como o Zé Ricardo, assim como Capegiani, Andrade, Carlinhos, Jayme de Almeida, dentre outros que conquistaram os últimos títulos de expressão do clube.

Vamos deixar de lado esse lamentável vício do futebol brasileiro, onde se demite técnico aos montes, deixem o homem trabalhar em paz, ele está em evolução, criando cascas com esses percalços. Esse ano ainda promete, uma troca de comando apenas atrasaria o processo.

A fase tá difícil, eu sei, mas quanto mais se instalar esse princípio de crise mais tempo iremos perder tentando matar os nossos monstros, vamos apoiar e mudar esse clima, galera.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!’

Vinny Dunga

Siga no Twitter:twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook:facebook.com/ColunaDoVinny

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/nada-mais-justo/

Share this content: