Com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) estudando a possibilidade de transferir a final do Campeonato Carioca do Maracanã para o Mané Garrincha, em Brasília, o secretário municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, reiterou que o momento não é de público nos estádios. Em entrevista ao “Bom Dia Rio”, nesta terça-feira, o sanitarista destacou que o momento da cidade ainda é de preservação. 

Leia também: O que diz o protocolo de Flamengo e Ferj para volta do público na final do Carioca

— A gente sabe que tem uma redução no número de casos, como vocês mostraram. Os efeitos da vacina estão no início e começam a aparecer agora. Ainda tem muita gente internada e um número muito alto de pessoas se infectando com Covid-19. Então, não é o momento de ter público em estádio. Já informamos ao Flamengo sobre isso. Não é o momento — afirmou o secretário. 

A presença de 148 convidados no jogo de ida da final do Campeonato Carioca, no último sábado, entre Fluminense e Flamengo, renderá uma multa de mais de R$ 14 mil à administração do Maracanã. De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a liberação se configura uma “infração sanitária gravíssima”. 

— A gente precisa contar com a colaboração de todos, com medidas de proteção à vida, para evitar a disseminação da doença. Fica o nosso pedido, proibindo o público em estádio, devido ao momento epidemiológico que estamos vivendo. Entendemos a importância das atividades de lazer, mas precisamos proteger as pessoas. Não é o momento de se aglomerar. Fica aí a recomendação, além da regra da Prefeitura Municipal do Rio que proíbe público em estádio — concluiu Soranz.

Procurados, os clubes não se pronunciaram oficialmente. No entanto, O GLOBO apurou que o Fluminense se baseia no artigo 19 do regulamento do Campeonato Carioca para manter a final no Maracanã. Nele, está escrito que “as partidas das finais do campeonato serão realizadas no estádio do Maracanã”.

“Art. 19 – Cabe ao clube mandante:

I – A prerrogativa de indicar, a seu critério, o estádio no qual deseja realizar qualquer de suas partidas, exceto nas Finais do campeonato;”

“Art. 20 – As partidas deverão preferencialmente ser disputadas nos estádios indicados pelos clubes mandantes, salvo:

VI – As partidas das Finais do campeonato serão realizadas no estádio do Maracanã;”

A Ferj, no entanto, se baseia no parágrafo único do artigo 23 do regulamento (veja abaixo). Caberá ao Departamento de Competições da Ferj a decisão.

“No caso de restrição da atividade de futebol, a nível municipal ou estadual, decretada por autoridade governamental, qualquer partida do campeonato, inclusive as Finais, excepcionalmente, poderá ser realizada em estádio localizado em município ou estado que assim o permita, cabendo ao DCO da FERJ a decisão sobre a designação do local que atenda as disposições sanitárias e de estrutura, de modo a não prejudicar o prosseguimento ou conclusão do campeonato.”