Não existe gol feio, feio é não fazer gol!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Hoje reservei-me ao direito de iniciar a coluna com uma das frases mais emblemáticas e sensatas proferidas pelo nosso querido Dadá Maravilha, um dos grandes gênios da arte de estufar as redes, protagonista de vários gols impensáveis através de finalizações muitas vezes ridículas e sem qualquer técnica, mas que invariavelmente resultavam na marcação do tento a favor de sua equipe.

Para que o atleta seja artilheiro ele não precisa, necessariamente, saber jogar futebol. Tem apenas que ter a capacidade de meter a bola pra dentro. Tem que ter o chamado “faro de gol”, é imprescindível que ele tenha “o cheiro que a bola gosta”. Não é o que vemos (aliás nunca vimos) em nosso camisa 9. Rendimento pífio na dualidade: oportunidades X gols.

Antes que os “Guerreretes” venham defendê-lo, deixe-me ressaltar que acho ele um atacante de rara técnica. Excelente domínio de bola, com poder de sustentar sua posse até a chegada do apoio dos pontas, boa capacidade de reter a gorduchinha ao receber num desafogo defensivo. Bom passe, boa capacidade defensiva. Essas são suas qualidades. Ponto!

E nem adianta vir com a máxima de que “a característica dele não é a de fazer gols”. Se não é, simplesmente mudamos o número de sua camisa, o deslocamos para a lateral do ataque, reduzimos seu salário para um terço do atual e contratamos, por menos da metade de seu salário, um atacante que saiba meter a bola na casinha, um cara que não trema diante do goleiro e que entregue o mínimo necessário para a posição que ocupa!

Dito isso, vamos ao que interessa: poder de finalização! Claro, o que se espera do jogador que enverga a camisa 9, e que recebe o maior salário de um clube? Que tenha um excelente poder de finalização! Que faça gols! Muitos gols! Ainda mais sabendo que o atleta recebe por volta de 900 mil picanhas mensais (incluindo as luvas diluídas)! Mas onde eles estão? Até o momento, após 8 rodadas, eu ainda não os vi!!! Alguém viu um gol por aí?

Aí eu lhes pergunto: quando é que o peruano fará jus ao custo-benefício pretendido? Nem precisam pensar, eu mesmo respondo: NUNCA! Lembram-se do Brocador? Quantas saudades! Por menos de um sexto do salário de Paolo, fazia, pelo menos, 2 vezes mais gol por ano. Fazendo uma conta rápida, tinha rendimento 1200% superior. Exatamente: mil e duzentos por cento! Claro que devemos ressaltar que aquele momento do Hernane foi mágico. Mas cabe, e muito, a discussão.

Então peguemos, por exemplo, os donos das camisas 9 dos times cariocas para compararmos atualmente. Mesmo sendo o Guerrero considerado, incontestavelmente, de melhor técnica que todos os outros três, adivinhem quem ainda não marcou nem um golzinho sequer no Brasileirão 2017? Roger? Ceifador? Fabuloso? Não, galera! O peruano super-hiper-master-mega-blaster valorizado: Paolo Guerrero. O mito das redes sociais, onde todo o penteado merece um click, um registro. Mas e as fotos dos gols mascados? Essas ele está devendo!!!

Após essas análises rápidas de nosso centro-avante, posso concluir que ele não vale nem um terço do que recebe. Seu custo-benefício é um dos piores da história rubro-negra. Erramos no planejamento ao contratá-lo por esse valor absurdo tanto quanto ao renovarmos com o perna-de-pau Leandro Damião (mesmo que seu rendimento seja superior ao do Paolo).

Agora, meus amigos, são favas contadas. Como diria Zé Boquinha: “a vaca já deitou!” É aguardarmos uma boa oferta pelo peruano para que troquemos o mais rápido possível nosso camisa 9 por um goleador, um atacante que realmente não trema e tenha o poder de finalização superior ao atual, o que não me parece nada difícil. Se procurarmos na série B acharemos, facilmente, muitos com rendimento superior.

O que podemos fazer agora é esperar. E torcer para que Éverton Ribeiro e Geuvânio possam ajudá-lo fazendo os (muitos) gols que ele vem perdendo ao longo de sua caminhada pelo Mengão! Tomara que eles dêem conta e façam o que o peruano não consegue: gols! E aguardar para que, por algum milagre, ele comece a fazer gols e cale a minha boca! Vamos esperar. A esperança é a última que morre. Mas morre! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/nao-existe-gol-feio-feio-e-nao-fazer-gol/

Share this content: