Após 35 anos, o Flamengo conquistou a classificação para a semifinal da Copa Libertadores com a vitória sobre o Internacional. O time Rubro-Negro terá mais um duelo contra uma equipe brasileiro, desta vez contra o Grêmio. Antes mesmo da primeira partida, o confronto entre as duas equipes já gerou polêmica por conta das declarações do treinador Renato Portaluppi sobre a carreira de Jorge Jesus. As falas do ex-jogador e comandante do plantel gaúcho receberam duras críticas da imprensa brasileira, e uma delas do comentarista Mauricio Borges, do canal Fox Sports.
Durante o programa Bom Dia Fox, Mano comentou sobre as declarações de Renato Portaluppi sobre Jorge Jesus. Para o comentarista, os treinadores brasileiros não gostam de técnicos estrangeiros comandando equipes do país.
— O treinador brasileiro é corporativista, não pode ver um gringo aqui fazendo sucesso que fica dando “piti”. E querendo ou não, existe uma diferença tática, entendimento tático do treinador estrangeiro para o brasileiro. O treinador brasileiro muitas vezes é aquele oba oba oba, é mais aquele negócio motivacional do que realmente um plano tático de jogo.
O Flamengo e Grêmio entram em campo pela primeira vez no dia 2 de outubro, quarta-feira, às 21h30, horário de Brasília, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Após o primeiro confronto, as duas equipes voltam a se enfrentar no dia 23 de outubro, quarta-feira, às 21h30, horário de Brasília, no Maracanã. Mais de 50 mil ingressos já foram vendidos para a segunda partida da semifinal da Copa Libertadores, que acontecerá no Estádio Jornalista Mário Filho.