Os erros cometidos pela arbitragem contra o Flamengo na última quinta-feira (19) afetaram até mesmo os adversários. O ídolo corintiano Neto, apresentador da Band, expressou sua indignação em relação às injustiças que ocorreram no Maracanã, acusando a arbitragem das quartas de final da Libertadores de roubo.
— Ele (Plata) sofreu a falta e os caras expulsaram o cara do Flamengo. Isso é roubo, isso é uma vergonha. Pô, o que fizeram com o Flamengo ontem no Maracanã é um dos maiores roubos da Libertadores. Teve um pênalti antes. Isso é roubo, rapaz. O VAR não pode deixar passar. Não pode deixar passar e isso ferrou o Flamengo -, exclamou Neto durante o programa Os Donos da Bola nesta sexta-feira (19).
Neto refere-se ao incidente em que o atacante Gonzalo Plata foi atingido pelo defensor do Estudiantes de La Plata (ARG). Contudo, o árbitro Andrés Rojas expulsou o jogador do Flamengo, que foi vítima da agressão.
Além disso, houve um toque de mão dos argentinos dentro da área momentos antes do segundo cartão amarelo ao camisa 50 do Mais Querido. Entretanto, o VAR não foi acionado para revisar o possível pênalti.
Flamengo e Estudiantes se enfrentarão na quinta-feira (25) para o segundo jogo das quartas de final na Argentina. É natural que um jogador expulso em uma partida seja um desfalque na sequência.
Contudo, a Conmebol reconheceu o erro e reverteu a expulsão de Plata. Assim, o atacante está liberado para atuar no Estádio UNO, em La Plata. O Rubro-Negro possui uma vantagem mínima no agregado.
Com o resultado obtido no Maracanã, o Flamengo viajará até a Argentina podendo empatar por qualquer resultado para assegurar a vaga na semifinal. No entanto, se perder por um gol de diferença, o Rubro-Negro disputará a vaga nos pênaltis. O confronto de volta ocorrerá às 21h30 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (25), em La Plata.
Publicado em colunadofla.com