Nutricionista do Peru teria admitido que receitou chá a Guerrero e reforça tese de defesa contra doping

Apesar da contraprova positiva e da suspensão mantida pela Fifa, Paolo Guerrero tem um trunfo para provar inocência e possível contaminação do suposto doping de um metabólito da coca e da cocaína. Segundo a reportagem apurou, uma nutricionista da seleção peruana teria admitido que receitou um chá para o atacante antes do jogo com a Argentina, em que ele foi testado positivo para um estimulante.

O chá para a gripe seria alvo de contaminação cruzada, que teria gerado o metabólito benzoilecgonina na urina do jogador. Procurada, a defesa de Guerrero não quis comentar detalhes da informação.

Com o resultado analítico da amostra A, de antes da contraprova, também ficou indicado a baixa quantidade do metabólito, o que prova que o jogador não consumiu cocaína e que o chá ingerido poderia estar contaminado. Na semana passada, Bichara Neto, advogado do atleta, disse que "a concentração de benzoilecgonina é muito baixa, compatível com a tese de contaminação cruzada". Ele não quis informar o valor mas afirmou que esse foi o único metabólito da coca e cocaína encontrado na análise.

A punição inicial para casos de doping como esse é de quatro anos, segundo o código antidopagem da Agência Mundial Antidoping (Wada). Se comprovada a idoneidade do atleta, a pena cai para dois anos. Guerrero aguardava ainda a definição sobre a anulação de sua suspensão preventiva de 30 dias para que pudesse atuar pelo Flamengo pela Sul-americana e pela seleção do Peru nas Eliminatórias. A Fifa, no entanto, decidiu manter a suspensão. Hoje, a defesa apelou da decisão.

No dia 26, Guerrero e sua equipe de advogados terão de entregar à Fifa a defesa escrita. E o julgamento será no dia 30, em Zurique, na Suíça. O jogador está otimista e é esperado para retomar os treinos no Flamengo nesta segunda-feira.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/nutricionista-do-peru-teria-admitido-que-receitou-cha-guerrero-reforca-tese-de-defesa-contra-doping-22063242.html

Share this content: