O 13º JOGADOR DO MENGÃO

Queridos amigos flamenguistas, saudações!

Ainda neste nosso castigo de quase dois meses sem ver o Flamengo em campo, nós, torcedores, acompanhamos atentamente nossos jogadores na Copa e as notícias relacionadas ao nosso Mengão.

Assim sendo, existem atitudes que não estão diretamente ligadas aos gramados, mas que acabam influenciando, mesmo que indiretamente, o desempenho do clube. Seja por meio do aumento das receitas ou da otimização de custos desnecessários, tudo isso impacta diretamente os lucros e, consequentemente, a capacidade de investimento do Flamengo.

Recentemente, ocorreu uma reunião na Gávea para apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2026, além dos planejamentos de investimentos para o curto e médio prazo. O destaque foi que o lucro obtido vem sendo reinvestido no carro-chefe dessa engrenagem: o futebol.

Diversos temas foram debatidos. Abaixo, apresento um resumo dos pontos que considerei mais interessantes.

COMPLEXO DO MARACANÃ

  1. Criação de um museu imersivo, proporcionando uma experiência inovadora e maior engajamento do torcedor com o Maracanã;
  2. Parceria com a empresa 30e para realização de megashows e eventos em datas compatíveis com o calendário do clube, sem interferir diretamente nos jogos;
  3. Melhorias de infraestrutura no Maracanã, incluindo sistemas eletrônicos, cobertura, iluminação do gramado, Parque da Bola, sala sensorial, entre outros;
  4. Instalação de uma rede de segurança no setor destinado à torcida adversária, em discussão com os órgãos de segurança pública, o que poderá aumentar a capacidade do estádio em mais de 2 mil lugares;
  5. Estudo estratégico sobre a possibilidade de implementação de naming rights no Maracanã, sem alterações na fachada devido ao tombamento histórico;
  6. Implantação de restaurantes panorâmicos e de um Sports Bar com vista para o campo, já a partir de 2026;
  7. Ampliação da realização de eventos no Maracanã e no Maracanãzinho por meio de parcerias comerciais.

NINHO DO URUBU

  1. Construção de duas quadras de futsal para auxiliar na captação e no desenvolvimento das habilidades dos futuros atletas;
  2. Previsão de conclusão, até o segundo semestre de 2027, do estádio (ou miniestádio, como preferirem) no Campo 10 do Ninho do Urubu. A capacidade prevista foi ampliada de 2 mil para 4.500 pessoas. O projeto contará com refletores para partidas noturnas, quatro vestiários para atletas, dois para arbitragem, sala de controle de doping, recepção, salas administrativas e espaço para reuniões. No andar superior haverá camarotes e áreas de apoio. Também estão previstos espaço para transmissões, placar eletrônico e sistema de controle de impedimento. O clube já protocolou pedido de captação de R$ 8,3 milhões por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e aguarda a liberação dos recursos. Ainda assim, já existe um planejamento financeiro para a execução do projeto independentemente desse aporte. O estádio será utilizado principalmente para jogos das categorias de base e do futebol feminino. Particularmente, acredito que, dependendo da ocasião e do interesse comercial, algumas partidas iniciais do Campeonato Carioca também possam ser realizadas ali, como ocorreu durante a pandemia;
  3. Entrega do Campo 12 prevista para julho de 2026.

GÁVEA

  1. Haverá uma mudança no acesso dos associados pela Rua Gilberto Cardoso, reduzindo a dependência da Avenida Borges de Medeiros e gerando uma economia tributária estimada em R$ 5 milhões por ano. Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a obra se pagaria em cerca de dois anos apenas com a redução do IPTU. Particularmente, achei essa medida genial. Fico imaginando quanto dinheiro já foi desperdiçado ao longo dos anos sem que ninguém tivesse percebido essa oportunidade. Mas, antes tarde do que nunca;
  2. Também estão previstas melhorias na infraestrutura interna voltada aos sócios;
  3. Requalificação do entorno da sede, incluindo a adoção de uma praça pública e a construção de um hotel temático de quatro estrelas, além de um complexo comercial, ambos viabilizados por meio de parceria imobiliária.

ESPORTES OLÍMPICOS

  1. Busca por parcerias para tornar os esportes olímpicos autossustentáveis, reduzindo a dependência de recursos oriundos do futebol. Essas parcerias poderão envolver inclusive prefeituras do Estado do Rio de Janeiro;
  2. Defesa da equiparação tributária dos clubes associativos em relação às SAFs.

GESTÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

  1. O Flamengo, como clube de referência nacional, encaminhou à CBF um estudo com propostas de melhorias para o futebol brasileiro, visando proteger e fortalecer as receitas dos clubes.


CONCLUSÃO

Por fim, esses foram alguns dos pontos que considerei mais interessantes da reunião, os quais considero como um 13º jogador, pois 12º pertence à Nação. Essa virada de chave começou em 2013, foi duro o período do remédio amargo que ninguém deseja, mas hoje somos o maior do Hemisfério Sul, e essa Sustentabilidade financeira nos faz olhar para um futuro próspero, onde o céu é o limite. Quem desejar assistir ao conteúdo completo pode encontrá-lo no canal oficial do clube. Link: https://www.youtube.com/watch?v=JaTjnNlEqCQ&t=3466s

O que vocês acharam dessas iniciativas?

Comentem abaixo suas opiniões.

SRN!