O paredão de 1,96m: conheça Hugo, goleiro do Fla recém-convocado por Tite

A lista de Tite para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador reservou uma surpresa e tanto. Entre os 24 convocados da seleção brasileira, lá estava Hugo, até então desconhecido goleiro da base do Flamengo.

– Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, e em especial à minha família, que é minha base e está sempre ao meu lado em todos os momentos e ao Flamengo, instituição que tem um peso gigantesco na minha vida. A todos os preparadores que trabalharam comigo e, principalmente, ao Noval, que desde a minha chegada, aos dez anos de idade, me criou dentro do clube como um filho, sempre me orientando e estando ao meu lado em todos os momentos – disse Hugo, de 19 anos.

Mas se você desconhece o goleirão, tenha calma, amigo. O GloboEsporte.com montou o perfil do recém-convocado para que o torcedor fique por dentro da promessa rubro-negra.

Confira:

DNA rubro-negro

Nascido e criado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o Garoto do Ninho Hugo de Souza Nogueira chegou ao Flamengo em março de 2009, ainda aos dez anos de idade, para atuar na categoria Pré-Mirim, no futsal. Se destacou rapidamente no clube e, no fim daquele ano, já migrava para o futebol de campo.

Pupilo de Júlio César

Julio Cesar comenta a convocação de Hugo, goleiro do Sub 20 do Flamengo, para a seleção. href=”https://twitter.com/hashtag/trbrasil?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw” url=”https://twitter.com/hashtag/trbrasil?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#trbrasil> href=”https://t.co/5CLPPmear4″ url=”https://t.co/5CLPPmear4″>pic.twitter.com/5CLPPmear4>

— August 17, 2018

No começo do ano, Júlio César retornou ao Flamengo para se despedir do futebol. Em seu primeiro treino, uma foto chamou atenção: três jovens goleiros da base rubro-negra parados, olhando a movimentação do veterano. Um deles era Hugo. Júlio César, ao repórter André Gallindo, comentou a convocação e lembrou da imagem. (assista no vídeo acima)

Neneca?

Caso você chame por "Hugo" e o goleirão não atender, calma. Não é marra, não. É que o garoto também atende pelo apelido de… Neneca.

É "papa-título" que fala?

Ao longo de nove anos de Flamengo, foram dezenas de títulos. Entre os principais, estão o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior (2016 e 2018), a Copa Brasil-Japão Sub-15 (2014), os Estaduais Sub-17 (2016), e Sub-20 (2018). Em 2017 não foi campeão, mas entrou para a seleção da competição. No Torneio de Dossena (Itália), na atual temporada, além do título internacional foi eleito também o melhor goleiro da competição.

Com a amarelinha

Hugo Souza tem no currículo sete convocações para a Seleção Brasileira Sub-20. Em 2017, inclusive, disputou o tradicional Torneio de Toulon, na França. Em 2018, esteve em três convocações da categoria.

Gigante, rápido e técnico

O goleiro ainda é um menino de 19 anos, mas com jeito de gente grande. E põe grande nisso. O 1,96m impõe respeito debaixo das traves e a velha história de que jogador alto não esbanja habilidade não se aplica a Hugo, rápido e técnico.

– Parece, inclusive, com o biotipo do Bolt, grandão e ágil – disse Pedro Venâncio, do blog Na Base da Bola.

Passa nada

Hugo foi um dos grandes destaques na final do Campeonato Carioca Sub-20 do ano passado, protagonizando quatro belas defesas e garantindo o título rubro-negro sobre o Vasco.

Nem tudo são flores

Apesar de tudo, Hugo disputa posição com Gabriel Batista, outra joia. Os dois sofrem comparações a todo instante. Na Copa RS Sub-20 do ano passado, o recém-convocado de Tite oscilou bastante, alternando jogos bons e ruins, inclusive protagonizando algumas infelizes falhas. Aliás, esse é o grande problema do garoto: a irregularidade.

Chega aí, juvena

Já na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o gigante de 1,96m começou como titular, atuando em três partidas, mas precisou completar o elenco profissional, que teve férias mais curtas por conta da final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG.

Preparando o terreno

A presença do jovem na lista foi explicada por Tite como sendo "preparação para uma situação futura". Hugo nasceu em ano ímpar (1999), o que fez com que não tivesse a chance de jogar muitos torneios internacionais nas divisões de base.

A única experiência fora do país foi no Torneio de Toulon, no ano passado. No ano que vem acontece o Sul-Americano Sub-20.

– Com certeza é uma experiência visando o Sul-Americano Sub-20, para dar um pouco mais de "cancha" a um jogador de Seleção, com biotipo e características físicas interessantes – disse Pedro Venâncio, do blog Na Base da Bola.

Ou seja…

Com características físicas bastante favoráveis e qualidade técnica promissora, Hugo é um goleiro de extremo potencial. Não à toa, o menino de apenas 19 anos é tratado como uma verdadeira joia dentro do Flamengo. Ainda a ser lapidada, é verdade. A partir do momento em que conseguir mais regularidade, tem tudo para decolar de vez.

Elogios de Noval

O diretor de futebol rubro-negro Carlos Noval, que antes trabalhava na base do clube, comemorou a convocação.

– Rapaz, passa um filme na minha cabeça, quando lembro dele com 9 para 10 anos no gol, com cara de assustado e hoje convocado para a seleção principal, não tem combustível maior para que todos os profissionais da base continuem com esse trabalho incessante que é formar o melhor possível esses meninos.

– Hugo sempre foi um menino inteligentíssimo, sabedor do que queria e aonde queria chegar, trabalhador e excelente profissional, potencial absurdo, sempre atento a ouvir o que tínhamos para falar , não é à toa que chegou na seleção. A felicidade dele é a minha, por saber que contribuímos a formar não só um atleta , mas um grande homem. Parabéns aos seus pais, família maravilhosa que sempre acreditaram na parceria com o Flamengo. Muito feliz por mais um degrau de sucesso na sua carreira.

Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens – clique aqui!

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/o-gigante-de-196m-conheca-hugo-goleiro-do-fla-recem-convocado-por-tite.ghtml

Share this content: