O pior carioca ou o único invicto?

08Existem duas formas de se analisar o flamengo nesse campeonato até aqui, ambas as afirmações do título desta coluna se encaixam a nós, somos sim os únicos cariocas invictos, todavia somos o pior do Rio na classificação, e essa péssima colocação se dá principalmente às ultimas duas partidas, as jogamos em situações distintas.

Contra o Atlético, fomos piores que nosso adversário, jogamos abaixo, mas achamos um gol no primeiro tempo, estávamos vencendo e tomamos um gol patético, um gol que não se pode levar quando o objetivo é o título, dois pontos jogados fora.

Já no Clássico de ontem, massacramos o Botafogo; durante o segundo tempo, um amigo botafoguense com quem conversava me disse “o gol do Flamengo tá apodrecendo, já até passou de maduro faz tempo”, obviamente o gol não saiu, e mais dois pontos que jamais verão a luz do dia.

Quatro fuckin’ pontos que fazem mais diferença do que simplesmente tabela, que podem dificultar imensuravelmente uma sequência de jogos que teoricamente deveria ser fácil.

Sport, Avaí, Ponte Preta, uma pausa na sequência “fácil” para o clássico com o Fluminense, e retornamos com Chapecoense e Bahia, sendo Chapecoense e Ponte Preta no Rio de Janeiro; todas essas partidas serão em junho e temos apenas elas neste mês; interpretemos de várias maneiras essa sequência, existe uma forte diferença entre jogar essas partidas com seis pontos em décimo primeiro ou décimo segundo (dependendo do jogo de hoje entre Bahia e Atlético GO) ou com dez pontos em primeiro do campeonato.

Jogaremos na Ilha do Retiro contra o Sport na próxima rodada, e esses pontos que não conquistamos invertem quase que totalmente o favoritismo da partida, a probabilidade de mais um empate ridículo ou até de uma derrota aumenta ainda mais, e se por ventura ganharmos, dificilmente terminaremos a rodada no G6.

A probabilidade de não comemorarmos o título brasileiro no fim do ano será enorme se não pontuarmos de forma considerável nesse mês, para o Flamengo, Junho é o mês mais importante de 2017, o divisor de águas, se seremos campeões ou não, o desempenho esse mês ditará o ritmo rubro-negro neste brasileirão.

Por sua vez, nosso mês de julho será São Paulo, clássico com o Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba e Corinthians, além de Santos e Vitória fechando o primeiro turno já em agosto.

Se quisermos ganhar esse campeonato, a hora de pontuar é agora, aquela arrancada que o Flamengo gosta de fazer, tem que ser nos próximos jogos, vencer o Sport na quarta-feira (fundamental que Diego seja titular), se manter como visitante indigesto e derrotar o Avaí na ressacada, receber a Ponte Preta na provável estreia da Arena da Ilha e fazer jus a toda ansiedade que temos por esse estádio, temos um clássico em seguida e depois recebemos a Chape, que provavelmente nessa altura do campeonato seria um confronto direto, onde temos de fazer por onde o mando de campo, para depois visitar o Bahia estando num embalo de vitórias.

Se chegarmos à sequência Julho/Agosto, vindo aos trancos e barrancos depois de Avaí, Ponte Preta e Bahia, jogar mal e perder para Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras se torna quase inevitável; se chegarmos com vitórias, resultados maiúsculos, grandes atuações, a moral pra esses jogos grandes cresce estupidamente.

Se o objetivo é ser campeão brasileiro, Sport, Avaí, Ponte Preta, Chapecoense (todo respeito ao atual líder) e Bahia, tem que ser 30 pontos, porque se a gente não vencer esses times, vai cobrar vitória sobre São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians?

Hoje não somos um time que joga bem, brilhante, que convence; mas o remédio para isso é vencer, só vitórias trazem a confiança que perdemos no Nuevo Gasómetro e, repetindo pela enésima vez, a melhor oportunidade para as vitórias são nas próximas rodadas, são os adversários mais propensos à essa arrancada, com a volta do Diego, é a hora ideal para começarmos a buscar a taça! Essa sequencia definirá se brigaremos por título ou por uma vaguinha na Libertadores! O “rumo ao Hepta” começa agora, começa nos próximos jogos (ou não)!

Nick Marques

Siga também no Twitter: @TheNickMarques

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/o-pior-carioca-ou-o-unico-invicto/

Share this content: