A Federação de Futebol do Rio de Janeiro vai solicitar revisão do protocolo enviado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio, que vetou a liberação de 25% da torcida para a final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, no dia 22 de maio, próximo sábado.

A entidade, com apoio apenas do Flamengo, que também participou da elaboração do protocolo, aguarda um novo decreto até terça-feira, que retire as restrições para eventos esportivos com público na cidade.

No estudo enviado à Prefeitura, Ferj e Flamengo detalham como previam o plano de jogo com público parcial, testado e de preferência vacinado contra Covid-19. Fluminense, Botafogo e Vasco são contra.

Confira a íntegra do documento:

PROTOCOLO DE RETOMADA DO PÚBLICO NOS ESTÁDIOS

O presente protocolo estabelece as premissas básicas que devem ser adotadas para a retomada do público nos estádios, sob fiscalização da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e responsabilidade dos clubes de futebol. Foram estudadas e estabelecidas medidas de segurança para o retorno de público ao estádio do Maracanã, de forma limitada, considerando o momento de rebaixamento do nível de risco informado pela Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, na região do evento, utilizando-se como modelo medidas já implementadas nos seguintes protocolos de retorno:

• NBA (https://www.nba.com/news/where-nba-teams-stand-onin-arena-attendance);

• UEFA (em anexo);

• Premier League (https://www.premierleague.com/news/1924451) e

• Governo do Reino Unido (https://www.gov.uk/government/publications/coronaviruscovid-19-guidance-on-phased-return-of-sport-andrecreation/elite-sport-return-to-competition-safe-return-ofspectators).

I – RESPONSABILIDADES QUANTO À EMISSÃO DE BILHETES E CAPACIDADE

Limite de capacidade em conformidade com as restrições de nível e a capacidade de segurança revisada do local, calculada usando a orientação das autoridades locais, além de qualquer outra determinação por órgãos de autoridade local relevantes. Neste ponto, levando-se em consideração que o nível indicado pela Prefeitura na região do Maracanã foi rebaixado de Muito Alto para Alto, a previsão de torcedores no estádio é de 18.000 (dezoito mil pessoas), isto é, aproximadamente 25% (trinta por cento) da capacidade total do Maracanã. Distanciamento social de 1,5m (um metro e meio) em planos de assentos.

Em locais/áreas sem lugares sentados, protocolos adicionais e medidas físicas devem ser implementados para manter um arranjo zonal para evitar grupos de espectadores se misturando. Tais como indicações individuais em filas para compra de alimentos e utilização de sanitários. 2 Os espectadores devem ser aconselhados a realizar sua própria avaliação de risco à saúde, considerando se é apropriado viajar e comparecer a tal evento.

II – RESPONSABILIDADES QUANTO À ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO PRÉ-EVENTO

Para o retorno seguro do público, segundo demonstrado pelos eventos de teste ocorridos até o momento, é necessário alto nível de conformidade dos torcedores, para tanto, o organizador do evento deve emitir códigos de conduta para os espectadores antes do evento, exigindo o cumprimento, sob pena de retirada do local, e obrigação de cumprimento estrito dos direcionamentos emitidos pelos funcionários e sinalizações presentes no local.

As pessoas sintomáticas ou que foram instruídas a se isolar devem se autodeclarar e ter um ingresso recusado no ponto de venda quando for oportuno ou, se esses fatores surgirem/continuarem após a compra de um ingresso, avisadas de que estão proibidos de fazer o trajeto até o local ou de entrar nele. Deve ficar claro que quaisquer violações serão tratadas com extrema seriedade e resultarão em sanções, incluindo expulsão, proibições ou denúncias à polícia.

Todos têm a responsabilidade de garantir que os eventos aconteçam com segurança e tenham permissão para continuar. Instrução e treinamento abrangentes da equipe serão essenciais para garantir que todos conheçam sua função e responsabilidade no dia e trabalhem juntos com eficácia e segurança. Todos os sistemas de comunicações operacionais usuais devem ser implantados para manter os requisitos de saúde pública, bem como as boas práticas de segurança padrão.

III – SEGURANÇA PARA CHEGADA AOS ESTÁDIOS

Os espectadores devem ser lembrados das orientações sobre transporte seguro vigentes no Município. Eles devem ser ativamente encorajados a caminhar ou pedalar sempre que possível, planejar sua viagem com antecedência, para evitar rotas e horários movimentados, higienizar as mãos regularmente, usar adequadamente máscaras e manter o distanciamento durante a viagem. Deverão realizar os testes para COVID-19 (Teste Swab Antígeno) todos os membros da Delegação Oficial de cada equipe, no prazo de até 36 (trinta e seis) horas anteriores ao evento esportivo, devendo ser afastado e isolado qualquer membro da Delegação Oficial com suspeita de contágio e confirmação de resultado positivo para o COVID-19.

As equipes participantes da final do Campeonato Carioca 2021 deverão seguir, rigorosamente, as recomendações publicadas em relação às 3 viagens, deslocamentos e treinamentos, bem como os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades públicas locais. Além das Delegações Oficiais, todos os profissionais que comparecerem ao estádio deverão realizar o teste para COVID-19 (Teste Swab Antígeno), no prazo de até 36 (trinta e seis) horas anteriores à partida. Nesse grupo de profissionais estão inclusos, mas não se limitam, aos árbitros, oficiais de partida, médicos, enfermeiros, oficial Antidoping, staff, pessoal operacional, entre outros. Aquele que apresentar suspeita de contágio ou confirmação de resultado positivo para o COVID-19 deverá ser imediatamente afastado, isolado e substituído, caso seja necessário, por outro profissional que tenha realizado o teste no mesmo período de até 36 (trinta e seis) horas e que não apresente sintomas ou resultado positivo.

IV – RESPONSABILIDADES NAS PROXIMIDADES E ENTRADA NO ESTÁDIO

É vital evitar os “pontos de aglomeração” e o congestionamento, dado o potencial impacto adverso no distanciamento social e na redução da capacidade de transporte. Os organizadores do evento têm experiência em gerenciar esses assuntos e, dados os limites de capacidade, devem ter condições de abordar os torcedores e transeuntes de forma rápida e eficaz, usando planejamento operacional eficaz e monitoramento ao vivo. Devem existir planos para intervir rapidamente em caso de aglomeração inadvertida. Os tempos de chegada de espectadores escalonados devem ser ativamente encorajados. Isso ajudará a controlar o fluxo de multidões na entrada e nos saguões internos.

Isso pode incluir a abertura de portões mais cedo, fornecimento de conteúdo de entretenimento extra no campo/percurso, entradas separadas e telões, etc. Restringir a entrada imediatamente antes do início do jogo pode apoiar chegadas anteriores, mas apenas onde for seguro fazê-lo. Máscaras faciais devem ser obrigatórias em todos os ambientes internos e nos arredores do estádio, incluindo na entrada e nos saguões, filas, banheiros, etc. Os torcedores que tiverem adquirido ingressos para assistir presencialmente as partidas, bem como aqueles que possuírem credenciais, deverão realizar o teste para COVID-19 (Teste Swab Antígeno), no prazo de até 36 (trinta e seis) horas anteriores ao evento esportivo, e apresentar o resultado antes de ingressar no interior do estádio.

O critério de 36 (trinta e seis) horas de antecedência tem sido adotado em jogos da NBA (https://www.nba.com/nets/gameday) e na final da FA Cup em Wembley, na Inglaterra (https://www.leicestershire.gov.uk/coronavirus-covid-19/rapidasymptomatic-covid-testing-for-the-fa-cup-final) e se mostrou seguro, até o momento. Não será permitida a entrada de torcedores, ainda que na posse de ingresso ou credencial, sem apresentação de resultado negativo de teste para COVID-19 (Teste Swab Antígeno), exceto àqueles que comprovarem a vacinação das 2 (duas) doses de qualquer vacina contra o COVID-19, 4 aprovada pela ANVISA sendo certo que a segunda dose da mesma vacina deve ter sido aplicada no prazo mínimo de 14 (catorze) dias anteriores a data da partida. Os vacinados contra a COVID-19 deverão apresentar carteira de vacinação fornecida pelo Sistema Único de Saúde, com indicação de todas as informações sobre a vacina aplicada e as respectivas datas, além do documento de identidade original com foto. Essa medida se aplica aos torcedores, Delegação Oficial e profissionais que irão trabalhar presencialmente no estádio no dia do evento esportivo.

Não será necessário apresentar teste para COVID-19 ou caderneta de vacinação aqueles que apresentarem documento probatório da presença de IGG positivo ou anticorpos neutralizantes positivo com menos de 6 (seis) meses da data da competição esportiva. Será montado um esquema de testagem especial de torcedores para as partidas finais do Campeonato Carioca 2021, que consistirá na adoção das seguintes medidas: A. Será montada uma estrutura para testagem das pessoas que adquiriram o ingresso, no espaço externo das dependências do Estádio Célio de Barros, situado na Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ; B. O atendimento será iniciado às 9h00min do dia 21.05.2021 até as 21h00min deste mesmo dia, sendo retomado às 08h00min do dia 22.05.2021, com término previsto para às 17h00min; C.

Os torcedores que compraram seus ingressos para assistirem ao jogo deverão apresentar o respectivo comprovante da compra, para poder adquirir condições de realizar o exame, ocasião em que terá a sua entrada liberada; D. Após a liberação o torcedor será direcionado as uma das diversas baias de atendimento instaladas no Estádio Célio de Barros, que serão disponibilizadas de forma a atender 3.125 (três mil cento e vinte e cinco) pessoas por hora; E. De posse do resultado negativo do teste para o COVID-19, o torcedor será encaminhado a uma área de espera e, na sequência, receberá a uma pulseira que sinalizará que este indivíduo testou negativo e o seu ingresso para acesso ao jogo; F. Os torcedores que já tiverem tomado as 2 (duas) doses da vacina, com prazo igual ou superior a 14 (catorze) dias da data do evento ou, ainda, tenham IGG positivo ou anticorpos neutralizantes positivo com menos de 6 (seis), deverão comparecer ao Estádio Célio de Barros de posse de documentos 5 que comprovem estas condições, para retirada dos seus ingressos e pulseira de identificação; e G. Para toda esta ação teremos orientadores de público, tendas, banheiros químicos, segurança privada e outras demandas que se fizerem necessárias para dar as condições necessárias de atendimento aos torcedores.

V – RESPONSABILIDADES DENTRO DO ESTÁDIO

O planejamento cuidadoso do fluxo de multidão é imperioso e obedecendo regras que mantenham o distanciamento social. Para tanto haverá orientação no local com funcionários e sinalizações, bem como horários e pontos de entrada diversos. Apesar de a comprovação de teste para COVID-19 com resultado negativo cientificamente afastar a necessidade de distanciamento social, por cautela, os torcedores deverão, obrigatoriamente, observar todas as recomendações das autoridades públicas locais acerca do distanciamento social, de modo que deve haver o afastamento mínimo de um torcedor para outro de 1,5m (um metro e meio), nos ambientes abertos e fechados, inclusive nas filas de troca de ingressos, entrada do estádio, arquibancadas, sanitários, restaurantes, saída do estádio, ou qualquer outro ambiente em que possa ser evitado qualquer tipo de aglomeração.

Também será necessário permanecer com o uso correto de máscara facial e realizar frequente higienização das mãos com álcool gel 70% (setenta por cento). Orientação clara e visível de como os espectadores são direcionados para seus assentos, evitando encontros cara a cara de proximidade sempre que possível. Disposições especiais para áreas onde as filas surgem naturalmente, como, lanches, banheiros, pontos de venda de programas etc. Importante para evitar qualquer formação de fila que possa prejudicar o distanciamento social, especialmente em horários de pico, como intervalo, entrada e saída do estádio, etc. Locais internos precisam ter cuidado extra para garantir ventilação adequada. Todos os itens acima devem ser apoiados por sinalização clara e ampla para ajudar na compreensão e conformidade do cliente.

A equipe orientadora deve ser clara sobre seu papel em ajudar a cumprir os requisitos de saúde pública e deve ter a confiança de aconselhar os espectadores com respeito a suas responsabilidades. De acordo com as comunicações com o cliente antes do evento, os espectadores devem estar cientes das sanções em caso de não conformidade.

VI – RESPONSABILIDADES NA PARTIDA E PÓS-EVENTO

A prevenção de um momento de aglomeração no final do evento é de vital importância e redução da pressão sobre a infraestrutura de transporte. Os organizadores do evento deverão utilizar medidas de saída gradual, com uso de estandes e entretenimento pós-evento. O principal é o planejamento antecipado do cenário e o monitoramento ao vivo da situação para evitar possíveis gargalos em tempo real. As reuniões de segurança realizadas antes de cada partida, as quais contam com a presença das autoridades públicas competentes, permanecem mantidas e são de crucial necessidade para a efetivação do evento. Incentivar o comportamento socialmente responsável após o evento, lembrando aos espectadores que observar as restrições de saúde pública dentro do local por si só não será suficiente para ajudar a reduzir o risco de transmissão de Covid. Na verdade, os organizadores de eventos precisam que os titulares dos ingressos cumpram suas responsabilidades em toda a jornada do cliente de ponta a ponta.