Jogar na altitude de quase 3 mil metros já é complicado, fazer isso sem pré-temporada se torna um desafio ainda maior. Com o qual o Flamengo precisará lidar na primeira partida da Recopa Sul-Americana, nesta quarta-feira, em Quito, no Equador, contra o Independiente Del Valle, às 22h30.

Para manter o estilo de jogo, o técnico Jorge Jesus ouviu as recomendações do departamento médico, que incluem uma rotina de exercícios respiratórios com um aparelho específico, que estimula a capacidade de inspiração.

Os resultados servem como base para indicar quem está mais apto ou menos para as condições das partidas.

Há também uma mudança no cardápio dos jogadores. Além de evitarem alimentos gordurosos para facilitar a digestão, os atletas consomem pastilhas efervescentes de ferro e vitamina C. O intuito é acelerar o transporte de oxigênio, objetivo alcançado com a ingestão de tais substâncias.

Aumentar essa capacidade é essencial para que o Flamengo consiga adotar uma postura tática de pressionar o adversário com uma forte marcação, característica que o treinador português não abre mão. No entanto, Jorge Jesus avisou que se submeterá aos conceitos do departamento médico, já que nunca comandou uma equipe na altitude.

– Sempre ouvi dizer da complicação de jogar com essas equipes com altitude em relação ao nível do mar. Não tenho experiência nenhuma disso. Assim, vou fazer aquilo que a equipe médica e fisiológica do Flamengo tem de experiência – avisou Jesus.

– Sei que os jogadores cansam mais e têm dificuldade de respirar. Nunca estive na altitude como treinador, nem como jogador – completou o Mister.

Para jogos na altitude, o Flamengo costuma mandar um cardiologista além do médico ortopedista, mas dessa vez isso não aconteceu. Vale lembrar que boa parte do elenco atual já atuou ano passado na Bolívia, contra o San José.

Em 2020, o elenco principal fará sua quinta partida em pouco mais de três semanas, e a maioria dos titulares atuou em todos os jogos. Não houve indícios até agora de que Jesus vá poupar algum atleta para o compromisso na altitude. Apenas Gabigol, suspenso, e Léo Pereira, lesionado, são baixas de antemão.

xWhatsApp-Image-2019-02-28-at-17.48.42.jpeg.jpg.pagespeed.ic.kJxcN19EOG O que o Flamengo faz para executar estratégia de Jorge Jesus mesmo na altitude
Aparelho para estimular os músculos da inspiração Foto: Reprodução