Objeto de desejo do Flamengo, Rafinha é o nome para ser unanimidade na lateral

Os atributos demonstrados ao longo de 14 temporadas na Europa justificam o fato de o lateral-direito Rafinha ser um dos objetos de desejo do Flamengo. Agora com 33 anos, a chegada dele viria a calhar para ocupar uma posição cujos donos nunca foram unanimidade desde a saída de Léo Moura, em 2014.

No entanto, o empresário de Rafinha, o ex-meia Lincoln, ainda evita cravar acordo com o Rubro-Negro. Ao mesmo tempo, a diretoria confia que, caso a escolha pessoal do lateral-direito seja o futebol brasileiro, o Flamengo é o destino. Para Rafinha, há sobre a mesa outras opções na Europa. Nenhuma delas assinada, nem a do clube carioca.

O ápice da carreira do lateral-direito, que aprendeu a jogar na esquerda, deu-se sob a tutela de Pep Guardiola, mas o melhor momento do brasileiro ficou para trás. Assim, vestir a camisa rubro-negra se tornou algo viável para quem desde os 20 anos atua em ligas de topo do futebol.

Na Alemanha, Rafinha deixou de ser aquele lateral que apoiava a todo custo para cumprir importante função tática na linha defensiva. Em cinco anos de Schalke 04, fez seis gols e deu 25 assistências.

Em oito temporadas de Bayern de Munique, participou quase da mesma quantidade de gols: marcou seis e deu passe para 29. A temporada atual é a pior em termos de minutos em campo desde 2012/2013. Foram só nove jogos como titular nas 34 rodadas do Campeonato Alemão, já que Kimmich foi o preferido do técnico Niko Kovac para a posição.

Alemanha, um lar para o lateral

As portas da Alemanha se abriram para Rafinha via Schalke 04. Após o hiato de um ano no Genoa, da Itália, a volta ao Campeonato Alemão foi para o poderoso Bayern. No time de Munique, Rafinha conquistou o título nacional oito vezes, inclusive nesta que é a temporada de despedida.

Ele não participou intensamente da campanha, já que um certo Philip Lahm era dono da posição, mas o brasileiro estava lá na conquista da Liga dos Campeões de 2013. A chance se despedir com mais um troféu será no próximo sábado, na final da Copa da Alemanha diante do RB Leipzig.

A facilidade com a qual se adaptou ao futebol alemão fez Rafinha enxergar no país um lar. Não por acaso obteve passaporte local, sendo abordado pelo técnico da seleção, Joachim Löw, para defender a equipe na geração que na Copa do Mundo de 2014 aplicou 7 a 1 no Brasil.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/objeto-de-desejo-do-flamengo-rafinha-o-nome-para-ser-unanimidade-na-lateral-23680987.html

Share this content: