Onde falta o ar: Flamengo monta ‘logística de guerra’ para estreia da Libertadores na Bolívia

O adversário em si não é dos mais temidos ou expressivos: o modesto San José tem pouquíssima tradição em ​Copa Libertadores, sendo apontado pela grande imprensa como a equipe tecnicamente mais frágil do grupo. Contudo, a equipe boliviana conta com um grande aliado: a altitude, que já causou grandes estragos para times brasileiros nesta competição.

​Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Como destaca o ​UOL Esportes, o Flamengo jogará na cidade de Oruro, um dos cenários mais complicados e desafiadores para times visitantes em toda a América do Sul, por estar situada a surreais 3735 metros de altitude. O ar rarefeito costuma ser vilão para os atletas que não estão acostumados, situação que o clube carioca tentará amenizar a partir de algumas táticas/estratégias especiais montadas para o confronto.

Entrevistado pela reportagem, o chefe do departamento médico rubro-negro, Márcio Tannure, falou um pouco sobre a logística e as contramedidas que já estão sendo providenciadas, com objetivo de atenuar os efeitos da altitude sobre os jogadores flamenguistas.

Tentaremos atenuar os efeitos, mas teremos uma perda funcional esperada. É impossível fazer milagre. Usamos alguns medicamentos para aumentar a capacidade de ligação do oxigênio na hemoglobina. É necessário captar o máximo possível. Adquirimos alguns equipamentos para o treinamento inspiratório (…) O objetivo é que os atletas tenham uma inspiração melhor mesmo com o ar rarefeito. Observamos a reação de cada um e coletamos dados”, afirmou.

Questionado sobre o tempo de permanência da delegação em Oruro, o profissional explicou que não tempo hábil para uma adaptação plena e, portanto, o clube diminuirá ao máximo sua estadia na cidade: Para mais de 3.700m, precisaríamos de 12 a 15 dias de adaptação. Esse seria o padrão ouro. Mas é inviável. Optamos, então, por ficar na cidade entre seis e oito horas. A partir daí, os efeitos da altitude são ainda mais sentidos”, concluiu.

Com uma carga de balões de oxigênio já preparada, o Rubro-Negro conta os dias para sua estreia na Libertadores. A partida será na terça-feira de Carnaval, 5 de março.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6303015-onde-falta-o-ar-flamengo-monta-logistica-de-guerra-para-estreia-da-libertadores-na-bolivia?utm_source=RSS

Share this content: