O ano de 2019 está batendo na porta, chegou a hora de olhar um pouquinho para trás e entender melhor o que se passou no futebol brasileiro na temporada que terminou. Considerando a Copa do Brasil, a Sul-Americana, a Libertadores, a Recopa e o Brasileirão, foram estes os dez melhores aproveitamentos entre os nossos clubes em 2018. Confiram abaixo!
10. Botafogo – 45,2% de aproveitamento

A reta final do Campeonato Brasileiro deu um bom suspiro ao time de Zé Ricardo, que também alcançou as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Foram 61 pontos conquistados em 45 jogos.
9. Fluminense – 46,8% de aproveitamento

O Tricolor das Laranjeiras teve um ano pra lá de turbulento, mas terminou relativamente distante do rebaixamento e foi semifinalista da Copa Sul-Americana fazendo boa campanha. Suficiente para pegar um lugar no Top 10. Conquistou 73 pontos em 52 jogos disputados.
8. Atlético-MG – 50,7% de aproveitamento

O Galo não primou pela regularidade, bem longe disso. Não à toa, foram três técnicos na temporada. A vaga na Copa Libertadores no fim das contas deu uma aliviada no final. Ao todo, o Atlético conquistou 73 pontos em 48 jogos.
7. Cruzeiro – 51,9% de aproveitamento

O alto investimento cruzeirense para 2018 acabou surtindo efeito na Copa do Brasil, com o segundo título consecutivo do torneio. No Brasileirão, o time foi apenas mediano e na Copa Libertadores ficou a sensação de que podia ter ido mais longe. Foram 84 pontos em 54 jogos.
6. Athletico – 54,6% de aproveitamento

Campeão da Copa Sul-Americana com campanha irretocável, o Furacão também quase beliscou uma “segunda vaga” na Libertadores via Brasileirão. A evolução com Tiago Nunes foi notória e notável! O time conquistou 95 pontos em 58 jogos.
5. São Paulo – 54,9% de aproveitamento

Depois de um ano em que brigou para não cair, o São Paulo parecia postular o título brasileiro, mas não teve fôlego suficiente. A taça não veio mais uma vez, mas ao menos em termos de aproveitamento os números foram bem bons. Total de 79 pontos em 48 jogos disputados.
4. Grêmio – 59,5% de aproveitamento

O tetra da Libertadores não veio, mas foi uma trajetória digna, tanto quanto a campanha no Brasileirão. A taça da Recopa deu um gostinho especial para 2018 ao Grêmio, que levantou troféus pelo terceiro ano consecutivo. Foram cravados 100 pontos em 56 jogos.
3. Flamengo – 60,3% de aproveitamento

Consistência em várias competições, mas título, que é bom, nada. O Flamengo venceu mais do que perdeu ou empatou, acumulou muitos pontos, só que terminou o ano em baixa justamente por não ter sido campeão em nenhuma competição em 2018. Promessa de dias melhores vindo por aí. O Rubro-Negro alcançou 94 pontos em 52 jogos.
2. Internacional – 62,1% de aproveitamento

A surpreendente campanha colorada no Brasileirão alavancou os números do time de Odair Hellmann, que parece ainda mais maduro para os desafios que se apresentarão em 2019. O Inter acumulou 82 pontos em 44 jogos.
1. Palmeiras – 68,5% de aproveitamento

Ganhar o Brasileirão dá um suporte grande nas estatísticas, já que é a competição com mais jogos, mas ainda assim o Verdão esteve próximo de outros títulos, como a Copa do Brasil e a Libertadores. Elenco mais farto do país, teve estofo para ganhar incríveis 115 pontos em 56 partidas disputadas.

Edmilson Lani é o responsável editorial do Flamengo RJ. Atua na curadoria, revisão e publicação de conteúdos do site, acompanhando de perto o noticiário do clube, os bastidores, o mercado da bola, os jogos e as análises do dia a dia. O site também utiliza fluxos de automação e ferramentas de apoio editorial no processo de produção, sempre sob supervisão humana sobre o conteúdo publicado.