Os primeiros passos de Vinicius Jr.

Começamos o campeonato, com um empate amargo perante 50 mil pessoas no Maracanã, mas com um ponto bastante importante: Estreamos a joia Vinicius Jr. O menino, que encantou o mundo com seu talento, teve a oportunidade de debutar no Maracanã em um grande jogo e sentiu o que é vestir a camisa rubro-negra nos profissionais.

Avaliar o desempenho de um garoto de 16 anos, que joga 12 minutos em uma partida do Campeonato Brasileiro com 50 mil pessoas no Maracanã, seria além de irresponsável, um tanto covarde e maldoso. Afinal o que você estava fazendo com 16 anos?

Com 16 anos, muito provavelmente você estava jogando bola de gude, soltando pipa ou jogando suas peladas em um campo de terra por aí, a nova geração, está jogando videogame e jogos de PC, tirando selfies e navegando nas grandes redes sociais.

Com 16 anos, você está começando a definir o que ser quando crescer! Isso mesmo, quando crescer, pois com 16 anos você ainda é uma criança, que depende da autorização dos pais para viajar, depende deles para comer, para se vestir.

16 anos… Imagina que com 16 anos você ainda pensava em ser um super herói, salvar o mundo de seus problemas, ajudar a todos os que você conhece, conquistar aquela menina mais bonita da sua sala, ter o seu carro para tirar onda com os amigos.

Agora, se imagine com 16 anos estar sendo vendido ao Real Madrid como a 2ª maior transação da história do futebol brasileiro, enquanto é promovido ao elenco profissional do Flamengo, alimentando os sonhos e expectativas de 40 milhões de torcedores.

Imagina de um dia para a noite, você estar jogando no estádio mais mítico do mundo, em meio a craques que você acompanhava pela TV, e muitas das vezes eram os seus escolhidos para uma partida no videogame? parece sonho, ou comercial de roupa esportiva não é?

O tempo passou muito rápido para Vinicius Jr. Assim como a expectativa sobre ele veio como um tsunami, trazendo as emoções e a carga de jogar no Flamengo, e foram desaguar sobre a cabeça do jovem craque.

Não tem como passar imune a tudo isso, é no mínimo assustador como tudo vem acontecendo com esse garoto, que há 5 meses atrás era apenas o Vinny, um garoto com sonhos e que passava despercebido pelas ruas do Rio.

Imagino que de tão despercebido, deve ter convivido muito com o preconceito, a dificuldade e a violência que assola o Rio de Janeiro. Era apenas mais um jovem negro, com a bola nos pés e que a sociedade pressionava a se tornar mais uma estatística. Mas não foi bem assim…

O menino Vinny virou o craque Vinicius Jr. O escolhido para levar o legado do futebol brasileiro ao poderoso Real Madrid, o garoto que vale mais que todo o elenco de 12 times do campeonato brasileiro, o menino que enverga o Manto Sagrado do time Mais Querido do mundo, e mais ainda, com responsabilidade de fazer a diferença.

Expectativas? Sempre existirão! Cobrança? Se quer jogar no Flamengo, tem que aprender desde cedo, mas já parou para pensar que talvez o menino precisa de um tempinho para se adaptar a isso?

Então, muita calma nessa hora, e deixa o menino. Vai chegar a hora de ele brilhar. No futebol de verdade ele deu apenas os primeiros passos. Podem ter certeza que ele ainda nos dará muitas alegrias. Mas, por enquanto, deixa o menino brincar, deixa o menino jogar…

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente e Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/05/os-primeiros-passos-de-vinicius-jr/

Share this content: