Aos 30 anos, Pablo chega ao Flamengo como efeito colateral da guerra entre Rússia e Ucrânia, que redundou em punições e interrupções do futebol nos dois países.
E uma das principais virtudes que levaram o técnico Paulo Sousa a pedir o jogador, com quem trabalhou no Bordeaux, da França, foi a sua combatividade.
Análise: em construção, Botafogo e Vasco encaram projetos avançados de Fluminense e Flamengo
O novo reforço se destaca pela força física e pela firmeza nos duelos aéreos e no chão. Pablo deixou o Lokomotiv para acertar com o clube carioca até 2025, por R$ 13 milhões.
O zagueiro chegou ao Rio domingo, fez exames médicos ontem no Ninho do Urubu e foi anunciado pelo Flamengo em seguida. Ele já está regularizado para as finais do Estadual.
No ex-clube, se destacou pelo número de desarmes, bolas recuperadas e interceptações por jogo. Não é tão técnico como David Luiz e Rodrigo Caio, que possuem mais acertos nos passes curtos e longos.
Mas atende a uma demanda importante no esquema de Paulo Sousa com três zagueiros. É o oitavo jogador da posição no elenco atual, o segundo reforço do setor, depois de Fabrício Bruno.
— A gente já analisava o Pablo antes da guerra, só que houve a coincidência de ele ter sido atleta dele no Bordeaux. A gente já conseguiu adiantar algumas coisas aí, está bem próxima. O Paulo gosta muito até porque foi atleta dele — explicou o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz.
Pablo no Ninho Foto: Divulgação
Veja onde estão os jogadores campeões da Libertadores 2019 que já saíram do Flamengo
Pablo Marí, Rafinha, Reinier e Rhodolfo já deixaram o clube Foto: Montagem sobre fotos de divulgaçãoRafinha deixou o Flamengo em agosto de 2020 rumo ao Olympiacos, da Grécia. Por lá ficou até março deste ano, quando foi anunciado pelo Grêmio. O lateral continua defendendo o clube gaúcho até então Foto: Alexandre Vidal/Flamengo/DivulgaçãoNo ano passado, o zagueiro espanhol Pablo Marí chegou ao Arsenal como empréstimo. Alguns meses depois teve seus direitos adquiridos em definitivo e segue no clube inglês Foto: Alexandre Vidal/Flamengo/DivulgaçãoGrande nome do meio de campo do Flamengo, Gerson foi negociado com o Olympique de Marselha, da França, em junho deste ano Foto: Alexandre VidalApós rescindir amigavelmente com o Flamengo no ano passado, Berrío acertou com o Khor Fakkan, dos Emirados Árabes. O jogador não atuou na equipe e após um ano foi anunciado como grande reforço do América-MG no meio desta temporada. Ele vem sofrendo de lesão e entrou em campo apenas duas vezes desde então Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS
PUBLICIDADE
Em fevereiro deste ano, o zagueiro Thuler foi emprestado ao Montpellier, da França, até junho de 2022 Foto: ALEXANDRE VIDAL / Flamengo / Agência O GloboApós o encerramento da temporada de 2019, o zagueiro Rhodolfo assinou com o Coritiba, e em junho deste ano foi para o Cruzeiro Foto: Alexandre VidalEm 2020 o jovem Matheus Dantas foi emrpestado ao Oeste, do interior de São Paulo. Logo depois, foi contratado pelo Casa Pia, da segunda divisão portuguesa. Hoje, ele defende o Estrela amadora, também da Série B de Portugal Foto: DivulgaçãoNo início da temporada de 2020, Rafael Santos (revelado pelo Flamengo) foi emprestado ao APOEL. Ele tem contrato com o clube do Chipre até maio de 2022 Foto: DivulgaçãoNo Flamengo desde 2019, o lateral João Lucas foi emprestado ao Cuiabá nesta ano Foto: Alexandre Vidal
PUBLICIDADE
Meia revelado na base do Flamengo, Vinícius Souza foi contratado pelo Lommel, da Bélgica, no ano passado. Foi emprestado e atualmente defende o também belga K.V. Mechelen Foto: Alexandre Vidal/FlamengoCria da base, o volante Hugo Moura está atualmente emprestado ao Lugano, da Suíça Foto: Marcelo Cortes / FlamengoO atacante Reinier foi contratado pelo Real Madrid em 2020 e hoje joga pelo Borussia Dortmund por emrpéstimo Foto: SERGIO MORAES / ReutersTambém revelado na base do Flamengo, o meia Pepê assinou em 2021 um contrato com Cuiabá válido por três anos Foto: Alexandre Vidal / FlamengoOutra cira da base do Flamengo, o atacante Lincoln foi negociado com o Vissel Kobe, do Japão, no início deste ano Foto: SERGIO MORAES / REUTERS
PUBLICIDADE
Revelado no Flamengo, o atacante Lucas Silva defendeu o clube até 2020, quando foi contratado pelo Paços de Ferreira, de Portugal Foto: ALEXANDRE NETO / ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/Agência O GloboComandante do Flamengo na temporada vitoriosa de 2019, o técnico Jorge Jesus foi anunciado pelo Benfica no ano passado, aloho após renovar seu contrato com o Rubro-negro. Ele tem vínculo com o clube português até o ano que vem Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP
Experiência na função
Apesar de destro, Pablo atua bastante pelo lado esquerdo da defesa. Se destacou no Corinthians campeão brasileiro em 2017, quando estava emprestado pelo clube francês. Antes de se tornar conhecido nacionalmente, foi vendido ao Bordeaux pela Ponte Preta. E lá jogou com Paulo Sousa no esquema com três zagueiros..
Natural do Maranhão, o zagueiro defendeu clubes como Cantareira e São Luís FC, ainda na base, antes de fechar com o Ferroviário, do Ceará. Rodou por Iraty, do Paraná, Ferroviária, de São Paulo, e Ceará, até chegar ao Quixadá, onde atuou profissionalmente em 2010.
Em 2012 Pablo foi contratado pelo Grêmio, mas não vingou. No ano seguinte, se destacou no Avaí. E de lá assinou com a Ponte Preta antes da ida para Europa. Na volta ao Bordeaux após empréstimo ao Corinthians, disputou mais de 100 jogos, muitos sob o comando de Paulo Sousa.
No primeiro ano do português na França, Pablo foi titular em sete dos 10 jogos com Paulo, e só perdeu dois deles por suspensão. Na temporada seguinte, participou de 28 dos 32 jogos em que o Bordeaux foi comandando pelo treinador português, marcando quatro gols e levando dois amarelos.
Até esta temporada a zaga do Flamengo era formada por David Luiz e Rodrigo Caio. O primeiro segue absoluto, enquanto o segundo ainda se recupera de lesão no joelho e só volta no meio do ano.
Além deles, o clube tem Gustavo Henrique e Léo Pereira, contratados antes da chegada de Paulo Sousa, e utilizados pelo técnico até a chegada dos reforços este ano.
A diretoria já teve oportunidades de vender Léo Pereira, e diante da nova leva de zagueiros, vai seguir aberta a propostas. Ainda assim, o foco é em manter o setor reforçado em alto nível.
Agora, os dirigentes voltam de vez ao mercado para tentar a contratação de um goleiro, um volante e um atacante de velocidade pela esquerda.