Palmeiras, Inter, Flamengo e Santos têm melhores números do segundo trimestre: veja balanço

A Copa América começa nesta sexta, mas antes de a bola rolar, o GloboEsporte.com apresenta o balanço do segundo trimestre do futebol brasileiro. O calendário de jogos oficiais dos clubes da elite só retorna em julho, com o fim da competição internacional, sediada no Brasil.

Entre abril e junho, um time sobrou. O Palmeiras, de Felipão. Com apenas uma derrota no período, para o San Lorenzo, na 3ª rodada da Libertadores, o Alviverde acumulou outros dois empates e 12 vitórias em 15 partidas. Um aproveitamento de 84%, inferior aos 91,7% do Brasileirão. Porém, ainda assim considerável. Isso porque nenhum outro time chegou perto. O segundo melhor, o Internacional, teve 65% de aproveitamento.

Comandados de Felipão têm 84% de aproveitamento nos jogos do 2º trimestre — Foto: Marcos Ribolli

O Palmeiras disputou 15 partidas no período e tem no desempenho ofensivo e defensivo a justificativa para tamanha sobra entre os 20 clubes da Série A. Com 28 gols marcados e média de 1,87 por partida, o Alviverde tem a maior média de bolas na rede do período. Cinco comandados de Felipão dividem a artilharia do Palmeiras no segundo trimestre, com três gols cada: Bruno Henrique, Deyverson, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Zé Rafael.

Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado por Raphael Veiga — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Se o Palmeiras está de bem com a rede, CSA, São Paulo, Avaí, Vasco e Corinthians têm tido dificuldades para marcar, todos com média inferior a um gol por jogo. A média de gol por partida do clube alagoano é de 0,46, do Tricolor Paulista de 0,64, do time catarinense de 0,86, do Cruz-Maltino de 0,87 e do Timão de 0,88.

Além do ataque letal, o Palmeiras ainda tem uma defesa muito sólida. São apenas três gols sofridos em 15 jogos (0,20 por partida) – a menor média do segundo trimestre. Outra dupla paulista mostra que a defesa é um ponto forte: Corinthians e São Paulo. O Timão sofreu 10 gols (média de 0,59) e o Tricolor levou nove (média de 0,64).

Titular da meta do Palmeiras, Weverton é um dos responsáveis por ajudar a equipe a sofrer poucos gols — Foto: Renato Pizutto/BP Filmes

Confira o balanço do segundo trimestre do futebol brasileiro, com o recorte dos jogos oficiais entre 01 de abril e 13 de junho (o calendário do futebol brasileiro vai parar por conta da Copa América):

Palmeiras lidera com sobra o ranking de aproveitamento do 2º trimestre — Foto: Infoesporte

OBS: o jogo entre Palmeiras e Botafogo, pela 6ª rodada do Brasileirão, que ainda está sub júdice, não foi considerado no ranking acima.

Conforme observa-se acima, o Palmeiras tem muito folga na liderança do aproveitamento do período. Porém, Internacional, Flamengo e Santos merecem os devidos destaques. O time gaúcho e o carioca têm 10 vitórias em 18 jogos e acumulam 65% e 63% de aproveitamento, respectivamente.

Vice-líder do Brasileirão, o Santos agora foca sua atenção no Campeonato Brasileiro após as recentes eliminações na Copa do Brasil e na Sul-Americana. O time de Jorge Sampaoli venceu nove das 16 partidas que disputou no período.

Comandantes de Internacional, Flamengo e Santos – times do G-4 de aproveitamento do 2º trimestre — Foto: GloboEsporte.com

Os destaques principais do segundo trimestre de 2019 são os seguintes:

  • Melhor aproveitamento: Palmeiras – 84%
  • Mais vitórias: Palmeiras – 12
  • Mais derrotas: Athletico-PR – 9
  • Pior aproveitamento: CSA – 26%
  • Melhor ataque: Palmeiras – 1,87 gol por jogo
  • Pior ataque: CSA – 0,46 gol por jogo
  • Melhor defesa: Palmeiras – 0,20 gol sofrido por jogo
  • Pior defesa: CSA – 1,54 gol sofrido por jogo
  • Melhor saldo de gols: Palmeiras – 25

Clube com mais jogos no trimestre, o Athletico-PR é quem acumula o maior número de derrotas no período: foram nove em 21 partidas. A mais marcante delas contra o River Plate, no jogo de volta da Recopa Sul-Americana, que deixou o time paranaense sem o título da competição.

Se o CSA já tem o ataque menos letal do balanço, o sistema defensivo também tem enfrentado mais dificuldades. Isso porque o Azulão já sofreu 20 gols em 13 jogos, a média mais alta entre os times da Série A: 1,54 gol por partida.

Desempenho nas competições do ano

Nove times da Série A já levantaram o caneco nesta temporada. A maioria foi nos campeonatos estaduais disputados no início de 2019. Somente o Fortaleza conquistou mais de um título ao levar o Cearense e a Copa do Nordeste. Confira a lista dos campeões até aqui: Athletico-PR (estadual), Avaí (estadual), Bahia (estadual), Corinthians (estadual), Cruzeiro (estadual), CSA (estadual), Flamengo (estadual), Fortaleza (estadual e Copa do Nordeste) e Grêmio (estadual).

Enquanto onze times ainda têm em disputa mais de uma competição para tentar faturar o troféu, outros nove times focam apenas no Campeonato Brasileiro para o restante do ano: Avaí, Ceará, Chapecoense, CSA, Fortaleza, Goiás, Santos, São Paulo e Vasco.

Veja abaixo a situação de cada clube nas competições disputadas em 2019:

Status dos times da Série A em cada competição de 2019 — Foto: Infoesporte

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/palmeiras-inter-flamengo-e-santos-tem-melhores-numeros-do-segundo-trimestre-veja-balanco.ghtml

Share this content: