Na tarde desta segunda-feira (31), o Flamengo manifestou à CBF seu desejo pela alteração no calendário do futebol nacional durante a disputa da Copa América. Um dia depois, foi a vez do Palmeiras reforçar o coro pela sugestão. A ideia dos clubes é que ocorra a manutenção dos torneios nacionais em meio à realização de compromissos Data FIFA. Em nota, o Alviverde engrossou o tom.
“Somos favoráveis às alterações no calendário esportivo que tenham por objetivo assegurar a isonomia entre os clubes. Investimentos na qualificação do elenco não podem se transformar em fator de desvantagem competitiva”, dizia parte da nota oficial paulista enviada inicialmente ao canal ESPN.
Flamengo e Palmeiras entendem que a paralisação no calendário é fundamental para manter o nível do torneio, visto que equipes tidas como favoritas são as mais prejudicadas com convocações. O Rubro-Negro, por exemplo, terá dez baixas confirmadas por compromissos Data FIFA. O Alviverde pelo menos três – entre eles, o goleiro Weverton.
A recente convocação de Rodrigo Caio aumentou ainda mais a preocupação flamenguista – clube mais prejudicado com a perda de atletas. Representado pelo presidente Rodolfo Landim e por BAP, vice de relações externas, o Flamengo alega que não haverá isonomia na disputa do Brasileiro no período da Copa América. Até o momento, a Conmebol juntamente com a CBF se reúnem para tentar encontrar locais em que a realização do torneio não interfira no Brasileirão.