Para se resguardar de processo por incidentes no Maracanã, Flamengo entrega dossiê a MP

Em encontro com o procurador-geral da Justiça, Eduardo Gussem, no Ministério Público do Rio (MPRJ), o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello entregou um dossiê no qual, segundo ele, comprova as medidas tomadas pelo clube para alertar e evitar os incidentes registrados na decisão da Sul-americana, na última quarta, no Maracanã. Os ofícios estão, agora, nas mãos do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (Gaedest), do próprio MP, que avaliará seu conteúdo.

– Os fatos ocorridos são extremamente preocupantes. As imagens falam por si. O presidente (Bandeira) tem total consciência de que a responsabilidade antes, durante e logo após os jogos é do clube detentor do mando. É importante que o clube assuma essa responsabilidade. Como também é importante que os torcedores tenham consciência de que são partícipes deste espetáculo. Nós vamos analisar as imagens e o expediente a nós trazido. Estamos encaminhando para o Gaedest e adotaremos as medidas cabíveis. Não só o Ministério Público como todas as instituições encarregadas da apuração deste fato – explicou Gussem.

Além de Gussem, a promotora Glícia Viana, do Gaedest, também participou do encontro. Vale lembrar que o MP cobrou, na última quinta, a apuração dos fatos ocorridos no Maracanã e no hotel onde o Independiente estava concentrado, na véspera da partida. A 18ª DP (Maracanã), 16ª DP (Barra), STJD, CBF e a 4ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor, do próprio MP, foram acionados. O material colhido por todos os órgãos, somados às imagens das câmeras de segurança do estádio, serão usados para identificar os envolvidos.

– Algumas punições previstas são de afastamento dos estádios. Mas quem já tiver sofrido essa punição e for identificado pode ser preso – explicou Glícia Viana.

O encontro desta segunda ocorre justamente num momento em que a comoção pública pelos acontecimentos ocorridos no Maracanã aumenta. Junto com ela, o risco do clube ser penalizado judicialmente, visto que era o organizador da partida:

– Isto é o que diz a legislação, e temos que respeitar. Mas garanto que o Flamengo jamais imaginou que uma ação sua pudesse gerar alguma tragédia. A gente têm plena consciência de que fizemos o que estava ao nosso alcance. Mas toda as informações serão analisadas e o clube jamais fugirá de sua responsabilidade – defendeu-se Bandeira, convicto de que o dossiê apresentado ajudará o Flamengo num eventual processo futuro:

– Entendo que o que trouxemos aqui é um atenuante para a responsabilização do Flamengo. Vários atores participam dividem essa responsabilidade, e a questão aqui é avaliar a culpa de cada um. Mas acredito que o mais importante aqui seja o que a gente pode fazer para que isso não volte a acontecer.

Acompanhado de seu vice jurídico Flávio Willeman, Bandeira também está preocupado com a possibilidade de punição vinda da Conmebol. O presidente rubro-negro, que viaja nesta terça, para Assunção, no Paraguai, onde será realizado o sorteio da Libertadores, afirmou que aproveitará a oportunidade para tratar dos incidentes que mancharam a final da Sul-americana. O dossiê entregue ao MP será usado como base para o documento que o clube enviará à confederação.

– Tudo isso será encaminhado à Conmebol, talvez num outro formato. Mas basicamente tudo o que Flamengo fez para evitar o que aconteceu no Maracanã vai ser parte da peça de defesa na Conmebol também – disse Bandeira.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/para-se-resguardar-de-processo-por-incidentes-no-maracana-flamengo-entrega-dossie-mp-22207972.html

Share this content: