Para VP de futebol do Flamengo, esport "é um sinal da modernidade"

Apresentação dos esportes eletrônicos para todos os Rubro-Negros, aumento na interação entre equipe e torcedores, expansão de modalidades e, até mesmo, a criação de um espaço físico voltado para o esport na sede do clube são algumas das propostas de Ricardo Lomba para o Flamengo eSports. O atual vice-presidente de futebol é o candidato apoiado pela atual gestão para a presidência do Clube de Regatas.

“Nossa preocupação é tornar a divisão de esport estabilizada na estrutura do Flamengo e, na medida que a gente perceba que temos maturidade suficiente, investindo cada vez mais, captando cada vez mais para que essa modalidade cresça”, afirma Lomba ao ESPN Esports Brasil.

Tendo em vista que a saúde financeira da maioria dos clubes brasileiros não é a das melhores, os torcedores das agremiações temem que as mesmas invistam nos esports utilizando receitas voltadas para o futebol, podendo agravar assim as dívidas que já possuem.

Preocupação está que é legítima na visão do vice-presidente do futebol Rubro-Negro. Mas Lomba logo avisa que o “esport no Flamengo é autossuficiente e que a divisão não depende do dinheiro do Flamengo”. “Na medida que a gente comprova que a modalidade eletrônica é autossustentável, que possui recursos suficientes para se bancar, não vejo motivos para a torcida se preocupar”, afirma o executivo.

Um dos principais projetos do candidato voltado para o Flamengo eSports são eventos dentro da sede do clube junto à equipe de League of Legends com o objetivo de “mostrar como tudo funciona; chamar os associados para também participar, se envolver, porque, eventualmente, podemos ter craques dentro do nosso quadro associativo”.

Lomba fala ainda sobre as equipes de bases, proposta está apresentada pelo clube quando a divisão de esporte eletrônico foi criada, mas que acabou não recebendo continuidade.O candidato reconhece que a ideia “não foi pra frente”, mas que o clube “mantém a expectativa de ter times de base”.

“Criar coisas num ambiente arraigado da cultura do futebol é um pouco complexo, isso está no nosso plano de metas. A gente quer primeiro consolidar a equipe de League of Legends, consolidar o Flamengo nos esports e, a partir daí, poder ter alguma expectativa de crescimento, algumas outras equipes disputando outras modalidades”, aponta o vice-presidente de futebol.

Questionado pela reportagem sobre a possibilidade do Flamengo investir em outras modalidades eletrônicos caso seja eleito, Lomba afirma que o clube “não pode ficar anacrônico, não pode ficar dissociado da atualidade e, atualmente, os esportes são realidade já que em todos os lugares a gente vê notícias, vê jogos sendo transmitidos na televisão”.

“O Flamengo se mostrou um grande celeiro de torcedores apaixonados. Então, se a gente conseguiu estabelecer essa conexão e vem dando certo, não me parece razoável a gente abandonar essa ideia”, completa.

Quanto a possibilidade do Rubro-Negro construir um espaço físico voltado para o esporte eletrônico, o vice-presidente de futebol diz que “a gente tem que estar antenado com o que vem acontecendo, então é óbvio que, na medida que a gente pense em construir um estádio, pegar o Maracanã ou até mesmo construir uma arena na Gávea, temos que estar atentos em utilizar essa área para a prática dos esportes eletrônicos também”.

Lúcido, Lomba afirma ainda que o clube ter que ter “pé no chão para ir crescendo de forma estruturada”. “Não pode ser apenas uma aventura. O esport é o sinal da modernidade e isso é o que vem pela frente. Que o Flamengo eSports não seja uma tempestade de verão, que isso, de fato, num processo estruturado, nos permita chegar, competir e ganhar qualquer modalidade”, analisa o executivo.

PARCERIA COM A GO4IT

Ao ESPN Esports Brasil, Ricardo Lomba falou também sobre a continuidade da Go4It no comando da divisão de esporte eletrônico do Flamengo. O executivo afirma que a parceria “a princípio vai continuar”.

“São aquelas avaliações permanentes que a gente tem que ir fazendo para o sucesso de qualquer segmento. Então, no primeiro momento não vejo porque fazer alguma mudança impactante. A gente deve continuar do jeito que está, mas antenado de que o nosso objetivo é crescer, se consolidado para disputarmos títulos maiores”.

Mas o candidato não descarta a criação de um departamento próprio do clube voltado para os esportes eletrônicos: “mais para frente, dado o crescimento e sucesso a gente pode criar um departamento próprio. Essa é a nossa visão. A gente olha a situação como está atualmente e faz um exercício futurista de como pode estar lá pra frente”.

Fonte: http://www.espn.com.br/esports/artigo/_/id/4880606/para-vp-de-futebol-do-flamengo-esport-e-um-sinal-da-modernidade

Share this content: