Nas últimas temporadas, os clubes estiveram às turras com suas federações estaduais. No Rio de Janeiro, o Flamengo bate de frente abertamente com a FERJ, o que chegou inclusive a ameaçar a transmissão de jogos do rubro-negro no Campeonato Carioca.

No Paraná, a situação não é muito diferente. Recentemente, a polêmica envolvendo a transmissão via internet do Atletiba teve repercussão nacional. Na ocasião, a pressão da federação paranaense fez com que o clássico tivesse de ser remarcado. O diálogo entre as partes, no momento, praticamente inexiste.

Em âmbito nacional, Fla e Furacão também são personagens ativos em disputas contra a CBF. Quando a entidade promoveu uma mudança de estatuto que deu mais poder às federações, há alguns dias, os dois clubes foram os que se posicionaram de maneira mais firme contra Marco Polo Del Nero e seus asseclas.

Apesar das semelhanças fora de campo, o jogo desta noite promete ser muito disputado. Um resultado positivo pode encaminhar a classificação para a próxima fase da Libertadores, grande objetivo de ambos times na temporada, enquanto um revés pode ser devastador. Com a Universidad Católica fazendo boa campanha na chave, a tendência é que apenas um dos brasileiros sobreviva para a próxima fase.