Pedro poderá atuar no Brasileirão por outra equipe caso deixe o Flamengo em 2025?

Atualmente, Pedro é atleta do Flamengo. Entretanto, após as contundentes declarações de Filipe Luís neste sábado (13), o futuro do jogador, que veste a camisa 9, tornou-se incerto. Inclusive, há rumores de que a equipe que assessora o atleta já está em busca de propostas para transferi-lo do Flamengo. Contudo, pelo menos até o ano de 2025, a situação de Pedro para atuar em outro clube brasileiro é complicada, devido ao número de jogos que já realizou pelo Rubro-Negro.

Sim. Até o presente momento, Pedro já disputou oito partidas no Campeonato Brasileiro de 2025. Assim sendo, outro time nacional não poderá utilizá-lo na competição. Isso ocorre porque a CBF estabelece que, uma vez que um jogador participe de sete jogos, ele não poderá atuar por outra equipe na mesma edição do torneio.

Após se recuperar de uma grave lesão no joelho esquerdo, Pedro retornou aos gramados no dia 09 de abril, em uma partida pela Libertadores. Na semana seguinte, o atleta fez sua primeira aparição no Campeonato Brasileiro, o que gerou grande entusiasmo entre os torcedores. Isso se deve ao fato de que, ao entrar como substituto, Pedro balançou as redes duas vezes na goleada de 6 a 0 sobre o Juventude. Posteriormente, ele participou das partidas do Brasileirão contra Vasco, Corinthians, Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras e Fortaleza.

Além de já ter atingido o limite de jogos no Brasileirão, Pedro também está impossibilitado de jogar a Copa do Brasil de 2025 por outro clube que não seja o Flamengo. Isso se deve ao fato de que o centroavante atuou na partida de volta da terceira fase da competição, contra o Botafogo-PB. Essa partida, inclusive, foi a única em que Pedro jogou os 90 minutos desde seu retorno de lesão. É importante ressaltar que ele marcou um gol e forneceu uma assistência, sendo, portanto, fundamental para a vitória por 4 a 2.

Diferentemente do Brasileirão e da Copa do Brasil, a Libertadores possui uma brecha em seu regulamento que permite que Pedro jogue por outro clube, caso decida deixar o Flamengo. Isso acontece porque a competição permite novas inscrições para a fase de oitavas de final, mesmo que o atleta já tenha participado do torneio por outra equipe.

No que diz respeito à troca de clubes durante a Libertadores, existe apenas uma restrição: o jogador só pode participar da competição representando duas equipes diferentes. Como Pedro só atuou pelo Flamengo na Libertadores de 2025, ele não enfrentaria impedimentos para mudar de clube.

Publicado em colunadofla.com