Pelo Flamengo, Jorge Jesus estreia na ‘Champions League Latina’ contra o Emelec

Não faltam experiências de Liga dos Campeões no currículo de Jorge Jesus, mas será em Guayaquil, no Equador, onde irá dirigir uma equipe em Copa Libertadores pela primeira vez. Flamengo e Emelec (EQU) se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio George Capwell, pelo jogo de ida das oitavas de final, e o técnico português conhecerá a "Champions League Latina", que foi um dos motivos para acertar com o rubro-negro.

– Se alguma vez me perguntasse se poderia estar em uma Libertadores, o futebol tem dessas condições… Eu não pensava, minha vida era Champions. Mas a Libertadores também é a Champions da América Latina, foi um dos motivos que aceitei o Flamengo, participar desta competição interessante, importante, Com o máximo respeito por todos os adversários. Entra em um currículo que já tenho na Europa – declarou.

A estreia de Jorge Jesus em Liga dos Campeões aconteceu em 2010, ainda pelo Benfica, e serve de bom sinal para o torcedor rubro-negro mais supersticioso. Na ocasião, o treinador bateu o Hapoel (ISR) por 2 a 0 e, caso leve o Flamengo a repetir o placar contra o Emelec, dará um grande passo rumo às quartas de final – lembrando que o jogo de volta está marcado para o próximo dia 31, no Maracanã, e há a regra do gol fora de casa.

Jesus se destaca mais pelas campanhas realizadas do que pelos números frios na Liga dos Campeões. No total, soma apenas 15 vitórias e nove empates contra 21 derrotas, mas foi a campanha de 2012 – levou um modesto Benfica até as quartas de final – que rendeu o apelido de ‘Mister’. Diante do Emelec, terá um milionário Flamengo em mãos e a pressão pelo título da Libertadores.

– O Emelec tem experiência de Libertadores, o Angulo é um jogador já conhecido e observado na Europa. Vimos os jogos do Emelec, já enfrentou um brasileiro, que é o Cruzeiro. É um time de intensidade muito alta – afirma o português.

– A pressão que se tem sobre mim é a pressão que todos os grandes treinadores gostariam. É uma pressão positiva e que sempre procurei ter por estar nos clubes top – completou.

Nesta quarta-feira, Jorge Jesus completará 65 anos e também carrega outra boa superstição. Em 1981, o Flamengo foi campeão pela única vez da Copa Libertadores na primeira vez em que disputou. Quem sabe o comandante português não repete o feito logo na sua primeira participação no torneio?

Mesmo estilo mesmo com desfalques

O Flamengo tem as ausências de Everton Ribeiro, Arrascaeta e Vitinho contra o Emelec, mas Jorge Jesus não fará mudanças no estilo de jogo. De acordo com o treinador, a equipe realiza as mesmas atividades com os jogadores considerados titulares e reservas e confia que todos podem executar as ideias treinadas. – O fato de ter alguns jogadores lesionado não nos vai fazer mudar a forma de jogo. Trabalhamos todas da mesma maneira. Temos que seguir em frente com os jogadores que temos e não estou preocupado com isso. Confio em todos – afirmou o comandante português. O trio deve ser substituído, respectivamente, por Berrío, Gérson e Bruno Henrique, que retornou à equipe titular após se recuperar das dores no tornozela e entrar no segundo tempo da partida contra o Corinthians, no último domingo. Outro que deve estrear entre os titulares é o lateral-direito Rafinha, inscrito para esta fase da Copa Libertadores.

Lembrando que o lateral-esquerdo Filipe Luís, anunciado oficialmente como reforço na última terça-feira, pode ser inscrito pelo Flamengo nas quartas de final – caso avance diante do Emelec. Os clubes podem fazer duas trocas por etapa até a semifinal.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/pelo-flamengo-jorge-jesus-estreia-na-champions-league-latina-contra-emelec-23827316.html