Peruano: ‘Elitizaram a torcida. O Flamengo hoje é frio’

Sócio-proprietário e ex-integrante de torcida organizada, José Carlos Peruano, da chapa amarela, se diz a voz dos excluídos no Flamengo. Ao se candidatar a presidente do clube, ele afirma que pretende resgatar o clube popular.

Confira a entrevista:

EXTRA: O que fica de bom para ser aproveitado da atual gestão e o que você pretende modificar?

Fica de bom a parte financeira. Mas pegaram contratos mastigados, surfaram nessa onda, o mérito foi organizar e profissionalizar. Elitizaram e excluíram a torcida. A loja Espaço Rubro-negro vende ingresso e mata todas as lojas. A Fla Boutique de dentro do clube fechou. Outras vão à falência. Uma pessoa enriquece, é um monopólio. Igual sócio-torcedor, uma empresa fica rica e o Flamengo não controla o programa.

E quais as mudanças que você quer fazer no futebol? Já fecho nomes?

Futebol é as joias da coroa. Bandeira não entende nada. E o Lomba tá treinando um vice pra quando ele assumir. Contrataram o estagiário que era o Barbieri. Na minha gestão o vice de futebol vai ser o Marcos Braz. Diretor é o Rodrigo Caetano. Se tiver uma gestão que cobre ele dá resultado. Ele era bode expiatório. Noval é uma rainha da Inglaterra. Se tem o Rodrigo Caetano o negócio do Diego Alves tinha sido resolvido. Pra ele agredir o Noval, tinha motivo. Teve sacanagem.

Qual o perfil desejado para o elenco do Flamengo?

Tem que ter perfil de luta. O Flamengo hoje é frio. Não agradecem a torcida nos jogos. No hotel se perdeu não muda o semblante. É um clube sem vida. Não muda nada, não tem cobrança. Lomba é uma pessoa boa mas para futebol não da. Os caras enquadraram ele com o GPS. Diego não tem perfil. Paqueta nem era pra estar jogando vendido. Vendeu bem. Virou popstar. Em um ano está de volta. Na Europa não se sai bem. Se não vende em um mês não valia a mesma coisa.

Qual o treinador que você quer contratar?

Eles querem o Renato. Virou marca. MAs Flamengo não é igual o Grêmio. Ele não vai querer ser contrariado. É muito vaidoso. O Abel já mostrou o trabalho no Flamengo. Confio no Cuca e botaria ele. Mas ficou doente. Então gosto do Marcelo Cabo. Se subiu com o CSA com estrutura do Flamengo pode fazer um bom trabalho. E mandar muitos jogadores embora.

Há negociações para estádio do Flamengo na sua chapa?

A diretoria tem o Pinóquio que é o Alexandre Wrobel. Perdeu, dizem que vai comprar um terreno na Barra. Vai sair o estádio em cinco anos com qualquer presidente. No dia 30 vão dizer que é o maior CT da América. Eles não fizeram sozinhos. Sai como se fossem reis. Mas venderam patrimônio do clube com aprovação dos conselheiros. É a gestão que mais perdeu na história. Tem que ficar com o Maracanã e fazer um estádio na Gávea pra jogos pequenos e shows.

Como você viabilizou sua candidatura? Por que quis vir presidente?

Nossos grupos são os excluídos. Os sócios anônimos. Os grupos estão fechados com o poder. Nossa voz é popular. Tiraram o direito dos sócios proprietários a comprar ingressos. Sócio-torcedor tem que ter cartão de crédito. Sou torcedor e batalho por eles. Tem que voltar a geral. O Flamengo só é popular da porta pra fora. A comissão eleitoral teve muitos da chapa rosa que tentaram derrubar nossa chapa. Me perguntaram porque fui com camisa do Flamengo no debate. Tem que ser a essência.

Você pretende dar espaço para as torcidas organizadas de novo no clube?

Falam de crimes, mas as mortes não são mais no estádio. Eu não sou nenhum santo, já fui de torcida organizada. Evolui, sou contra violência e temos que conscientizar esses garotos. Fazer um simpósio de organizadas. Tem que cadastrar todo mundo, o que é fiel tem que ter prioridade e desconto. Já fui membro da Torcida Jovem. Pra ser candidato precisa ter ficha limpa. Foram da chapa rosa ver minhas certidões porque alegavam que éramos criminosos. É um clube elitista. Passei fome pelo Flamengo. Acham o torcedor um idiota. Me perguntam como vou administrar. Com coração, com amor. Não tenho carro, apartamento, só tenho amor por esse clube. Tive alguns episódios de violência. Agredir um blogueiro foi erro grave. Tentaram me expulsar varias vezes. Me perseguiram bastante. Se não ficasse em dia me barravam. Sofri seis anos. Eles vão passar. Só ficam os vitoriosos. Os derrotados nunca vão entrar na história.

Quais seus projetos para o clube social?

Tenho o projeto do Fla-Mulher. Levar a terceira idade aos jogos, um coral. Integrar esses idosos que ficam na Gávea. Eles acabaram com todos os projetos. Quero um projeto social com as favelas no entorno e dar uma cota nas escolinhas para as crianças. Nos esportes olímpicos e no futebol. Integrar a população carente.

E para os Esportes Olímpicos?

Esporte Olímpico não tem dinheiro para viajar. Tiraram a alma deles. Só ficaram as estrelas. Os outros ficam vendendo doce na porta do Shopping Leblon. Só tem olhos para o basquete. O remo foi esquecido. Seis anos sem títulos.

Qual sua política para os jogadores da base?

A gente forma jogador pra vender. O mercado é cruel. Não sou hipocrita. Hoje os medalhões mandam no Flamengo. A base tem que ter prioridade. Queremos aproveitar os ídolos na base, como o Nunes. Ai eles contratam o Barbieri pra auxiliar. O cara foi campeão do mundo. Eles podem refinar a parte técnica. Mas ficam no museu, de lado.

Você acha que terá representatividade nas urnas?

Nossa candidatura vai até o final. É a voz dos excluídos. Eles querem terceirizar o clube e acabar com o social. Sou contra arena na Gávea. Não pode acabar com o tênis. Chega de puxadinho. A sauna não pode virar restaurante. É a Penha Circular contra os poços de petróleo e a Receita Federal. A campanha é pequena. Não tem grana nem cabo eleitoral. Mas vamos mostrar que o popular tem que ser ouvido. O brasileiro não quer votar no cara igual a ele, mas no cara de sucesso. Tem que mudar isso.

Manteria o Centro de Inteligência atual?

O Centro de Inteligência é burro. Tem que acompanhar o futebol. Vejo série B e C. Tem jogadores melhor que o Para. Tem grife. O empresario não vai me enganar como enganaram com o Vitinho. Lomba estava desesperado para acalmar a torcida. Se me oferece por 40 milhões eu pago dez. Se não quiser deixa ele na Rússia.

Manteria o Centro de Excelência em Performance?

O departamento médico inteiro vai embora. Vou trazer o Runco (José Luis Runco, médico) de volta, que foi traído pelo médico do UFC. Um chefe do departamento que nem é ortopedista. Os funcionários da base serão todos demitidos. Noval não fica, muito banana. Há um empresário que namora a filha dele e tem alguns jogadores no clube, isso é conflito de interesse.

O que pretende fazer com o Diego Alves?

Casa que não tem comando vira bagunça. Passa pelo respeito. Não é que ele não aceitou ser reserva. De repente foi liberado. O cara não ia agredir se não tem razão. Conto com ele. Cesar nas horas cruciais falha.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/peruano-elitizaram-torcida-flamengo-hoje-frio-23261932.html