Por: Guilherme Xavier e Letícia Marques
Ao longo dos últimos anos, o Flamengo montou um elenco recheado de jogadores do mais alto escalação do futebol nacional. Com isso, o Mais Querido teve de negociar algumas peças, a fim de rodar o plantel. Um dos casos mais emblemáticos foi o do volante Piris da Motta, que não vingou com Jorge Jesus e está emprestado ao futebol da Turquia. Assim, com o contrato no fim e sem negociação com o clube turco, o Mengo tenta usar a Copa América como ‘vitrine’, com objetivo de vendê-lo.
Vale destacar que, até o momento, Piris da Motta jamais foi titular absoluto no Flamengo. Desde o vínculo firmado junto ao San Lorenzo, por R$ 25 milhões, o volante teve poucas oportunidades, mesmo sendo convocado regularmente para a Seleção Paraguaia. Além disso, a alta competitividade da posição, com Willian Arão e Gerson, afastou qualquer possibilidade de chances do atleta no clube.
CONFIRA AS INFORMAÇÕES SOBRE O CONTRATO DE PIRIS DA MOTTA:
Empréstimo – 1 temporada
Opção de compra: 3,3 milhões de euros (R$ 23 milhões)
Dessa forma, a diretoria achou que seria benéfico emprestar o jogador e a negociação foi selada com o Gençlerbirliği, da Turquia. Curiosamente, o paraguaio se encontrou no clube turco, visto que já é a passagem mais artilheira de sua carreira, com seis gols em 33 partidas. Assim, o atual time de Piris se encantou com o jogador, mas não teve caixa para contratá-lo em definitivo, fato que torna a Copa América a última ‘vitrine’ antes de retornar ao Fla.
Pelo Flamengo, o volante da Seleção Paraguaia disputou 51 jogos e não marcou nenhuma vez. No entanto, como mencionado, a passagem de Piris da Motta pelo Mais Querido é recheada de títulos, já que o atleta foi campeão da América, do Carioca e do Brasileirão. Contudo, o jogador não participou da última campanha vitoriosa na liga nacional, visto que já estava no futebol turco.