Por cores, Flamengo só não lidera em torcida entre brancos; entre mais pobres, bate Corinthians …

A pesquisa feita pelo Datafolha, que revelou o Flamengo como dono da maior torcida entre clubes do Brasil, também mostra o clube rubro-negro a frente do rival Corinthians em praticamente todos os recortes de cor e renda – nas únicas exceções, há empate técnico entre os dois.

Considerando os recortes de cor feitos pelo instituto, o Flamengo só aparece numericamente atrás do Corinthians entre os brancos, com 16% contra 13%. A margem de erro para esse item, contudo, é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa igualdade técnica.

Entre todas as outras cores, vantagem rubro-negra: 23% a 14% entre pardos, 24% a 11% entre pretos, 27% a 13% entre amarelos e 28% a 5% entre indígenas (nessa última, o Corinthians nem tem a segunda maior torcida, atrás numericamente de São Paulo e Santos, 8% cada, e Grêmio, 6%).

As margens de erro, para mais ou para menos, para os recortes de cor são: três pontos percentuais para parda e branca, cinco pontos percentuais para preta, 11 pontos percentuais para amarela e 12 pontos percentuais para indígena.

No recorte por renda familiar, a maior vantagem da torcida do Flamengo aparece na faixa dos mais pobres. Entre aqueles com até dois salários mínimos, os rubro-negros têm 22%, contra 13% do Corinthians, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Para quem ganha entre 2 a 5 salários mínimos, há empate técnico dentro da margem de erro de também três pontos percentuais: o Flamengo tem 19% contra 15% do Corinthians.

O mesmo acontece entre os que recebem entre mais de 5 a 10 salários mínimos, com o Corinthians aparecendo numericamente a frente do Flamengo: 17% a 16%. A margem de erro no quesito é de seis pontos.

Já entre os mais ricos, que recebem mais de dez salários mínimos, a vantagem do Flamengo é maior, mas acaba ficando também dentro da margem de erro, que é de nove pontos percentuais: 24% a 10%.

Para a pesquisa, o Datafolha ouviu 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o país, entre os dias 29 e 30 de agosto.

Fonte: https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/6081332/por-cores-flamengo-so-nao-lidera-em-torcida-entre-brancos-entre-mais-pobres-bate-corinthians-com-folga

Share this content: