Durante a disputa para a Copa América, o Bahia foi um dos clubes que mais contratou no futebol brasileiro. Da Série A, ninguém mais anunciou tantos reforços. O Tricolor baiano contratou seis jogadores: o zagueiro Juninho e o meia Alejandro Guerra, do Palmeiras, o zagueiro Marllon e o atacante Lucca, do Corinthians, o zagueiro Wanderson, que veio do Athletico-PR, e o volante Ronaldo, emprestado pelo Flamengo.
O problema é que o regulamento da CBF, no seu artigo 11, diz que “cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato Brasileiro da Série A”. No caso do Bahia, foram seis. Dessa maneira, de acordo com reportagem de Andrei Kampff, em blog hospedado no UOL Esporte, os baianos teriam infringindo uma regra do torneio e, por isso, correm risco de punições severas pensando na pontuação do clube na classificação geral.

Pelo horário do Boletim Informativo Diário (BID), o último reforço do Tricolor de Aço registrado foi exatamente Ronaldo – teve o nome publicado no mecanismo da CBF às 14h51 do dia 19 de julho. O meio-campista foi a campo contra o Cruzeiro no empate por 0 a 0, na Arena Fonte Nova, no último domingo (21). Assim, o Bahia pode ser denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e corre o risco de perder quatro pontos na tabela, mais multa de R$ 100 mil.
Em comunicado oficial, o Bahia se considera respaldado pela CBF e rechaça a possibilidade de perder pontos no Brasileirão. No momento, o time comandado por Roger Machado é o 11º colocado, com 15 pontos. “O Bahia refuta a notícia e já recebeu a confirmação da CBF de inexistência da irregularidade. O clube está tranquilo e com foco apenas no jogo de domingo, contra a Chapecoense”, informou o clube.
Com cinco novidades e sem Felipe Luís, Flamengo divulga inscritos para oitavas de finais da Libertadores “Rafinha,Pablo Mari,João Lucas, Gerson e Lincon são as novidades para a fase Mata-mata.. Uribe,Ronaldo,Thiago Rodrigues,Klebinho, e Rafael Santos deixa a Lista. pic.twitter.com/ac98r7V8aq
— Harley Henrique (@Harleyviana22) July 23, 2019
Sendo assim, há chances de Ronaldo retornar ao Ninho do Urubu e ser reintegrado ao elenco de Jorge Jesus. Nessa janela, o Rubro-Negro contratou o meia Gerson e, ainda no setor de meio de campo, o volante revelado na Gávea ainda teria a concorrência de Gustavo Cuéllar, Willian Arão e Piris da Motta. O Santos era um clube interessado no futebol do volante antes de se transferir para Salvador.