O Flamengo precisa vencer as duas finais que restam pela frente para ser campeão brasileiro pela oitava vez. Depois de bater o Corinthians por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã, tem o confronto direto de semana que vem contra o Internacional, que segue no topo após derrotar o Vasco, e a rodada final diante do São Paulo.

Ao longo desta edição, a equipe rubro-negra oscilou bastante. Mas conseguiu em quatro oportunidades do torneio enfileirar três ou quatro vitórias. Em duas ocasiões, sob o comando de Rogério Ceni. A primeira contra Coritiba, Botafogo, Santos e Bahia. A outra, diante de Grêmio, Sport e Vasco.

Cálculos: O que Internacional e Flamengo precisam para ficar com título do Brasileiro

No primeiro turno, empatou com o Inter e perdeu para o São Paulo. Desde que Ceni assumiu, o momento mais conturbado foi o empate com o Fortaleza seguido de derrotas para Fluminense e Ceará. Agora, o que vale não é só competir, é ganhar.

O raio-x da campanha até aqui é importante para dizer que o momento é favorável. Mesmo que o Flamengo não seja tão confiável para confirmar seus resultados. Foi assim que derrotou o Corinthians. Sem brilho, com maior controle do jogo e alguns bons momentos de seus jogadores mais decisivos.

Mudanças

Com a volta de Rodrigo Caio na zaga, Ceni apostou na manutenção de Arão recuado. E viu o (ex)volante abrir o placar de cabeça, em bola parada. O maior perigo do Flamengo foi assim. Bruno Henrique quase ampliou em jogada de escanteio. A bola foi no travessão.

Carioca 2021:como estão os estádios a menos de um mês da competição

Com a decisão sobre a defesa, o técnico manteve Gerson e Diego para a transição. E é aí que o Flamengo tem estado previsível em alguns jogos. Em tarde que Arrascaeta e Éverton Ribeiro também não brilharam, coube a Bruno Henrique comandar o ataque pela esquerda.

No segundo tempo, principalmente, o atacante puxou quase todas as jogadas de perigo. E em um arremate dele, a bola sobrou para Ribeiro, que serviu Gabigol. O camisa nove empurrou para a rede. E fechou o placar suficiente.