Prancheta do Pet #6 – O Flamengo de Dorival

Três jogos. Duas semanas cheias de treinamento. Isso foi o suficiente para Dorival Júnior começar a dar uma cara diferente ao Flamengo, promovendo mudanças táticas e principalmente de postura.

O sistema de jogo é o mesmo 4-2-3-1 do final da passagem de Maurício Barbieri, mas as transições e as movimentações são bem diferentes. Na transição ofensiva Dorival Júnior opta por um estilo mais vertical e objetivo, onde os jogadores procuram realizar mais passes verticais que horizontais, possibilitando a chegada no último terço com a adversário ainda desorganizado defensivamente.

Um ponto a se destacar é a armadilha que a equipe cria quando não consegue fazer a transição em velocidade. Quando o adversário consegue fechar as linhas de passe, impedindo a saída rápida, o Fla inicia troca de passes no setor defensivo entre zagueiros, laterais, volantes, e até goleiro, fazendo a bola rodar entre os corredores, atraindo o adversário para seu próprio campo. Com o oponente mais descompactado, os meias do Fla se movimentam no espaço entrelinhas para receber a bola. Quando esse passe encaixa, o time acelera a jogada, os jogadores próximos ao portador se movimentam atacando os espaços e em poucos segundos a jogada tem uma definição.

Essa busca pelo jogo mais vertical tem sido uma das principais mudanças de Dorival Júnior à frente do Flamengo. O time que antes prezava pela posse, muitas vezes desacelerando as transições e fazendo uma saída de bola mais segura, hoje acelera e busca o passe vertical, mesmo que não seja o passe mais fácil.
Já no momento defensivo, o ponto em destaque é a pressão pós-perda do time de Dorival. Isso não é bem uma novidade no Flamengo, tendo em vista que Barbieri também era adepto a este tipo de transição. Porém com Dorival a pressão é feita por mais jogadores. E este é o ponto que vale uma reflexão. Por que há mais jogadores fazendo a pressão pós-perda? Simples. Pois durante o momento ofensivo há mais aproximação. E se há mais aproximação, há mais jogadores próximos da jogada onde a bola foi perdida. Consequentemente, há mais jogadores fazendo a pressão.

ENTENDA MELHOR AS NOVIDADES IMPLEMENTADAS POR DORIVAL NO VÍDEO ABAIXO:

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/10/prancheta-do-pet-6-o-flamengo-de-dorival/

Share this content: