Presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara fala de dívidas, 'dor de cotovelo' de RJ-SP por …

Presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara, conversou com a reportagem do ESPN.com.br por quase duas horas e falou sobre os principais assuntos que envolvem a equipe alvinegra na temporada.

O mandatário se posicionou sobre a paralisação dos jogos por conta da pandemia de coronavírus e as possíveis alterações que a parada trará nos salários dos atletas. Falou também sobre Jorge Sampaoli, um possível retorno de Róger Guedes, o novo estádio e dois rivais: Cruzeiro e Flamengo.

Flamengo imbatível?

“Se o Flamengo fizesse dois times para disputar o Brasileirão, ele disputaria as primeiras colocações com o principal e com o reserva. Eles têm um fluxo de caixa gigantesco pelo tamanho da torcida, retorno de televisão proporcional a isso. Ainda fez grandes vendas nos últimos anos.

Mas lembro; o Flamengo passou seis anos fazendo o dever de casa para colher isso que está colhendo hoje. De alguma forma, nos espelhamos neles. Não vamos fazer nenhuma irresponsabilidade no Atlético. Temos que aprender com nossos adversários e ver o que eles estão fazendo errado e certo.

Quero deixar aqui uma história de reorganização pelo menos. Lógico que eu gostaria e ainda quero muito ganhar títulos. Mas a minha grande contruibuição será essa e acredito que, no futuro, assim como o Bandeira de Mello (ex-presidente do Flamengo) foi reconhecido, eu venha a ser mais reconhecido no Atlético”.

Sampaoli

“A gente teve que fazer uma mudança radical para tentar salvar o nosso ano, a ideia do Sampaoli foi a de buscar um treinador que… Ele vinha fazendo um grande trabalho no Santos, mas que também teve eliminações na temporada. Mas ele fez um excelente trabalho, e o Santos só não foi campeão porque o Flamengo ano passado teve uma trajetória completamente fora da curva do que a gente vê nos campeonatos nacionais. Ele conseguiu fazer um trabalho muito bom. E o estilo de jogo. Nós sabemos muito bem que o Atlético sempre teve um estilo de jogo no ataque, ‘Galo Doido’, é aquele Atlético que aperta o adversário, que sufoca, principalmente em casa. E esse é o estilo dele (Sampaoli).”

Róger Guedes

“Olha, acho que o Róger Guedes é uma situação muito interessante, o jogador veio para o Brasil exatamente fugindo do coronavírus na China, mas ele tem contrato lá com salário bem elevado. O time pagou 9,5 milhoes de euros (R$ 52 milhões), e o quadro que se imaginava era o seguinte: vamos manter o jogador aqui pra que ele se mantenha em atividade e, com o Campeonato Chinês parado, claro, encontrar algum clube para que ele esteja perfomando, mas o cenário mudou.

Estão cogitando que o Chinês vai voltar e o nosso vai estar parado, aí vai ser complicado de fazer uma contratação desse tamanho, com desembolso elevado. O time pede, mas é um salário pesado que vamos colocar na folha, e a gente não vai ter nenhum tipo de receita, seria até irresponsabilidade da nossa parte fazer esse tipo de coisa. Eu sei que a torcida adora o Róger Guedes. Eu, particularmente, fico muito feliz porque foi uma contratação pessoal minha

Cazares fica?

“Estou deixando por conta do treinador, do Mattos, eles ainda estão analisando o elenco. Ninguém tem posição garantida, ninguém tem garantia que vai permanecer. Não tenho uma resposta imeditada para te dar.

Acho que o Cazares é um jogador que, quando ele quer entregar, tem poucos jogadores como ele na posição no Brasil. O problema é que ele vem oscilando em alguns jogos. Alguns jogos jogava excepcionalmente bem, e outros apagava. A gente espera que, na mão do Sampaoli, ele possa perfomar bem e repetir grandes atuações.”

Dívidas

“É mais ou menos assim, você vende o almoço apra comprar o jantar. Nós estamos buscando alternativas para encontrar dinheiro mais barato e procurar nossos credores para tentar um desconto e tentar reduzir nossa dívida.

Como a parada afeta o clube

“Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, está nos representando junto ao sindicato dos atletas e as entidades de um modo geral, para termos um interlocutor só. Ele é um sujeito muito preparado. Na reunião que tivemos na semana passada, fizemos uma proposta para que se desse, a partir de segunda-feira, 30 dias de férias para os atletas e pagando 50% tanto de CLT, quanto direitos de imagem.

 Presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara fala de dívidas, 'dor de cotovelo' de RJ-SP por ...play
2:47

Presidente do Atlético-MG, Sette Câmara fala sobre pausa por pandemia: ‘Se mantiver, podemos suspender os contratos’

Presidente falou com exclusividade para a ESPN

Persistindo essa situação, nós então manteríamos o contrato por mais um mês e aí, eles estariam fora do periodo de férias, se comprometendo a estar treinando em casa, mediante a orientação do nosso pessoal de preparação física. Persistindo por mais 30 dias, aí teriamos que fazer uma suspensão dos contratos. Sem receitas, não teria como continuar pagando folhas que são elevadas. Por menor que seja a folha, proporcionalmente, ela tem o mesmo impacto.

Nesse caso, não tendo retorno dos campeonatos no mês de junho, nossa ideia é suspender os contratos, mas isso não implicaria na redução de contratos dos atletas, por exemplo. O contrato terminando em 31 de dezembro, se ele ficar com o contrato suspenso por um ou dois meses, esse contrato seria prorrogado por esse periodo em 2021.

É só um começo, o que está acontecendo no futebol vai acontecer em todas as empresas, no geral. Nós não temos como achar um caminho que não seja do diálogo, do bom senso.”

NOTA DA REDAÇÃO: A proposta citada por Sette Câmara foi negada pelas entidades que representam os atletas. Uma segunda sugestão foi feita pelos clubes. Leia mais aqui.

Dor de cotovelo do eixo Rio-SP?

 Presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara fala de dívidas, 'dor de cotovelo' de RJ-SP por ...play
2:25

Sette Câmara defende lado financeiro da chegada de Sampaoli: ‘Enxergo crítica como dorzinha de cotovelo’

Presidente do Atlético-MG falou com exclusividade à ESPN

Grama sintética e novo estádio

“Inclusive, conversei com o Alexandre Mattos sobre isso, nesse periodo de quarentena a gente conversa com todo mundo. Conversando, ele falou comigo que talvez ele seja um dos maiores especialistas nessa matéria, porque ele foi pessoalmente olhar na Europa alguns campos, alguns gramados… Existem situações que eu até não sabia. Ele disse que, dependendo do adversário, você pode fazer com que a grama fique mais rápida ou mais lenta, de acordo com um produto que você usa na grama”

Cruzeiro

“Já tive um ódio muito grande, hoje eu só vejo como um mero adversário em campo. Aquela coisa que o torcedor tem, muitas vezes, ela é formada pela magia da adversidade, mas que acho estranho que tenha esse tipo de ódio. Mudei, tenho vários amigos que são cruzeirenses, não dá para imaginar que hoje somos amigos, e amanhã inimigos mortais… Eu quero que eles fiquem na Série B, podem ir para a Série C…”

Fonte: https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/6791038/presidente-do-atletico-mg-sergio-sette-camara-fala-de-dividas-dor-de-cotovelo-de-rj-sp-por-sampaoli-e-elogia-flamengo

Share this content: