Arbitragem não viu pênalti na jogada envolvendo o zagueiro Léo Pereira
Flamengo e Corinthians ficaram no 0 a 0 nessa quarta-feira (12) e frustraram os planos das torcidas para a final da Copa do Brasil. Agora, a definição ficou para o jogo de volta da finalíssima, marcado para o dia 19 de outubro, no Maracanã. Apesar disso, o empate sem gols ainda irá repercutir bastante até a decisão, por conta de um lance polêmico. Presidente do Alvinegro, Duilio Monteiro assumiu que o clube vai tomar providências contra a arbitragem.
— Primeiro: um absurdo, né. O VAR existe para isso. Pelo que a arbitragem me passou, o VAR diz que a bola desviou na barriga e isso é muito claro que não. A imagem é muito clara. Então, a gente agora vai tomar as providências possíveis. Infelizmente não volta, é um erro gravíssimo. A bola não desvia em lugar nenhum, a imagem é muito clara, dá para ver de vários ângulos. Então, eu quero entender porque o VAR não chamou. É um absurdo isso, tem um VAR para isso, em uma final de campeonato e o VAR não recomenda que vá se olhar e ainda tem uma interpretação que é impossível ter. A bola em nenhum momento passa perto da barriga -, disse o presidente, em entrevista coletiva, antes de prosseguir:
— Quem está em campo não viu, não tem a certeza, agora o VAR existe para isso. Aí o VAR interpretar, primeiro, que é movimento natural do braço não existe, né, ele (Léo Pereira) amplia o espaço, a bola passaria e o Giuliano está atrás. Então, não dá para se enganar, é um absurdo. Agora, a gente vai ouvir o áudio do VAR, mas não tem muito o que fazer. Só que isso não se repita, é uma pena, é uma final de campeonato -, completou.
O lance em questão aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo e envolveu o zagueiro Léo Pereira. Após um cruzamento feito pelo ataque do Corinthians no lado direito de defesa do Flamengo, a bola acaba batendo no braço do camisa 4 e virou motivo de protestos por parte dos paulistas. No entanto, o árbitro Bráulio Machado entendeu a jogada como normal, assim como o VAR, que não recomendou revisão. Com isso, a partida terminou sem gols.
Agora, a decisão da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians ficou para a próxima quarta-feira (19), no Maracanã, às 21h45 (horário de Brasília). Antes disso, no entanto, as equipes terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro. No sábado (15), o Mengo recebe o Atlético-MG, às 20h30 (de Brasília), mesmo dia de que o Alvinegro encara o Goiás, mas às 19h (de Brasília). Ambos os jogos são válidos pela 32ª rodada da competição.