Prova dos 9: após largada ruim, Gabigol deslancha e supera início de antecessores no Flamengo

Gabriel Barbosa, mas pode chamar de Gabigol. De um atacante que leva gol no apelido, a torcida do Flamengo não poderia esperar algo diferente. O novo camisa 9 da Gávea até demorou a deslanchar, passou em branco nos cinco primeiros jogos, mas já pagou com juros e correção monetária. Com cinco gols nos últimos quatro jogos (veja no vídeo abaixo), superou o início de seus antecessores com a camisa rubro-negra.

Veja os gols de Gabigol pelo Flamengo

Gabigol largou atrás, mas, com cinco gols em nove jogos, tem números melhores do que Guerrero, Henrique Dourado e Uribe no início de suas trajetórias com a camisa rubro-negra. Apesar de também acumular gols perdidos, o camisa 9 está de bem com a torcida e vem cumprindo seu papel, especialmente em jogos importantes (marcou nos dois jogos da Libertadores, por exemplo).

Entre os centroavantes que passaram pelo Flamengo na última década, só não marcou tantos gols nos nove primeiros jogos do que Vágner Love (em suas duas passagens) -, Adriano e Alecsandro (veja no quadro abaixo).

O início dos centroavantes no Flamengo na última década

JogadorGols nos primeiros 9 jogosTemporada
Vagner Love102010
Adriano72009
Vagner Love72012
Alecsandro62014
Gabigol52019
Marcelo Moreno52013
Guerrero42015
Henrique Dourado42018
Kayke42015
Eduardo da Silva42014
Jael32011
Wanderley32011
Felipe Vizeu32016
Leandro Damião22016
Hernane Brocador22012
Liédson22012
Deivid22010
Dênis Marques22009
Uribe12018
Val Baiano02010

Artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2018, o desempenho de Gabigol no Flamengo também é melhor do que a largada de outros goleadores da Série A que desembarcaram na Gávea no ano seguinte. Como por exemplo Josiel, que fez três entre 2008 e 2009; e Dada Maravilha e Souza, que fizeram quatro em 1973 e 2007, respectivamente. E iguala o de Dimba em 2004, com cinco gols.

Estilo diferente dos antecessores

Os números, agora, o favorecem, mas Gabriel em nenhum momento foi contestado. Apesar da curta seca de gols em seus primeiros jogos, teve boas atuações e vem sendo muito participativo desde o início.

Gabigol vai conquistando cada vez mais seu espaço no Flamengo — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Não foram poucos os gols perdidos. Pesa a seu favor as inúmeras chances criadas por ele e para ele. Ao contrário de seus antecessores, Gabigol é um atacante de muita movimentação e que dá mais opção a quem vem de trás. Nos últimos anos, o esquema do Flamengo era contestado por não favorecer centroavantes fixos, mais presos à área, casos de Guerrero e Dourado, por exemplo.

Sintonia com a torcida

Certamente esse é um dos fatores pelo qual parte da torcida está encantada com o camisa 9. Gabriel, no entanto, também sabe, como poucos, se comunicar com o torcedor. Seja nas redes sociais, onde não se cansa de declarar-se ao Flamengo, ou no estádio, quando cada comemoração rende uma grande interação com os rubro-negros.

Obrigado Senhor por essa noite mágica.. Vamos MENGÃO! 📸 @andrellmourao

Contra a LDU, por exemplo, comemorou diante dos torcedores. No gol de Uribe, jogou-se nos abraços de Abel e surpreendeu o próprio treinador. O estilo vibrante agrada o torcedor rubro-negro. Talvez por isso, na internet, já tenha até vaquinha online, criada por rubro-negros, para ajudar o clube a comprar o camisa 9 em dezembro, quando acaba o empréstimo da Inter de Milão, da Itália. Até o momento, no entanto, é apenas uma brincadeira, e nem R$ 1 foi arrecadado.

Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens – clique aqui!

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/prova-dos-9-apos-largada-ruim-gabigol-deslancha-e-supera-inicio-de-antecessores-no-flamengo.ghtml

Share this content: