• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

Próximo de voltar aos jogos, Gabigol tem maior participação em gols nesta temporada do que em 2019

Por: Aguinaldo Junior

O Flamengo precisa vencer o São Paulo, neste domingo (01), pela 19ª rodada do Brasileirão, para buscar ser campeão simbólico do primeiro turno. Para isso, o Internacional tem que empatar ou ser derrotado pelo Corinthians, na Neo Química Arena, em Itaquera-SP, neste sábado (31). Domènec Torrent está prestes a poder contar com o retorno de Gabriel Barbosa aos jogos, e o Coluna do Fla fez um comparativo com os números do próprio centroavante pelo Mengão.

Gabriel Barbosa foi contratado por empréstimo em 2019 e fez uma temporada especular pelo Flamengo. No entanto, os números de 2020 do camisa 9 vinha sendo superior aos do ano anterior. Isso porque, a média do centroavante foi de 0,93 participação em gol na última temporada. Nesta, ele tem média de 1,04 e vinha comandando o ataque rubro-negro até se lesionar.

Em 2019, o jogador atuou em 59 jogos, marcou 43 gols e deu 12 assistências. Neste ano, no entanto, ele entrou em campo 25 vezes, balançou as redes em 16 oportunidades e deu dez passes para companheiros marcarem tentos. Vale lembrar que, em janeiro de 2020, o Flamengo comprou Gabriel Barbosa, que pertencia à Inter de Milão, da Itália, por R$ 95.2 milhões.

Confira o comparativo 2019 x 2020 de Gabigol:
2019: 43 gols | 12 assistências | 59 jogos | média: 0,93
2020: 16 gols | 10 assistências | 25 jogos | média: 1,04

Na derrota por 5 a 0 para o Independiente del Valle, pela Libertadores da América, no dia 17 de setembro, Gabriel Barbosa sentiu incômodo na parte anterior da coxa direita e, após exames, foi constatada lesão no local. Após tratamento, o centroavante voltou diante da mesma equipe, também pela competição continental, no dia 30 do mesmo mês, mas sofreu contusão ligamentar no tornozelo. A partir de então, ele não entrou mais em campo com o Manto Sagrado.

Gabriel Barbosa publicou vídeo de treinamento na praia e também participou normalmente do treino da última quinta-feira (29), no Ninho do Urubu. Por isso, a expectativa pelo retorno do centroavante cresceu. Caso seja relacionado para o embate contra o São Paulo, ele voltará a disputar um jogo após 32 dias sem atuar com a camisa do Mengão. O duelo com o Tricolor está marcado para as 16h (horário de Brasília), no Maracanã.

Publicado em colunadofla.com.