Pulgar e Plata treinam e estão à disposição para clássico contra Palmeiras

Erick Pulgar e Gonzalo Plata treinaram normalmente nesta quinta-feira (21) e devem estar à disposição de Leonardo Jardim para o clássico contra o Palmeiras no sábado (23). A dupla havia se afastado dos compromissos anteriores do Mengão por problemas físicos, mas já se recuperou e volta a integrar o elenco para a rodada do Brasileiro.

Pulgar ficou de fora por dores no ombro, enquanto Plata recuperava-se de um incômodo no joelho. Os dois estão treinando normalmente há alguns dias e devem estar liberados para Leonardo Jardim escalar na partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A volta dos jogadores reforça o time para um duelo que promete ser decisivo na luta pela liderança.

Desfalques confirmados no clássico

Se Pulgar e Plata voltam com perspectivas positivas, o técnico não poderá contar com outros atletas importantes. Danilo foi expulso na partida contra o Athletico-PR por acúmulo de cartões amarelos — recebeu o primeiro aos 24 minutos do segundo tempo e o segundo nos acréscimos do empate sem gols na Arena da Baixada. A suspensão automática o afasta do duelo no Maracanã.

Além do zagueiro, Jorginho e Evertton Araújo também cumprem suspensão por acúmulo de amarelos. Arrascaeta segue fora por se recuperar de cirurgia na clavícula. O impacto é real na estrutura defensiva e na criação do time, mas o Mais Querido tem buscado contornar as adversidades.

Clássico em momento crucial da temporada

O jogo será disputado no Maracanã às 21h (horário de Brasília) e marca confronto direto na luta por posição. O Flamengo ocupa a segunda colocação do Campeonato Brasileiro com 31 pontos, enquanto o Palmeiras lidera com 35. Contudo, o time paulista tem um jogo a mais disputado, o que abre espaço para o rubro-negro se aproximar da ponta.

A partida terá transmissão pelo SporTV, em canal fechado, e pelo Premiere, no pay-per-view. A expectativa é de casa cheia no estádio do Rio de Janeiro, refletindo a importância do confronto para a Nação rubro-negra. O confronto direto traz pressão, mas também oportunidade para o Mengão ganhar terreno na disputa pelo título.

Antes do clássico, o zagueiro Léo Pereira já reconheceu a pressão externa que envolve enfrentar o Palmeiras. O defensor falou sobre o assunto após a vitória sobre o Estudiantes na Libertadores, deixando claro que o elenco está ciente da magnitude do duelo. Com a volta de Pulgar e Plata ao departamento de saúde do time, Leonardo Jardim terá mais ferramentas para montar uma estratégia ofensiva no Maracanã.