Nos últimos anos, o Flamengo tem reforçado seu elenco com atletas que possuem experiência em seleções e um histórico relevante na Europa. Para a equipe de 2025, um jogador se destaca por atender a ambas as características: Danilo. Além de representar a seleção brasileira, o zagueiro teve passagens por diversos clubes no Velho Continente, inclusive pelo Manchester City (ING).
Além de Danilo, há outros jogadores que têm conexão tanto com o Flamengo quanto com o Manchester City. Alguns deles alcançaram grande sucesso, enquanto outros não são tão lembrados pela Nação Rubro-Negra. Abaixo, apresentamos os atletas que têm história com as camisas do Mengão e do time inglês.
Danilo, que atuou em clubes como Real Madrid (ESP), Porto (POR) e Juventus (ITA), jogou duas temporadas no Manchester City (ING), especificamente em 2017/18 e 2018/19. Ao todo, foram 60 partidas, nas quais marcou quatro gols e forneceu quatro assistências. Sua passagem foi bastante vitoriosa, resultando em dois títulos da Premier League, duas Copas da Liga e uma Copa da Inglaterra.
Após sua experiência no City, Danilo transferiu-se para a Juventus, onde atuou por cinco temporadas e meia. No ano de 2025, o lateral, que se tornaria zagueiro, realizou seu sonho de infância ao vestir o Manto Sagrado do Flamengo. Até agosto de 2025, o atleta conquistou dois títulos pelo clube: a Supercopa e o Campeonato Carioca.
Pablo Marí, campeão da Libertadores e do Brasileirão de 2019, teve um vínculo com o Grupo City, mas não chegou a jogar no clube inglês. O zagueiro espanhol atuou por empréstimo no Girona (ESP), NAC Breda (HOL) e La Coruña (ESP) antes de ser contratado pelo Flamengo.
Durante sua breve passagem pelo Flamengo, Pablo Marí participou de 30 jogos, com três gols marcados e uma assistência. Após o sucesso no ‘ano mágico’ de 2019, o zagueiro retornou à Europa, onde jogou em grandes clubes, como Arsenal (ING), Udinese (ITA) e Fiorentina (ITA).
Marlos Moreno viveu uma situação semelhante à de Pablo Marí: embora tenha vínculos com o Grupo City, nunca atuou no Manchester. O colombiano também passou por empréstimos em clubes como La Coruña e Girona. Em 2018, o atleta defendeu as cores do Flamengo, onde fez 35 jogos, anotou um gol e contribuiu com uma assistência.
O primeiro jogador com passagem pelo Manchester City a atuar no Flamengo foi Elano. No time inglês, o ex-meia disputou 80 jogos, marcando 18 gols e dando 12 assistências nas temporadas 2007/08 e 2008/09. Apesar de seus números impressionantes, o ex-jogador da Seleção Brasileira não conquistou títulos.
No Flamengo, Elano sagrou-se campeão do Campeonato Carioca em 2014. No entanto, sua passagem foi breve, com apenas 15 jogos realizados, três gols e uma assistência. O atleta se aposentou dois anos depois, após uma experiência no futebol indiano e um término de carreira no Santos.
Publicado em colunadofla.com