Quem é Itair Machado, o dirigente do Cruzeiro que ganhou fama nacional ao peitar o Flamengo

Itair Machado é figura conhecida no futebol mineiro desde meados dos anos 2000, por causa do Ipatinga, clube que fundou em 1998 na cidade mineira homônima, a pouco mais de 200 quilômetros de Belo Horizonte. O dirigente ocupa o cargo de vice-presidente de futebol do Cruzeiro desde o ano passado, quando Wagner Pires de Sá assumiu a presidência do clube. Mas foi nas últimas semanas que Itair ganhou destaque nacional ao acusar o Flamengo de aliciar o meia Arrascaeta. Acabou vendendo o jogador uruguaio, por uma cifra recorde para o futebol nacional.

O vice do Cruzeiro chamou atenção pelo estilo bravo, direto e irônico, sem papas na língua, e também pelo uso de expressões e analogias curiosas – algumas até engraçadas –, como quando, em um momento da novela envolvendo Arrascaeta e Flamengo, disse que não aceitava dividir o valor oferecido pelo clube carioca em várias parcelas porque o Cruzeiro "não era Casas Bahia".

+ Thiago Neves por Luan: Itair revela bastidores de quase troca com o Grêmio

Itair Machado recebeu o GloboEsporte.com na Toca da Raposa II para uma entrevista, na qual contou um pouco sobre sua vida, da infância difícil até a trajetória no futebol, além de falar sobre o seu estilo "diferente", que, segundo ele, tem o objetivo de defender os interesses do torcedor do Cruzeiro.

– Eu praticamente não tive pai. Quando eu tinha oito, nove anos, ele abandonou a minha família, e eu passei a ser engraxate, catador de papelão e ferro velho. Então, eu sou formado na escola da vida. E o torcedor gosta de saber a verdade. Ele não gosta que você fique escondendo as coisas. É lógico que nem tudo você pode falar, porque tem coisas, até por questão estratégica, comercial, que você não pode falar – disse o dirigente, que vê na superação, lá atrás, a base para a experiência que tem hoje.

– Eu era engraxate, catador de papelão, ferro velho. Depois, montei uma empresa na área de consórcio. Cheguei a ser o número 1 em vendas, como vendedor de consórcios da Fiat. Quem é vendedor de consórcio e de livros passa a ter uma experiência na vida, não só comercial.

Parceria entre Ipatinga e Cruzeiro

Itair Machado fundou o Ipatinga em 1998. Ele ganhou holofotes e elevou o patamar do clube. Sob seu comando, o Ipatinga conquistou o Estadual de 2005 (sobre o Cruzeiro, de Fábio, Fred e companhia, comandado por Levir Culpi), foi vice em 2006 e 2010, e ainda chegou às semifinais da Copa do Brasil de 2006. Em 2007, o clube foi vice-campeão da Série B do Brasileiro e subiu para a elite, mas não conseguiu permanecer na Série A. Isso tudo só foi possível pela aproximação do clube do Vale do Aço com o Cruzeiro.

Itair Machado ganhou notoriedade no futebol no Ipatinga — Foto: TV Globo

– Eu, na verdade, joguei bola há muitos anos, vim para o Cruzeiro, depois passei por outro clube. Mas parei de jogar futebol e me afastei totalmente. Aí eu tinha uma empresa, que começou a patrocinar alguns clubes do interior de Minas, o Valério, a Caldense… Daí, veio a ideia que, em Ipatinga, tinha o estádio (Ipatingão), mas não tinha o time. Depois veio a parceria com o Cruzeiro, o time cresceu muito.

– Começou assim (a parceria com o Cruzeiro): minha empresa patrocinava o Valério, e o Maluf, que foi diretor do Cruzeiro e do Atlético e que Deus o tenha (o ex-dirigente faleceu em 2017), tinha saído do Valério e estava querendo vir para Belo Horizonte. Na época, eu falei: por que você não vai trabalhar nos clubes grandes? Eu tinha um amigo em comum com o Zezé Perrella, eu apresentei os dois. Na época, o Zezé bancou um curso para ele na Fundação Getúlio Vargas, aí depois que ele fez esse curso, o Zezé o contratou. Depois, criei o Ipatinga e, como já tinha esse relacionamento, aí emprestou um jogador, dois, e depois nasceu uma parceria oficial.

Polêmico desde… sempre?

Na época em que comandava o Ipatinga, Itair colecionou polêmicas no interior de Minas, pela personalidade forte e por suas declarações. Quando o time do Vale do Aço vivia boa fase, chegando à semifinal da Copa do Brasil e à Série A do Brasileiro, o dirigente chegou a declarar que o Ipatinga era a segunda força de Minas, atrás apenas do Cruzeiro, mas à frente de América-MG e Atlético-MG.

"O clube, quando ele começa incomodar nacionalmente, que é ganhar os títulos, como o Cruzeiro vem ganhando, as pessoas, os outros clubes passam a atacar. Queiram ou não, passam a atacar"

Hoje, no Cruzeiro, algumas declarações de Itair têm ganhado mais destaque na mídia nacional. O vice de futebol do clube tem batido de frente com clubes, dirigentes, agentes de atletas e com a imprensa.

– Quando eu assumi aqui, eu sempre disse que o meu estilo é de falar a verdade e, lógico, com respeito. Acho que, em momento algum, eu desrespeitei ninguém. Pode ser que a verdade desagrade, e a pessoa se sinta desrespeitada. Mas o intuito é falar a verdade e defender o Cruzeiro. Sei que a gente cativa muitos inimigos por isso, mas eu estou aqui para defender a torcida do Cruzeiro.

A aproximação recente com o Cruzeiro

Fora do futebol havia alguns anos, Itair foi convidado pela Chapa União, ligada ao então presidente, Gilvan de Pinho Tavares, para ajudar na campanha à presidência do Cruzeiro para o triênio 2018-2020, e o grupo acabou vencendo o pleito em outubro de 2017.

– Fiquei quatro anos fora do futebol, e o Wágner Pires (de Sá, hoje presidente do Cruzeiro) e o Serginho (Nonato, atual diretor geral do Cruzeiro) me convidaram para coordenar a campanha para a presidência. Até então, não iria trabalhar com futebol, só iria coordenar a campanha. Mas vários conselheiros começaram a pedir para que eu assumisse o futebol, ajudasse na gestão. O próprio presidente eleito começou a insistir. E, no final, eu vi que poderia contribuir com alguma coisa, principalmente porque a família da minha esposa, o meu sogro, eles são cruzeirenses fanáticos.

Itair provoca Atlético-MG no dia em que o Cruzeirou contratou Fred — Foto: Divulgação / Cruzeiro

Essa relação do sogro e da esposa, como torcedores, com o Cruzeiro aguçou o desejo de Itair de ajudar o clube mais ativamente.

– Eles não estavam se sentindo representados dentro do Cruzeiro. Eu comecei a ver que poderia fazer esse trabalho, principalmente resgatar o Cruzeiro fora de campo. Se você for olhar e medir forças com o eixo Rio-São Paulo, não só o Cruzeiro, mas os outros clubes do Brasil, sempre se sentem por trás disso. Com a força da nossa torcida, e o Cruzeiro é papa-títulos, nós temos condições de ter uma representatividade maior no Brasil e nos contratos comerciais.

Respeito ao Flamengo, como instituição

A negociação envolvendo a ida de Arrascaeta ao Flamengo criou um desgaste na relação entre o Cruzeiro e o clube carioca, que Itair Machado garante que era boa. O vice de futebol da Raposa prega respeito à instituição, mas, como manda o estilo do dirigente mineiro, o tom é diferente ao citar os integrantes da diretoria rubro-negra.

– Numa reunião de diretoria aqui (do Cruzeiro), eu disse: não temos que estar chateados com o Flamengo. O Flamengo é uma instituição e merece todo o respeito do Cruzeiro. Temos que estar chateados com quem está hoje no Flamengo. Aquelas pessoas estão no Flamengo, elas não são o Flamengo.

"A instituição Flamengo merece todo o respeito do Cruzeiro, a torcida do Flamengo merece todo o respeito do Cruzeiro. Mas quem está lá agiu totalmente de uma maneira sem escrúpulo. De maneira alguma, o Cruzeiro, em momento algum, foi procurar jogador de clube nenhum sem procurar o clube primeiro".

Itair aproveitou para reafirmar que, em sua opinião, houve aliciamento e explicar a frase que ficou marcada na negociação com o Flamengo por Arrascaeta, quando disse que não aceitaria parcelar o valor a ser pago pelo clube carioca, uma vez que "quem parcela é Casas Bahia".

– Um clube não pode ir no outro e roubar um jogador. Porque (o Arrascaeta) foi roubado. Mesmo pagando, foi aliciado e queriam pagar o preço que eles quisessem. Quando eu disse que quem parcela é Casas Bahia, era porque o parcelamento proposto era até 2021. Agora não. Teve pagamento à vista de mais da metade, com os outros 50% divididos em duas vezes, com a última sendo em dezembro deste ano. A gente sabe que, em todos os órgãos, principalmente nos canais nacionais, tem os flamenguistas e corintianos, que como torcida em quantidade são maiores, mas nossa torcida esse ano (2018) calou várias torcidas, principalmente a do Flamengo no Maracanã.

Agora é virar a página

Apesar da bronca com o Flamengo, Itair Machado acredita que a "política da boa vizinhança" seja o melhor caminho. Assim, espera colocar um fim na história envolvendo a ida de Arrascaeta para o clube carioca, virar a página e voltar a ter a boa relação recente que tinha com o Rubro-Negro. Para isso, ele aposta no bom relacionamento com Marcos Braz, vice de futebol do clube do Rio.

– O Cruzeiro não quer continuar com guerra. Até porque eu tenho com o Marcos Braz um bom relacionamento. O negócio só saiu por isso. E também por causa do André Cury, que teve coragem no meio de um tanto de capanga no Uruguai, porque ele já tinha uma carta do Gilvan (presidente anterior), ele tinha exclusividade na negociação. Então, uma negociação tinha que passar pelo André Cury. Eu acho que, no fim das contas, para o jogador ficou bom, porque, no fundo, ele é uma grande pessoa, um cara espetacular, que se perdeu neste momento por causa do procurador.

+ Leia outras notícias do Cruzeiro no GloboEsporte.com

– O Cruzeiro só abriu mão e fez em três pagamentos porque ficou insustentável conviver com o procurador do atleta. E na reunião que teve no Uruguai, a pessoa que nos representou lá ficou abismada como o procurador domina a mente do atleta. Teve um momento lá que o André Cury perguntou: "E esse rapaz com dois capangas?". O cara se identificou e falou: "Estou aqui porque esse Daniel Fonseca me deve 1,2 milhão de dólares e preciso receber". Esse foi o nível. E tem coisa muito maior que aconteceu e não dá para falar. Foi uma coisa do submundo do futebol.

Saída de Arrascaeta pode lançar moda?

Questionado se pensava que a saída de Arrascaeta poderia abrir um precedente e outros jogadores se utilizarem do mesmo expediente (negociar com outro clube, faltar a treinos e forçar a saída), Itair disse que pensou nessa possibilidade antes de aceitar negociar o meia. No entanto, ele acredita que se tratou um caso raro no futebol brasileiro, na medida em que o valor a ser recebido pelos 50% seria muito bom para a Raposa. O clube mineiro vai ficar com cerca de R$ 47 milhões.

– Eu pensei nessa sua pergunta antes de aceitar. Se aceito, pode abrir a porteira? Mas aí eu pensei: não é qualquer jogador que vale 13 milhões de euros por 50%. Então, o jogador para fazer isso tem que pensar: alguém vai pagar esse valor por mim? Eu acredito que são casos raros. Foi o caso do empresário do Arrascaeta, amparado pelo Flamengo. Acho que clube nenhum no Brasil faria isso. O Flamengo fez porque ficou um ano sem ganhar títulos importantes, nem sei se ganhou um menos expressivo, acho que não. E essa diretoria está com sede de ganhar títulos.

"Mas você não ganha título passando por cima de outros clubes. Acaba que, com o dinheiro que ele poderia contratar em termos de conjunto, três ou quatro bons jogadores para fortalecer o grupo, ele gastou num só. Eu acho que nós desfalcamos o Flamengo. O Flamengo pode estar achando que ganhou o negócio, não ganhou. O Cruzeiro desfalcou os R$ 100 milhões do Flamengo e reforçou o Cruzeiro".

Cruzeiro é caloteiro?

O Cruzeiro ganhou recentemente, entre torcedores rivais, fama de caloteiro pelas divídas e ações existentes contra o clube. Questionado sobre o tema, Itair Machado defende o clube e, de bate-pronto, ataca aqueles que fazem esse tipo de comentário.

– Na verdade, não é calote. O Cruzeiro está atrasado com os pagamentos. E esses pagamentos estão em dia na Fifa. A Fifa ainda não julgou a última instância e ainda não falou que tem que pagar. Quando isso acontecer, o Cruzeiro vai pagar. A partir daí, o Cruzeiro ainda tem os recursos dele, que inclusive podem cair juros, (valores de) multa… Este ano, nós abatemos mais de R$ 100 milhões na dívida. Quem vai determinar qual dívida o Cruzeiro vai pagar primeiro é o Cruzeiro, não esses flamenguistas. Então, o Cruzeiro não é caloteiro.

Ao lado de Henrique, Itair segura a taça da Copa do Brasil de 2018 — Foto: Marcos Ribolli

Se sobra para a mídia nacional, parte da imprensa local também é citada por Itair Machado, que vê a mídia mineira dominada por torcedores do Atlético-MG.

– Nós temos um problema grave que, aqui em Minas, a maioria da imprensa é atleticana, uns 80%. Nosso rival comprou o atacante Chará, e o Cruzeiro estava tentando um jogador daquela equipe (Junior Barranquilla), e o cara comentou que vendeu o Chará e não recebeu. Só que ninguém fala. Eles (imprensa mineira) falam do Cruzeiro. Por quê? Porque o Cruzeiro dá mídia. Essa questão de caloteiro são os adversários enrustidos atrás de microfone que ficam usando essa palavra. Inclusive, eu solicitei ao departamento jurídico para tomar providências. O Cruzeiro quer respeito e, se não for respeito normal, vai ser no jurídico.

Reeleição?

Itair Machado também foi perguntado sobre os seus sonhos. Ele traça uma meta de levar o Cruzeiro a conquistar mais duas Libertadores nos próximos cinco anos.

– Meu maior sonho é ganhar, em cinco anos, duas Libertadores. Eu queria, em seis (anos), três (Libertadores). Concordei agora que é difícil, ainda mais agora que vi na pele que não é só dentro de campo. Então, a gente quer, em cinco anos, fazer um grande trabalho, trabalhar muito para tentar ganhar duas Libertadores e ter o CT do Cruzeiro, junto com as duas Tocas juntos. É um grande ganho quando você tem as categorias de base e o profissional juntos. Está em negociação para ter esse espaço e, dentro de seis anos, a gente já conseguir essa obra.

Ou seja, tem a ambição de buscar uma reeleição junto de Wágner Pires de Sá?

– A gente pensa na continuidade do trabalho, sim. Mas eu penso que as pessoas do Cruzeiro são grandes. Se o Wágner perder a eleição daqui a dois anos, e eles (sucessores) virem que o projeto é bom, tenho certeza de que qualquer candidato e grande cruzeirense vai dar sequência.

Ambição e lemas

Itair Machado demonstra, principalmente, muita confiança no que diz e faz. E é movido dessa forma que ele acredita que o trabalho no Cruzeiro deu resultados em campo até aqui (campeão mineiro e da Copa do Brasil no primeiro ano com a nova diretoria) e mira mais ainda pela frente.

– Tem dois lemas que levo para mim. O não você já tem. Por isso, tento tudo, vou atrás, e acho que tudo é possível e acredito. O segundo é que o futebol só é certo quando dá certo. Se a gente não tivesse ganhado a Copa do Brasil, todo mundo iria estar falando que foi tudo errado. Então, a gente tem que ter tranquilidade, sabedoria e acreditar no que está fazendo. A gente hoje tem uma sintonia dentro do Cruzeiro, e eu acho que as coisas tendem a dar mais certo.

Seja Sócio 5 Estrelas do Cruzeiro — Foto: Divulgação/Cruzeiro

Aceitar a missão – Quero ser Sócio 5 Estrelas do Cruzeirão Cabuloso.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/quem-e-itair-machado-o-dirigente-do-cruzeiro-que-ganhou-fama-nacional-ao-peitar-o-flamengo.ghtml

Share this content: