O início do ano de 2021 foi marcado pelo flerte entre Flamengo e Rafinha. Após meses de conversa, a diretoria rubro-negra desistiu da contratação do lateral, devido ao momento financeiro do clube. Com isso, o jogador foi parar no Grêmio, a pedido de Renato Portaluppi, que foi demitido logo em seguida. Rafinha comparou este episódio a algo que aconteceu no Mais Querido.
Em entrevista após o jogo contra o La Equidad, pela Sul-Americana, Rafinha admitiu que a saída de Renato foi “uma notícia ruim” e relembrou que aconteceu algo semelhante quando chegou ao Flamengo. Isso porque, o lateral revelou ter sido contratado pelo clube carioca por um pedido de Abel Braga, que logo depois saiu para a contratação de Jorge Jesus.
— Essas situações já aconteceram comigo quando vim para o Brasil, em 2019. Foi o Abel (Braga) que tinha solicitado minha vinda (ao Flamengo). Eu cheguei, o Abel saiu, veio o Jorge Jesus. Aqui no Grêmio, a mesma coisa. Falei com o Renato, ele falou com todos do Grêmio, me contrataram e depois de alguns dias teve essa notícia ruim para todos nós. Ao mesmo tempo, mais um aprendizado para minha vida.