Após a divulgação de fotos nas redes sociais sobre o encontro do empresário Gagau Tavares com o lateral direito do Bayern de Munique, Rafinha, o jogador brasileiro deu uma entrevista ao programa Aqui com Benja, do canal Fox Sports, falando sobre sua possível vinda para o Flamengo. O atleta confirmou as negociações com o Mais Querido.
— Em caso de eu voltar para o Brasil, eu já tenho um apalavrado mesmo, uma palavra com o Flamengo, já dei minha palavra. Já faz um tempo que a gente tinha conversado e eu deixei bem claro que se eu voltar pro Brasil, claro que vou para o Flamengo porque é lá que nós já tivemos quase tudo acertado. Eu vou esperar, né. Em caso de eu voltar para Brasil, minha primeira opção é o Flamengo mesmo. O Flamengo também depositou toda confiança em mim, fizeram um grande esforço pra chegar até a mim, pra conversar, pra gente seguir.
Entretanto, Rafinha falou que vai esperar, pois recebeu três propostas de grandes clubes da Europa, mas que sua primeira opção continua sendo o Flamengo. O atleta também revelou que o episódio entre o técnico Zé Ricardo com os torcedores do Botafogo o fez repensar na sua volta para o futebol brasileiro.
— Todos os canais da Alemanha mostraram, mas eles não traduziram os xingamentos porque ninguém entende nada. Mas, depois, o apresentador falou “não vamos colocar as palavras porque são extremamente absurdas”. Eu não conheço ele, mas imagina o filho dele vendo isso. Imagina se é você saindo e sendo xingado, sua mulher, filha vendo isso. E ele não jogou, é o treinador. Mesmo que tenha mexido errado, não interessa, todo mundo pode errar. Claro que faz repensar (voltar a jogar no futebol brasileiro). No Brasil, todo mundo está sujeito a isso, eu sei. Mas isso é horrível. Você fala aqui na Alemanha que os torcedores no Brasil invadiram o centro de treinamento para dar porrada, os caras aqui dão risada.
Gagau Tavares ficou conhecido após ajudar na mudança de Gabigol para o clube Rubro-Negro. Em uma viagem à Alemanha, o empresário se encontrou com o lateral direito, o que gerou repercussão entre os torcedores do Flamengo sobre uma possível contratação de Rafinha. Em sua conta no Instagram, o empresário publicou fotos e deixou claro que a visita tinha o objetivo de tratar de um assunto sério. Em uma das publicações, Tavares escreveu que estava em uma reunião com Rafinha.

O contrato de Rafinha com o Bayern de Munique termina em junho. O lateral direito conquistou títulos como Uefa, Champions League, Supercopa da Uefa, Mundial de Interclubes e seis campeonatos alemães. O atleta também acumula passagens pela Seleção Brasileira.