Raio X do Grupo D: Flamengo terá campeões nacionais e altitude pela frente na Libertadores

Em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, na noite da última segunda-feira (17), o Flamengo soube quais serão seus adversários na primeira fase da competição. Peñarol (URU), LDU (EQU) e San José (BOL) ou Royal Pari (BOL) completam o Grupo D. A chave não foi vista como uma das mais difíceis, porém reserva percalços ao time rubro-negro, como o peso das camisas, o bom momento dos rivais dentro de seus países, e a altitude.

Peñarol

Cabeça de chave do grupo, o Peñarol não vem de boas campanhas na Libertadores. Apesar de ser pentacampeão do torneio, foi eliminado na primeira fase neste ano. Acabou indo para a Sul-Americana e foi atropelado pelo Athletico Paranaense, com um placar agregado de 6 a 1. No entanto, nacionalmente a equipe está em festa. Nesta temporada, venceu o Campeonato Uruguaio sobre o Nacional, maior rival. O grande destaque é o meia Cebolla Rodríguez, jogador que já disputou algumas Copas do Mundo pela Celeste, e teve rápida passagem pelo Grêmio.

Quanto à logística, o confronto não deve reservar grandes dificuldades ao Flamengo. Do Rio de Janeiro para Montevidéu há voos diretos diariamente. O estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, é o único a não contar com altitude entre os adversários rubro-negros. No entanto, a pouca distância das arquibancadas, em sua maioria ainda em concreto, e o apoio maciço da torcida, que pode chegar a 40 mil presentes, devem impor dificuldades ao Fla.

LDU

Apesar ter estado em baixa nos últimos anos, a LDU vem em uma crescente. Depois de oito anos, voltou a conquistar o Campeonato Equatoriano. Com isso, garantiu vaga no principal torneio das Américas após dois anos de fora. Nesta temporada, eliminou o Vasco da Sul-Americana. A equipe campeã da Libertadores em 2008, sobre o Fluminense, tem como principais jogadores o goleiro Gabbarini e o artilheiro Juan Luis Anangonó. Além disso, conta com o volante Orejuela, emprestado Flu ao time equatoriano.

Diferentemente de Montevidéu, Quito reserva grande dificuldade ao Flamengo, principalmente por conta da altitude. O estádio Casa Blanca fica a 2850 metros acima do mar, e o time da casa costuma saber usar esse fator. A pressão da torcida deve ser outro ponto de apoio da LDU. Com capacidade para 42 mil pessoas, as arquibancadas costumam estar cheias.

San José ou Royal Pari

O terceiro adversário do Flamengo na fase de grupos só será definido no próximo final de semana, com o fim do Campeonato Boliviano. Quem for o campeão, entra no Grupo D. O San José é quem está mais perto da taça, já que está a três pontos do vice-líder Royal Pari. Um empate na última rodada basta para o primeiro levantar a taça. Em caso de igualdade de pontos ao fim da competição, um jogo extra será disputado.

Caso o San José confirme o favoritismo, uma forte altitude espera o Fla. A cidade de Oruro fica a 3700 metros acima do nível do mar. Já Santa Cruz de La Sierra, onde o Royal manda seus jogos, fica no nível do mar. Neste caso, o time rubro-negro teria que torcer por uma remontada no Campeonato Boliviano para ter uma vida facilitada fora de casa.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2018/12/raio-x-do-grupo-d-flamengo-tera-campeoes-nacionais-e-altitude-pela-frente-na-libertadores/

Share this content: