Raul Mareco: “Zico: 1 = 40 milhões. A fórmula do SER Flamengo”

be1d6513-3030-43be-8692-a43f552a7367 Raul Mareco: “Zico: 1 = 40 milhões. A fórmula do SER Flamengo”

Dizem que não há fórmula que explique a adoração que é torcer para o Flamengo. De que a noção da sensação rubro-negra ecoando na alma do flamenguista sequer tem adjetivo. Chega a ser atemporal, sem precedentes. Um sentimento que, entretanto, mesmo na derrota, o torcedor estará lá, bradando a bandeira do Mais Querido.

As glórias do Flamengo, obviamente, sempre são recordadas pelo rubro-negro nas conquistas mágicas dos anos 80, como o mundial de 81. Mas, independente do elenco, mesmo quando o dissabor da derrota vem, as críticas ácidas surgem e uma raiva, que é mais amor, ocorre, a instituição chamada Clube de Regatas do Flamengo se sobrepõe a tudo e a todos.

097c25c7-edeb-4d8f-a343-3488a75b26b9 Raul Mareco: “Zico: 1 = 40 milhões. A fórmula do SER Flamengo”
Zico, o maestro do SER Flamengo

Cada um de nós carrega na alma um fragmento do que é SER Zico.

É neste exato momento que um flamenguista se torna o Zico. Aí, você se pergunta se estou perdendo o senso de lucidez. Absolutamente não! Para se amar alguém na vida, você há de convir comigo, é preciso SER, jamais ESTAR. Há uma diferença gigantesca entre ambos. O SER é eterno, o ESTAR é momentâneo. E o que o Flamengo, a instituição, causa nas almas rubro-negras enamoradas é exata e essencialmente isso.

Portanto, SER Flamengo vai além da compreensão simplista, é ter a percepção surreal e transcendental de que o coração rubro-negro pulsa o passado, o presente e o futuro. É SER Zico, também Nunes, Adílio, Dida (ídolo de Zico), Leônidas da Silva, Júlio César, Petkovic, entre tantos outros. É SER Arrascaeta, Cuéllar, Gabriel Barbosa, exemplificando o atual elenco.

Que emoção no coração! Sejamos sempre!

SER Flamengo é MUITO MAIOR do que um jogo simples, uma goleada histórica, um campeonato. SER Flamengo é SENTIR, mas não um sentir passageiro, por vezes, através de jogadores medíocres que não merecem que estejamos ao dispor para torcer por estes, ou que sejam do Flamengo, ou diretorias que deixam a desejar visando apenas a politicagem.

SER Flamengo é levar as maiores conquistas do Time do Povo até morrer, como enfatiza o nosso hino. SER flamenguista, como bem supracitado no texto, é sim como se fôssemos Zico. Na veia, literalmente. É torcer sem ter receio de críticas, é amar e ser odiado, pois temos o Anti-Flamengo Futebol Clube.

310cd753-d9e9-4652-b34e-5e2befd8244b Raul Mareco: “Zico: 1 = 40 milhões. A fórmula do SER Flamengo”

Já é consagrado em nossos destinos: seja a situação que for, enquanto houver oxigênio para respirar, que seja preto e vermelho, porque SER Flamengo até morrer, portanto, nós seremos.

Nelson Rodrigues, reconhecido mundialmente por seus textos jornalísticos e como dramaturgo, como é sabido, era torcedor fanático do Fluminense. Porém, sensato e sagaz que era, vez ou outra homenageava o Flamengo devido às atuações de Zico e companhia. Tanto é que vestiu o Manto e posou para uma foto com o Galinho de Quintino.

cc991836-4f41-46bb-b24b-6dc1e66d0a77 Raul Mareco: “Zico: 1 = 40 milhões. A fórmula do SER Flamengo”

“(…) Para o Flamengo, a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte: – quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas tremem, então, intimidados, acovardados, batidos.

Há de chegar o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável”.

Trecho do texto “O Milagre da Camisa”, do imortal Nelson Rodrigues, jornalista, dramaturgo e honorável torcedor do Fluminense, mas que jamais se eximiu a homenagear o Flamengo.

Que o todo rubro-negro sempre esteja contigo e que Scyra sempre nos proteja de mares revoltos!

Raul Cláudio Martins Mareco é graduado em Comunicação há 14 anos e especialista em Comunicação politico-institucional e produção cultural. Trabalha no mesmo período em campanhas eleitorais e mandatos legislativos, executivos e órgãos públicos. Futuro Mestre, é adepto do Jornalismo Gonzo e é ghost writer. Colunista de futebol e conemaUm amazônida rubro-negro que bebe palavras e se embriaga no surreal da escrita. Fã dos Lakers. Inspiração para escrever? Cerveja pura, rock n’ roll, jazz e blues. LinkedIn: Raul Mareco Instagram: raulmareco Twitter: RaulMareco.

Fonte: https://colunadofla.com/2019/08/raul-mareco-zico-1-40-milhoes-a-formula-do-ser-flamengo/

Share this content: