Redação recorda 10 anos do título brasileiro do Flamengo: "O título do improviso"

Em 2009, o Flamengo conquistou o título brasileiro após vitória sobre o Grêmio — Foto: FABIO MOTTA; Ag. Estado

Hoje é 6 de dezembro. E o "Redação SporTV", que adora uma efeméride, recordou no programa desta sexta-feira os 10 anos do título do Campeonato Brasileiro do Flamengo no Maracanã. Uma década atrás, o Rubro-Negro comandado por Andrade vencia o Grêmio por 2 a 1 em casa pela última rodada e abocanhava a taça. Gabriela Moreira pegou emprestado a manchete da coluna de Carlos Eduardo Mansur para definir aquela conquista como "o título do improviso".

– O que marca as diferenças 10 anos depois é que o Flamengo agora é campeão de uma forma completamente diferente. Aquele foi o título do improviso, de um campeonato disputadíssimo. Mas o Flamengo não se planejou para ser hexacampeão, foi meio que no acaso, com heróis improváveis. E agora a gente tem um Flamengo que se reergueu. Talvez ali se comece a perceber que, para bater campeão, precisava mais do que apenas improviso – comenta ela.

+ Uma década depois, personagens contam causos do Flamengo de 2009

Gilmar Ferreira, convidado do programa, acredita que, na verdade, a chave do Flamengo virou um pouco depois. Em 2012.

– A data da virada do Flamengo são os últimos seis meses de 2012, quando esses integrantes da Chapa Azul, que é a atual gestão, se debruçaram sobre as práticas ensinadas pelo Ferran Soriano e decidiram estudar e começar a desenhar a implementação de um novo modelo estrutural. O Flamengo hoje, se você fizer uma compilação do que foi feito de 2013 para cá, você chega à conclusão que esses empresários brasileiros que assumiram o Flamengo pegaram os ensinamentos do Ferran e aplicaram no Flamengo, que era uma potência – afirmou ele.

Assista ao debate completo:

Redação relembra os 10 anos do título do Flamengo no Brasileirão

Fonte: https://globoesporte.globo.com/sportv/programas/redacao-sportv/noticia/redacao-recorda-10-anos-do-hexacampeonato-do-flamengo-o-titulo-do-improviso.ghtml

Share this content: