Rei dos clássicos, Bruno Henrique, do Flamengo, é o jogador mais decisivo do Brasil em 2019

Rei dos clássicos, Bruno Henrique, do Flamengo, é o jogador mais decisivo do Brasil em 2019

Os números não mentem! Bruno Henrique é o jogador mais decisivo do Campeonato Brasileiro de 2019

Cartada certeira do Flamengo nesta temporada, Bruno Henrique é um dos destaques do estrelado elenco rubro-negro. Uma particularidade notável do atleta é seu poder de decisão no time, principalmente em jogos de maior importância no ano. Mas não é só nestas partidas que o camisa 27 aparece. Ele é um dos principais responsáveis por abrir o caminho da vitória ou igualar o placar da partida quando a equipe carioca mais precisa dele.

A partir de uma análise do Espião Estatístico* de todos os gols marcados pelos 20 times da Série A em 2019, Bruno Henrique sobra como jogador mais decisivo desta temporada. Ele é quem mais resolve no momento de aperto. Ou seja, marca um gol ou dá assistência quando o time está perdendo por um gol de diferença ou empatando.

No total, Bruno Henrique participou de 23 lances decisivos no ano. Foram 17 gols marcados e outras seis assistências nestas condições. Quem mais se aproxima da marca de BH é Gilberto, do Bahia. O atacante do Tricolor acumula 21 lances decisivos na temporada. Outro atleta do Flamengo na seleta lista é Gabigol, atleta com mais gols nesta temporada (33). Destes, 17 foram quando o time empatava ou perdia por um gol de diferença. No total, Gabriel Barbosa soma 19 lances decisivos em 2019. Veja o Top-10:

Jogadores mais decisivos do futebol brasileiro em 2019

Time Jogador Gols decisivos Assistências decisivas Lances decisivos
Flamengo Bruno Henrique 17 6 23
Bahia Gilberto 17 4 21
Flamengo Gabriel 17 2 19
Chapecoense Everaldo 13 4 17
Cruzeiro Fred 13 4 17
Fluminense Yony González 9 7 16
Palmeiras Dudu 7 8 15
Goiás Michael 10 4 14
Corinthians Vagner Love 10 3 13
Flamengo Arrascaeta 7 6 13
Santos Carlos Sánchez 8 5 13

Velocista nato, Bruno Henrique tem na velocidade uma de suas armas para sobrar em campo. Pelo Flamengo, seu recorde pessoal é 36,5 km/h. Além disso, o jogador é uma importante peça para o jogo aéreo rubro-negro. Ele alcança 70 cm de impulsão e passa dos 2,5 metros quando sobe para cabecear. O camisa 27 é quem mais marcou de cabeça no Rubro-Negro em 2019: foram seis gols assim.

No ano, Bruno Henrique já soma 23 gols e 13 assistências. Ele participa diretamente de um gol do Flamengo a cada 110 minutos em campo. Além disso, vale destacar que o jogador concentra seus gols no lado esquerdo do campo. Dos 23 gols, 15 foram neste setor do gramado (65%). Outros sete foram pelo lado direito e apenas um da região central.

Rei dos clássicos

Desde a estreia com a camisa rubro-negra, Bruno Henrique demonstrou apetite em clássico. Em seu primeiro jogo, diante do Botafogo, o atacante mostrou seu cartão de visitas com dois gols. Com 10 clássicos disputados, o atacante marcou oito vezes. Graças ao seu desempenho nestes confrontos, BH é o jogador com mais gols entre os principais clássicos do país.

Bruno Henrique comemora gol em cima do Fluminense — Foto: André Durão

Flamengo x Fluminense: veja como assistir, escalações, desfalques e arbitragem

Os rivais cariocas, inclusive, estão entre as principais vítimas do atacante rubro-negro. Athletico-PR, Botafogo, Internacional e Vasco levaram três gols cada do camisa 27 neste ano. Próximo adversário do atleta, o Fluminense sofreu dois gols de Bruno Henrique. Neste domingo, o jogador tem a chance de ampliar o repertório de gols em rivais cariocas. O Flamengo encara o Fluminense no Maracanã, às 18h.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Vitória Azevedo



Canal no Telegram: Clique aqui e faça parte do nosso canal para receber todas as notícias em primeira mão.